Fatores importantes que ajudam a escolher um software de gestão

um software de gestão digital oferece grandes diferenciais para a otimização de uma clínica.
Um software de gestão digital oferece grandes diferenciais para a otimização de uma clínica.

Podemos observar em artigos anteriores que um software de gestão digital oferece grandes diferenciais para a otimização de uma clínica. Pois, através deste sistema os agendamentos são realizados com agilidade, o paciente pode escolher o melhor horário e data para a consulta, assim, possibilita que a agenda do profissional de saúde esteja sempre atualizada.    

Além disso, a parte financeira pode ser acompanhada diariamente, com relatórios gerenciais, assim como, auxilia na redução de glosas de convênio. Portanto, tem muitos benefícios. 

Saiba Mais: Os benefícios do prontuário digital  

Porém, ao contratar qualquer sistema de gerenciamento digital, o profissional de saúde precisa conferir se a ferramenta está de acordo com a estrutura da clínica ou consultório. Por isso, queremos chamar atenção para alguns fatores determinantes que podem ser determinantes no momento de escolher um software digital.   

IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA  

Você deve lembrar que tempos atrás para utilizar um sistema na clínica era preciso obter algum tipo de servidor. Pois, era necessário ter atenção constante para não perder os seus dados, caso o computador pifasse.     

Ao escolher um sistema, opte por um software de nuvens. Pois, isso significa agregar valor à clínica, sendo possível ter seus dados em um ambiente seguro sem a necessidade de um investimento em computadores, backups ou qualquer outro tipo de dispositivo.  

Esse modelo proporciona que todos os profissionais da clínica tenham acesso aos dados do paciente e outras informações de qualquer local. 

UM SOFTWARE NA PALMA DA SUA MÃO  

Atualmente os acessos à internet são feitos através de smartphones. Pois o computador e o notebook, por exemplo, estão cada vez mais em desuso.    

Por conta disso, encontre um software que funcione no seu smartphone, seja ele um Iphone ou Android. Você precisa de um sistema que caiba na palma da sua mão. Afinal, imagine receber uma ligação de um paciente em um final de semana no qual você esteja longe do seu computador? Pois, com certeza será muito mais interessante acessar o prontuário do paciente em seu aparelho e ter acesso a tudo de forma imediata.      

Além disso, caso tenha mais de uma clínica ou consultório você não vai precisar investir em vários computadores, porque talvez seja mais barato solicitar que cada profissional de saúde use o software no próprio celular.

FUNÇÕES FINANCEIRAS 

Muitas vezes os profissionais de saúde dedicam quase que 99% do seu dia de trabalho ao atendimento a pacientes. Por isso, ao escolher um software, pense o quanto ele pode facilitar a administração da sua clínica. Pois, todo o sistema digitalizado proporciona um sistema necessário ao sucesso financeiro.      

Então, adquira um software que alie suas principais informações, estatísticas e tabelas com números de fácil interpretação. Além disso, escolha um sistema que possua todas informações relacionadas a convênio, como por exemplo, procedimentos, número de guia, os procedimentos realizados, o valor pago e o que foi glosado.     

 Por esse controle o sistema auxilia a você não ter prejuízo na clínica. Além de otimizar os atendimentos no plano de saúde.   

Saiba Mais: Como controlar as glosas de convênio na sua clínica  

AVALIE A SEGURANÇA DO SISTEMA  

Ao contratar um software de gestão é fundamental a avaliação da segurança da ferramenta, ou seja, em relação as restrições de perfil de acesso, a funcionalidade de prontuário digital, que mantém as informações dos pacientes a salvo de hackers ou pessoas não autorizadas.    

Portanto, como esses dados são armazenadas na nuvem, os prontuários ficam a salvo da ação do tempo, assim como é protegido há qualquer tipo de acidentes.  Além disso, verifique se as suas informações estarão armazenadas em servidores de empresas com respaldo no mercado e utilizadas por grandes referências da tecnologia.   

Saiba Mais: LGPD: Saiba como funciona a LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS 

 CONTAR COM UM SUPORTE QUALIFICADO 

É preciso atentar-se ao suporte oferecido pelo fornecedor do software, pois, a sua clínica pode necessitar de orientação em algum momento. Verifique o tempo disponível, os prazos para atendimento de chamados e valores cobrados.  Além disso, confira a atendimento do Help Desk (situações pontuais) e do service desk (situações mais complexas).  

Saber quais os canais de comunicação do suporte, o horário de atendimento, também são fatores importantes. Pois, você não vai querer um sistema que não oferece suporte ou qualquer tipo de ajuda no pior momento, né? 

SOFTWARE É INVESTIMENTO E NÃO DESPESA 

 Você conhece aquele ditado popular “o barato sai caro?” Pois, imagine se o paciente resolve consultar com o profissional mais barato do mercado. Será que a qualidade pode ser a mesma?  

 Esses exemplos, são usados no momento da escolha de um software digital. Às vezes um sistema mais barato pode funcionar apenas como um cadastro não sendo possível extrair boas informações do uso do mesmo. 

 Portanto, um software não serve apenas para cadastrar informações, mas, sim, para auxiliar na gestão da clínica e conduzir seu negócio ao sucesso de mercado.  Além do que você precisa contar com um software que determine os processos internos e ofereça mais praticidade para o seu trabalho.  

Por isso, é melhor usar um software confiável mesmo que investindo em um valor maior. 

Para saber mais sobre administração e gerenciamento de uma clínica ou consultório, continue acompanhando os posts no blog Prontuário Verde.