A importância do Atendimento Humanizado

O atendimento humanizado consiste nas práticas e recursos voltados para a integração entre o profissional e o paciente.

Um dos fatores de sucesso de uma clínica e consultório é a aproximação com o paciente. Como deve ser feito essa aproximação? Pode ser através do atendimento humanizado.

O atendimento humanizado consiste nas práticas e recursos voltados para a integração entre o profissional e o paciente. Para entender melhor a importância desta ação, basta considerar que o paciente ao procurar um consultório, busca, além da solução do problema, o alívio e o conforto pessoal.

Um ambiente acolhedor

Uma forma de aplicar o atendimento humanizado é tornar o seu local de trabalho um ambiente mais acolhedor, valorizando a comodidade do paciente. Por exemplo, invista em cores alegres, uma recepção com cadeiras, poltronas, TV, wi-fi e ar-condicionado. Pois, quando o paciente se sente acolhido a imagem da clínica irá fazer que indique os serviços para outras pessoas.

Além disso, expresse o prazer em atender o paciente, demonstre atenção a necessidade dele. Mostre-se disposto para o atendimento, ou seja, explique o funcionamento da clínica e o tempo de espera e valores da consulta.

Profissionais qualificados

Um dos fatores determinantes para um atendimento é o relacionamento entre os profissionais da clínica, que vai desde a recepcionista até os especialistas.

Portanto, para manter o entrosamento da equipe e a qualidade no atendimento, o gestor deve investir na capacitação dos colaboradores, é importante que todos sejam ouvidos para entender o que pode ser ajustado, assim a rotina no consultório será mais agradável e eficiente.

Use a tecnologia

A agilidade no atendimento ao paciente, ajuda os profissionais a ganhar tempo. Pois, existem sistemas que automatizam uma série de tarefas que auxilia o profissional de saúde a ganhar tempo e cuidar do bem-estar do paciente.

Uma ferramenta que pode ajudar nesse processo é o software de gerenciamento digital. Um sistema que disponibiliza uma agenda eletrônica, controle de fluxo, armazena o histórico do paciente de forma digital e segura, sendo acessado somente pelo profissional de saúde.

Além disso, gravadores de chamadas, atendimento via chat são outras ferramentas que podem contribuir para a agilidade do serviço.

Lembrando que um atendimento humanizado é o resultado de ações que envolve a participação dos gestores e colaboradores focados em ajudar o paciente.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *