Como melhorar a rentabilidade DA SUA CLÍNICA OU CONSULTÓRIO

  • por
Rentabilidade na sua clínica ou consultório
Manter o cuidado nos atendimentos e um bom relacionamento com os pacientes são elementos importantes para auxiliá-lo numa melhor rentabilidade financeira do seu negócio

O mundo corre contra o tempo para encontrar uma vacina contra o novo coronavírus, mas quem administra seu próprio negócio precisa estar atento à rentabilidade da sua clínica ou consultório. Uma série de fatores servem de parâmetro para definir valores dos atendimentos e consultas. Entretanto, há dicas para imunizar seu negócio de eventuais problemas financeiros.

O blog do Prontuário Verde – o software de gestão mais completo do Brasil – separou sugestões de grande utilidade para melhorar a forma de gerenciar seus negócios. Por conta disso, dê uma olhada nas três vacinas abaixo:

1- Diminuir valores nem sempre resolve

A estratégia é perigosa e nem sempre traz resultados para sua clínica ou consultório. Ou seja, o valor pago, especialmente nos atendimentos particulares, está atrelado à confiança no profissional de saúde seja ele médico, dentista, fisioterapeuta entre outros. Logo, “baixar o preço” pode gerar mais problemas do que soluções.

Você não pode fazer isso sem pensar. Os cálculos para definir quanto custa a hora trabalhada e os procedimentos devem ser feitos tendo como base investimentos, gastos, despesas fixas e outros fatores. Em um curto espaço de tempo, a medida pode trazer um incremento da demanda e, assim, mais dinheiro em caixa. Por outro, isso pode não ser sustentável a médio e longo prazo.

2 – Não descuidar do atendimento

Outro erro comum cometido por profissionais de saúde que começam o próprio negócio, quando a demanda cresce, é descuidar a qualidade do atendimento. Pois, você até pode considerar este exemplo equivocado ou besta. Portanto não existe coisa mais triste para qualquer pessoa do que “contratar” um serviço, independente da área, e não receber a atenção devida. Aliás, esta é uma das dicas para imunizar seu negócio desse tipo de contratempo.

Tenha sempre em mente: a parte psicológica é importantíssima. Com agenda lotada, você poderá esquecer de desejar um bom dia, terá que concluir os procedimentos mais rápido e, também, terá menos tempo para se dedicar a ouvir os relatos do paciente.

Algumas áreas da saúde, são de grande concorrência, mas se você descuidar do relacionamento com o cliente uma só vez, o risco de perdê-lo para sempre é alto. Caso isso ocorra, ele não vai por os pés na clínica ou consultório nunca mais. Além disso, precisamos alertá-lo que há algo pior: esta pessoa poderá espalhar essa experiência ruim a outros potenciais clientes. E isso é péssimo.

3 – Controle bem seu estoque

Quanto o seu consultório ou clínica gasta por mês com materiais e demais itens para atender pacientes? Sabe na ponta da língua? Se a resposta for sim, parabéns! Afinal de contas, demonstra organização. Se for negativa, bom… Não temos outra alternativa: é hora de arregaçar as mangas e trabalhar para mudar esse quadro.

Saber quanto precisa investir para aquisição desses itens, mas antes de tudo manter um rigoroso controle de estoque, é básico para administrar uma clínica ou consultório. Não há como pensar em rentabilidade sem esse cuidado.

DICA: As vezes pode ser difícil cuidar de todos estes detalhes sozinho. Pense no uso de planilhas ou ainda em contratar um software para ajudar na gestão de sua clínica ou consultório. Este investimento poderá acelerar o processo de organização do seu negócio.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *