Sustentabilidade: Como a sua clínica pode colaborar com o Meio Ambiente

Sustentabilidade: Como a sua clínica pode colaborar com o Meio Ambiente
O blog Prontuário Verde, listou algumas ações que podem ser implantadas para a sua clínica se tornar sustentável.

Vivemos em um momento onde existe grande preocupação com o meio ambiente. Pois, a incessante destruição do habitat e a poluição das grandes áreas, exercem uma influência na sobrevivência de diversas espécies.   

Por isso, cada vez mais a população, as instituições, se mobilizam adotando medidas com responsabilidade socioambiental.  Portanto, existem práticas que podem ajudar na preservação do meio ambiente.  

O blog Prontuário Verde, listou algumas ações para a sua clínica se tornar sustentável.

Cuidar o ambiente de trabalho 

Para o profissional de saúde que gerencia uma clínica ou consultório, pensar em um ambiente sustentável pode gerar economia e otimizar a sua rotina. Por isso, invista na estrutura do consultório.  

Por exemplo, procure deixar locais como a recepção voltada para a face norte e leste. Pois, isso ajuda a ter uma iluminação natural. Também decore o ambiente com cores mais claras, isso ajuda na iluminação natural no local.    

Além disso, é importante que a equipe de trabalho esteja alinhada nos processos, mantendo um padrão em todas as atividades exercidas pela clínica. Dessa forma, promover trocas de informações e dicas de aprimoramento sobre como aderir práticas sustentáveis.    

Saiba Mais: Coworking: Uma alternativa para os profissionais de saúde  

Faça o descarte correto de resíduos 

Independentemente da prestação de serviço, a maioria dos estabelecimentos de saúde produzem diariamente um excesso de lixo clínico. Dessa maneira, alguns cuidados de descarte de resíduos são fundamentais para garantir a segurança e a qualidade na assistência aos pacientes. 

Para isso acontecer, siga o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Pois, consiste em um conjunto de procedimentos de gestão que visa o gerenciamento dos resíduos produzidos no estabelecimento.  

Esses processos devem ser planejados a partir das bases científicas e técnicas, normativas e legais, obedecendo às legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA) e  Conselho Nacional do Meio Ambiente(CONAMA)  

Além disso, atente-se ao lixo produzido na clínica. Pois, tenha cuidado ao implantar uma gestão eficiente de resíduos gerados diariamente, reservando espaço para separar o lixo orgânico.

Priorize a coleta seletiva e lembre-se que é importante separar e destinar o material reciclável a um posto de coleta mais próximo.

Procure poupar energia   

Destacamos no início do texto que deixar locais voltada para uma determinada região, ajuda a clínica a ter uma iluminação natural. Portanto, ajuda a reduzir o consumo de energia.

Por isso, procure usar lâmpadas fluorescentes e de led, verifique se a clínica possui tomadas suficientes, eliminando assim, a possibilidade de utilizar extensões que consomem maior energia.   

Além disso, desligar os aparelhos que não estão sendo usados e apagar as luzes das salas vazias, também ajudam na economia de energia.

Digitalize documentos e informações da sua clínica  

A economia de papel é essencial para uma clínica ou consultório. E uma boa opção para organizar e também cuidar do meio ambiente é a adoção da tecnologia através do software de gestão digital.    

Com o sistema digital, é possível digitalizar documentos, além de exames, fotografias digitais, tomografias, anexar encaminhamentos entre outras ações. Além disso, é viável a integração da agenda eletrônica do paciente, tornando um canal direto de comunicação através do WhatsApp.     

Pois, ao utilizar uma ferramenta digital a clínica ou consultório garante backups de seus dados de forma automática, dando mais segurança ao seu empreendimento. O profissional de saúde pode acessar a sua agenda a qualquer hora e local.    

Portanto, como a produção de papel pode afetar o meio ambiente, ao adotar a tecnologia, a clínica está colaborando com a sustentabilidade.      

Saiba Mais: Os benefícios do Prontuário digital  

Quais os benefícios em colaborar com o meio ambiente 

Se você acredita que implantar ações de sustentabilidade na sua clínica é algo desnecessário. Pois, saiba que práticas sustentáveis podem oferecer benefícios para o meio ambiente e também para o seu local de trabalho.   

Ao contribuir com o meio ambiente você evita gastos desnecessários, como a redução na aquisição de papéis e materiais descartáveis, contas de infraestrutura do local, por exemplo, água e energia elétrica.  

Além disso, é uma maneira de marcar um posicionamento da sua clínica, mostrando que está engajado nas questões sociais e na proteção do meio ambiente. Portanto, uma gestão sustentável também pode ser usada para atrair e fidelizar pacientes para a clínica.  

Pois, existe uma atenção especial a esse tema, por isso, pode ser um diferencial para o seu negócio. Portanto garante um cliente fiel que considera uma clínica sustentável como a primeira opção quando necessitar de um serviço de saúde.  

Saiba Mais: Público alvo da sua clínica: saiba como identificá-lo! 

Então! A sua clínica adota práticas sustentáveis? Conte para nós e não deixe de acompanhar nosso a artigos sobre gerenciamento de clínicas e consultórios.