abra as portas da sua clínica odontológica para o certificado e assinatura digital

Certificado e Assinatura Digital
Entre os recursos para segurança eletrônica estão o Certificado e a Assinatura Digital.

Com o avanço da tecnologia, grande parte de arquivos migrou-se para o ambiente digital. Desse modo, surgiu a necessidade de reconhecer as informações e assinaturas manuscritas. Para o cirurgião-dentista que busca mais segurança no ambiente digital é necessário estar atento as novidades da tecnologia.

Por isso, continue no post e entenda como funciona esse processo digital e abra as portas da sua clínica ou consultório odontológico para o Certificado e a Assinatura Digital.

O que é Certificado Digital

Validado no Brasil em 2001, o certificado digital é uma identificação para pessoas físicas e jurídicas que garante a lisura de um documento sem a necessidade de assinatura física, usado em contratos, laudos, petições, notas fiscais, entre outros. 

Esse sistema garante proteção em transações eletrônicas e outros procedimentos realizados de forma virtual, além disso, possibilita a segurança e agilidade em suas ações. Conta com um chip criptográfico que funciona como identidade digital.

Para reduzir a invasão de dados, o acesso às informações será somente por dispositivos eletrônicos de segurança, com gravação de dados cadastrais conforme a Infraestrutura de Chaves Públicos Brasileiras (ICP-Brasil).    

Para obter um certificado é preciso procurar autoridades certificadoras, ou seja, empresas reguladas pela ICP-Brasil. São encontradas no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), vinculada a Casa Civil da Presidência da República.

Os certificados mais conhecidos são o e-CPF utilizado por pessoas físicas e usada para entrega de declarações de renda, recolhimento de FGTS e comprovação de contratos bancários.

 E o e-CNPJ, ideal para empresas e instituições, na qual, é possível realizar a assinatura de documentos digitais com validade jurídica, emissão de notas fiscais eletrônicas e na realização de transações bancárias. 

os Certificados mais utilizados  

Os certificados mais utilizados são A1 e A3.

O Certificado A1 fica arquivado no computador, celular ou tablet. Tem a validade de um ano e a senha de acesso é digitada somente uma vez durante a instalação, logo após, não é mais preciso informá-la para realizar emissões de NF-e. 

Esse sistema pode evitar operações de fraudes,ou seja, os dados não podem ser decifrados sem a combinação de uma com outra. 

O Certificado A3 funciona como uma mídia criptografada, usada através de um cartão, token ou nuvens. Esse modelo possui validade de até cinco anos e senha obrigatória,  

O certificado pode ser usado em quantos computadores a qual tem necessidade. A utilização realizada por toda a clínica proporciona mais segurança na transmissão de dados digitais.   

Como funciona a assinatura Digital

Com a certificação digital o cirurgião-dentista pode realizar a assinatura digital. Essa assinatura tem o objetivo de autenticar documentos eletrônicos utilizando chaves criptográficas. Garante que as prescrições, prontuários e outras declarações assinadas pelo profissional, possa auxiliar no atendimento ao paciente e limita o risco de fraude.

Para fazer a assinatura de um documento é preciso um assinador digital conectados aos elementos criptográficos do certificado digital e aos documentos que serão autenticados.  

O assinador corresponde à caneta que assina o papel digitalmente. Esse sistema pode contar com várias opções que podem ser pagas ou gratuitas, mas, de uso simples e imediato, incluindo uma função de verificação para comprovar a legitimidade de conteúdos assinados.   

Assim, ao utilizar a assinatura digital, o cirurgião-dentista cumpre a recomendação da Agência Nacional de Saúde (ANVISA), impedindo que a clínica sofra com sanções do órgão.  

Pois, permite a redução do aproveitamento do papel sem perder a validade jurídica dos documentos, isto é, reduz custos com impressões de papéis, e as informações ficam disponíveis no sistema.  

Com a assinatura digital o cirurgião-dentista terá acesso às informações de exames e histórico do paciente de qualquer dispositivo. Dessa forma, não é preciso estar presencialmente na clínica, realizando o atendimento de muitos locais. 

A Medida Provisória 2.200 de 2001, garante  a validade dos documentos assinados digitalmente, através de processos de certificado digital emitido pela ICP-Brasil.  Pois, contém a mesma validade jurídica do que documentos em papel com assinatura manuscrita e autenticada em cartório. 

A diferença entre Certificado e Assinatura Digital

Mesmo garantindo a legitimidade e segurança de um documento, o certificado e a assinatura digital contribui de forma peculiar.

 O Certificado digital funciona como uma identidade através do meio eletrônico. A assinatura serve para validar a autenticidade e a integridade de dados enviados.

Por fim, vale destacar que servem como proteção a violações, aumenta a credibilidade, torna a clínica mais integrada nos seus processos de trabalho e as informações dos pacientes são armazenadas de forma segura.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *