Meio Ambiente: A sustentabilidade na sua clínica ou consultório odontológico

Meio Ambiente: A sustentabilidade na sua clínica ou consultório odontológico
O Prontuário Verde, software odontológico comprometido a assegurar o futuro do planeta,através da sustentabilidade

Tornar-se verde e colaborar com o meio ambiente, na odontologia não é apenas uma tendência ou moda passageira, pois as clínicas podem ajudar com métodos sustentáveis que tornam o planeta mais habitável para as futuras gerações. 

Por isso, na semana mundial do Meio Ambiente, que tal dar um passo importante  para desenvolver essas mudanças sustentáveis na rotina da sua clínica ou consultório odontológico?  
O Prontuário Verde, software odontológico comprometido a assegurar o futuro do planeta,através da sustentabilidade vai ajudar com algumas dicas, confira.

O Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 05 de junho é promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e acontece anualmente desde 1973. O evento tornou-se, a   maior plataforma global de alcance ambiental, com a participação de milhões de pessoas com o intuito de proteger o planeta.  

Para a preservação do Meio Ambiente faça o descarte correto de resíduos

Um dos maiores desafios para a preservação do meio ambiente é a separação de resíduos. Pois, conforme o Panorama dos Resíduos Sólidos de 2021, pesquisa feita pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no Brasil existe 82, 4 milhões de toneladas de resíduos sólidos,com 46 milhões tratados de forma adequada.   

Por isso, é importante que os gestores de clínicas ou consultórios odontológicos estejam atentos ao descarte correto e faça disso uma rotina no local de trabalho. Esse processo é feito conforme as legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). São regras para a conduta dos diferentes agentes, referente à geração e ao manejo dos resíduos de serviços de saúde.  

Fique atento ao consumo de energia e radiografias

Outra forma de colaborar com o meio ambiente é o controle do uso de energia. Por isso, é interessante que a clínica esteja iluminada com lâmpadas fluorescentes e de Led, que geralmente são 70% mais eficientes e econômicas. 

Além disso, fazer troca para esse tipo de luz significa uma visão melhor para os profissionais de saúde e permanecem fora do alcance dos pacientes. Também é importante fazer a transição para a radiografia digital. 

Pois, isso permite a dispensa o uso de filmes e produtos químicos que prejudicam o meio ambiente. Assim, além de ser mais ecológico, também otimiza o tempo com a produção de imagens que são vistas de forma instantânea.

Saiba mais: Do papel ao online: Saiba como funciona a receita médica digital

A sua clínica odontológica sem papel

A redução do uso do papel na clínica odontológica pode causar um impacto no desperdício, nos custos financeiros e também no meio ambiente.
A redução do uso do papel na clínica odontológica pode causar um impacto no desperdício, nos custos financeiros e também no meio ambiente.

A redução do uso do papel na clínica odontológica pode causar um impacto no desperdício, nos custos financeiros e também no meio ambiente. Pois softwares odontológicos digitais eliminam a necessidade de registros de papel, ou seja, conservam os dados dos pacientes e também do consultório.  

Muitos sistemas permitem que a gerência do seu negócio seja feita de forma digital. Isso acontece desde os históricos do paciente, planejamento de tratamento, cobranças, enfim, todo o processo da clínica sem a exigência do papel.    

Portanto, papéis são coisas do passado. Visto que, as informações armazenadas de forma digital são mais seguras, tem fácil acesso, ocupa menos espaço e otimiza a rotina da clínica ou consultório odontológico.  

O Prontuário Verde ajuda o meio ambiente

Ao colaborar com o meio ambiente você evita gastos desnecessários, reduz a utilização de papéis e materiais descartáveis, água e energia. Além disso, é uma forma de marcar um posicionamento da sua clínica nas questões sociais.  

O Prontuário Verde pode ser o seu parceiro e ajudar o seu consultório a ter uma gestão sustentável. Pois, nossa principal proposta é reduzir o  uso do papel, com compromisso com o seu trabalho e com a natureza.  

Saiba mais: Está na hora de digitalizar os papéis da sua clínica para um software odontológico

Com o Prontuário Verde você e toda a sua equipe terá um sistema completo e simples que facilita a implantação e a utilização das funcionalidades diárias de forma rápida e segura. Ou seja, como software é possível acessar a sua agenda, agendar pacientes em qualquer local, seja no computador, tablet ou celular.    

Pode registrar alertas de retornos a consultas com períodos estabelecidos, assim não deixa o seu paciente esquecer a relação com a clínica. Também oferece um novo jeito de fazer orçamentos, administrar as finanças e cobrar o seu paciente sem preocupações.  

Tudo isso e muito mais cuidando do meio ambiente. Então confira todas as funcionalidades do Prontuário Verde e não perca nenhuma chance de ter a melhor gestão para a sua clínica ou consultório. 

Conheça o Prontuário Verde. Faça o teste de 7 dias. Siga nossas redes sociais. facebook e Instagram.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *