Está na hora de implantar o Prontuário Odontológico Digital na sua clínica

Utilizar o Prontuário Digital pode beneficiar o trabalho diário do profissional de saúde.
Utilizar o Prontuário Digital pode beneficiar o trabalho diário do profissional de saúde.

Utilizar o Prontuário Odontológico Digital pode beneficiar o trabalho diário do cirurgião-dentista. Pois, perder dados cadastrais e clínicos de pacientes pode gerar muita dor de cabeça. Por isso, diferentemente do papel, o prontuário odontológico digital pode otimizar os processos organizacionais existentes na sua clínica.

Para você conhecer um pouco mais deste sistema, selecionamos alguns benefícios sobre a implantação do prontuário digital em clínicas e consultórios. Boa leitura!

O que é Prontuário odontológico Digital

O Prontuário Odontológico Digital nada mais é que o prontuário padronizado digitalmente. Nele, os cirurgiões-dentistas podem centralizar informações, evitar acúmulo de papéis, armazenar dados dos atendimentos e histórico do paciente em um só local.

Ao invés de colocar as fichas em papel de acompanhamento, o prontuário digital permite o armazenamento eletrônico e seguro, por meio de nuvem, assim, evita a utilização e guarda de papéis, que consomem tempo e espaço na sua clínica ou consultório.

Portanto, evita que você, fique horas preenchendo fichas em papéis e também elimina os deslocamentos entre unidades.

Porque o Prontuário odontológico Digital faz a diferença

Um prontuário odontológico digital tem uma funcionalidade específica para a criação de documentos, armazenando sempre no mesmo local, onde realiza backups para que todas as informações fiquem salvas de forma segura.

As opções para análise desses dados alternam. Pois, o sistema atende as necessidades específicas do cirurgião-dentista. Além disso, é possível ter acesso no computador, tablet e smartphone.

Também permite incluir e digitalizar resultados de exames, anexos de cartas encaminhamentos ou outros documentos que o cirurgião-dentista julgar importante. Pois, todas essas opções armazenam em ordem cronológica dos acontecimentos, assim, reflete exatamente no quadro de saúde do paciente.

O sistema possibilita a prescrição de medicamentos, emissão de atestados, declaração de comparecimento, ainda inclui receituários para tratamentos mais comuns aos atendimentos prestados no consultório.

Oferece segurança

Por isso, o prontuário odontológico digital é seguro, pois, o ambiente de nuvem garante backups de forma automática. É possível solicitar que apenas profissionais autorizados tenham acesso aos dados registrados no prontuário.

O prontuário digital possibilita a assinatura eletrônica do cirurgião-dentista. Isso pode garantir mais tempo para se dedicar ao atendimento do paciente, além disso, consiste na forma segura para autenticação de conteúdo.

Leia também: A Utilidade do certificado e a assinatura digital

O sistema também permite a inclusão de alerta de retorno e procedimentos indicando os prazos mais recomendados para o tratamento. Além disso, o cirurgião-dentista poderá apontar, qual a melhor marcação para retorno a cada 30, 60 ou até 180 dias. Também poderá emitir mensagens via whatsapp, lembrando o paciente de retornar ao consultório.

No entanto, é preciso observar que usar o prontuário odontológico digital na sua clínica é sinônimo de economia de tempo e espaço físico. Pois, já pensou qual é o custo gasto para manter um espaço físico somente para guardar as fichas dos pacientes?

Por isso, esse investimento pode facilitar muito a sua gestão financeira, pois, o sistema informatizado apresenta uma metodologia e um processo tão necessário ao sucesso financeiro. Temporalmente, seu custo de gerenciamento de arquivo e a utilização de papel acaba reduzida, bem como os custos com a estrutura física.

O que diz a legislação brasileira

Com o objetivo de garantir a segurança e o cumprimento do compromisso ético foram estabelecidas algumas regulamentações que conduzem a oferta e a implantação de prontuários.

No Brasil, a utilização do Prontuário digital é regulamentado pela lei 13.787, de 2018. Conforme esta regulamentação, o processo de digitalização do prontuário realiza de uma forma que garanta a integridade, autenticidade e a confiabilidade do documento. Pois, a versão digital terá o mesmo valor probatório do documento original digitalizado.

Assim, os prontuários digitalizados deverão conter o certificado digital, seguindo o padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A Lei previne que toda documentação digitalizadas, poderão ser descartados, mediante autorização de comissão permanente de revisão de prontuários e avaliação de documentos que seja criada para esse objetivo.

A legislação fortifica a proteção do direito à privacidade, deste modo, assegura que os pacientes autorizem o recolhimento de seus dados e entendam como serão empregados. Pois, precisa saber quem acessa as suas informações pessoais e como serão utilizados.

Leia: Saiba como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados

Além disso, lei 13.787, estabelece o prazo de 20 anos para a manutenção do prontuário eletrônico e instituiu a possibilidade de diferentes prazos caso o arquivo tenha grande potencial científico.

Faça uma boa escolha

Ao decidir investir sobre qual prontuário digital é ideal para a sua clínica, é sempre importante realizar uma avaliação das necessidades da sua gestão. Pois, um software deve auxiliar na administração do seu empreendimento.

Portanto, invista em um sistema que tenha mais praticidade para o seu trabalho, otimize o atendimento ao paciente e que ofereça segurança.

Lembre-se: O software tem que crescer com você e não limitar o crescimento da sua clínica.

Gostou deste post? Então acompanhe as informações sobre administração e gerenciamento de clínicas odontológicas no blog Prontuário Verde.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *