Saiba como destacar sua clínica na Acreditação ONA

 Saiba como destacar sua clínica na Acreditação ONA
A Acreditação ONA é um método de avaliação e certificação que procura promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde.

Conquistar a excelência na prestação de serviços de saúde é a meta de toda a clínica. Por isso, a acreditação é fundamental para alcançar esse objetivo, pois, pode dar maior credibilidade e atesta que o trabalho está sendo realizado com qualidade. E uma das metodologias de aprovação de prestação de serviços de saúde é a Acreditação ONA.  

O blog Prontuário Verde, esclarece a importância e quais são os critérios para definir a excelência na sua clínica.  

Boa leitura!     

O que é Acreditação ONA 

A Acreditação ONA é um método de avaliação e certificação que procura promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde. Ou seja, é um conjunto de regras e procedimentos criados pelo Ministério da Saúde e outras organizações, não obrigatório que serve para incentivar a melhoria contínua nas clínicas ou consultórios.     

Desde 1999, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento dos padrões de saúde no Brasil, trabalhando assim, para que as instituições adotem práticas de administração e assistências que levam a excelência ao cuidado com o paciente. 

 Para a entidade ser acreditada é preciso comprovadamente atender as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e também o Manual Brasileiro de Acreditação. Pois, essas avaliações são realizadas pelas Instituições Acreditadoras vinculadas à ONA, cada análise pode resultar nos três níveis de acreditação.   

Além disso, para participar do processo de acreditação, a clínica deve estar legalmente constituída há pelo menos 01 ano, possuir alvará de funcionamento, ter licença sanitária e pertinentes à natureza da atividade e conter registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização.     

NÍVEIS DE ACREDITAÇÃO

Como destacamos a ONA possui uma metodologia as certificações em três diferentes níveis, pois, permite analisar a melhoria contínua no gerenciamento e nos processos das clínicas ou consultórios. 

Esses níveis são: Acreditado, Pleno e Excelência.  

1. ACREDITADO 

Esta condição acontece quando a clínica cumpre, no mínimo 70% dos padrões de qualidade da acreditação ONA. Para isso, analisam tanto as áreas estruturais quanto assistenciais do empreendimento. Esta acreditação após aprovação tem a validade de dois anos.  

Mas para obter essa acreditação é necessário atender alguns requisitos como: estabelecer uma identidade organizacional e lançar para a equipe. Também implantar o planejamento estratégico, considerando a necessidade de novos negócios, das partes interessadas e a avaliação dos pacientes.  

Instituir um modelo assistencial que analise o perfil epidemiológico e as exigências do público atendido. Atender às diretrizes legais para exercício das atividades e definir e seguir os protocolos assistenciais. Além disso, garantir a competência de recursos humanos, de equipamentos, de insumos e de infraestrutura para a execução das atividades de atendimento. 

2. ACREDITADO PLENO 

Para alcançar este nível a clínica terá que cumprir, no mínimo, 80% dos padrões de qualidade e segurança, e 70% dos padrões de gestão integrada, com processos ocorrendo de forma clara e plena comunicação entre as atividades. Esse certificado tem a validade de dois anos e para atingir a acreditação plena, é preciso atender alguns quesitos que são:  

  • O gerenciamento de recursos humanos, equipamentos, materiais e medicamentos para atendimento às solicitações emergenciais;
  • Acompanhar e administrar os riscos organizacionais, apoiando as ações para a melhoria contínua;
  • Determinar diretrizes para a gestão da tecnologia conforme as necessidades dos serviços;
  • Organizar processos estratégicos da organização;
  • Gerenciar os resultados dos processos de suas relações, de acordo com os métodos definidos;
  • Observar indicadores de resultados dos processos;
  • Definir mecanismos para acompanhamento do planejamento estratégico;
  • Conferir o planejamento estratégico levando em conta o cenário interno e externo, assim como a legislação vigente;
  • Empregar informações gerenciais para tomada de decisão e atualização das estratégias.

3. ACREDITADO COM EXCELÊNCIA 

O objetivo deste nível é alcançar a excelência em gestão. Pois, a clínica precisa demonstrar uma cultura organizacional de melhoria e maturidade institucional. Neste sentido é importante que existam indicativos do uso da tecnologia da informação em benefício da segurança, organização e gerenciamento de qualidade.     

Para que isso seja possível é necessário cumprir, no mínimo 90% dos critérios de padrão de qualidade e de segurança. Além disso, deve chegar no mínimo a 80% dos padrões de gestão integrada e 70% ou mais de excelência em gerenciamento.  Essa certificação vale por três anos.    

 Além disso, a padronização deste nível deve contemplar todo o fluxo de trabalho da clínica, assim com a administração total de indicadores de desempenho e avaliação regular de tarefas e resultados alcançados.     

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ONA? 

Pois, como já vimos, consiste em uma das estratégias para verificar a qualidade das clínicas ou consultórios. Então obter a acreditação ONA vai muito além de certificado e oferece muitos benefícios, tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. Entre esses proveitos podemos destacar:

  • A melhoria contínua em processos e atividades;
  • Redução do retrabalho e, dessa maneira a diminuição dos custos;
  • Integração de setores e processos, já que as áreas trabalhem em conjunto e busca do mesmo objetivo;
  • O alcance da certificação pode ser utilizado em estratégias de marketing, pois promove a clínica junto ao público;
  • Além de identificação de pontos fracos e positivos, além de um diferencial competitivo;
  • Satisfação dos clientes.

CONCLUSÃO 

Todo o administrador e profissional de saúde busca a excelência na gestão da clínica e no atendimento ao paciente. Por isso, os processos de certificação são fundamentais para análise do planejamento e da execução das estratégias de desenvolvimento do negócio.  

E para que cada vez mais sua clínica consiga ter sucesso, é importante contar com o uso da tecnologia, através da aquisição de um software digital. Ao contar com um software digital, que auxilia na gestão da sua clínica, você consegue obter uma excelente gestão, mais tempo para dedicar-se ao paciente.  

Saiba mais: Os benefícios do Prontuário Digital. 

Gostou do Post? Então continua a explorar o Blog Prontuário Verde. Você encontrará dicas de gestão e administração de uma clínica.   

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