Você realiza o atendimento preferencial na sua clínica odontológica?

Como executar o atendimento preferencial na sua clínica
O atendimento preferencial é um dos fatores fundamentais para um atendimento de excelência.

O atendimento preferencial é um dos fatores fundamentais para um atendimento de excelência.  Por isso, o cirurgião-dentista deve ter atenção ao funcionamento desta prestação de serviço.

O que é Atendimento Preferencial?

O atendimento preferencial consiste na prioridade concedida a um determinado perfil no momento da consulta, onde a pessoa terá o direito à redução no tempo de espera em relação aquelas que apresentarem uma condição melhor, não só pela idade, mas também pelo estado de saúde.     

Conforme a lei 10.048/2000, as pessoas para qual o atendimento é obrigatório são:

– Gestantes e lactantes;

 – Pessoas com idade equivalente ou acima de 60 anos;

– Mães com crianças no colo;

– Crianças com até cinco anos;

– Pessoas com deficiência;

– Obesos;

As pessoas com deficiência visual, auditiva, mental ou física precisam de atendimento prioritário, em alguns casos, de adaptação técnica de espaços ou locomoção.

Portanto, cabe ressaltar que o atendimento preferencial só ocorre em casos de urgências e emergências. Caso o paciente seja prejudicado, ele poderá recorrer à operadora do plano de saúde associado, a Agência Nacional de Saúde (ANS) ou procurar o PROCON.

Como implantar o atendimento preferencial no consultório médico

O atendimento preferencial é necessário para proporcionar mais conforto e praticidade no momento da consulta, por isso, ao implantá-lo no seu consultório ou clínica odontológica, considere alguns critérios como prioridade.

É importante que todos na clínica estejam cientes dos direitos de receber atendimento preferencial, por conta disso, um treinamento pode auxiliar, evitando constrangimentos no momento da consulta.    

 Procure não agendar consultas próximas, marque em horários definidos, de modo que o paciente seja atendido no momento combinado. Outro ponto importante é a atenção ao tempo de espera no consultório com o total controle da agenda.

Com esse monitoramento a recepcionista tem a liberdade para conversar com os pacientes, assim, estabelecendo uma escala de prioridades no momento do atendimento preferencial.  Se possível procure reservar um espaço físico de fácil acesso, contudo não descuide do atendimento por ordem de chegada. 

Aos cirurgiões-dentistas que administram a clínica é importante equilibrar o sistema de atendimento tentando alcançar um tempo razoável que não faça que os pacientes enfrentem uma longa espera. Pois, isso pode acarretar um descontentamento refletindo diretamente na imagem do consultório.   

A tecnologia pode se tornar uma aliada para reduzir o tempo de espera do atendimento. Isso é possível através de softwares que promovem a informatização de processos, que podem agilizar a recepção do paciente e integrar o prontuário ao sistema do consultório odontológico.  Além de melhorar, reduz as funções burocráticas, possibilitando adiantar as consultas e procedimentos.    

Atenção a prática ilegal no atendimento preferencial

É importante observar as regras de atendimento preferencial, assim preserva os interesses do paciente. Um dos exemplos mais comum acontece quando o paciente tenta marcar uma consulta através de um plano de saúde, mas muitos escutam que só existe horário disponível na agenda para dias distantes. 

Porém, oferece uma consulta de forma particular, cobrando um valor, assim torna o atendimento em preferencial.  Mesmo sendo habitual, essa prática é ilegal. 

Qualquer diferenciação entre clientes de planos de saúde e outros pacientes, é proibido pela ANS, órgão que regula o mercado de saúde suplementar.

 Pois, é abusivo e fere os direitos e o princípio constitucional da igualdade dos cidadãos e direito à saúde para todos. Pois, não existe atendimento preferencial para consultas particulares.     

Enfim, o atendimento preferencial é importante para proporcionar comodidade à paciente em situações especiais. Se você deseja fidelizar os pacientes a sua clínica, é importante analisar o modelo de atendimento preferencial, aperfeiçoando regras, não apenas em cumprimento da lei, como também preservar os interesses dos pacientes.  

Quer saber mais informações sobre administração e gerenciamento de clínicas e consultórios odontológicos? Acesse o blog do Prontuário Verde.

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