Software na nuvem: Por que usar na sua clínica?

O software na nuvem.
O software na nuvem. pode potencializar a rotina diária da sua clínica.

Você já deve ter lido no Blog Prontuário Verde que ao investir em um software de gestão é importante optar por um sistema na nuvem. Pois, essa tecnologia pode potencializar a rotina diária da sua clínica.  

Mas como funciona o software em nuvem? Quais as suas vantagens? É isso que vamos apresentar neste texto.    

Saiba mais: Fatores importantes que ajudam a escolher um software de gestão  

Mas afinal. O que é um software na nuvem? 

Primeiramente, o sistema de nuvem é aquele que não exige instalação no seu computador. Pois, não é preciso espaço físico na máquina e possui um monitoramento permanente, em tempo real.  Assim, toda e qualquer informação que você colocar no sistema ficam salvos na nuvem.     

Portanto, o sistema em nuvem são diferentes servidores que realiza o trabalho de arquivo dos dados, ou seja, fica disponível quando você o utiliza, seja por login e senha ou por outra ação. Além disso, caso aconteça algum problema com um dos servidores, outro estará disponível para acesso a essas informações.   

A tecnologia em nuvem possui diferentes possibilidades de serviço, como:  Infraestrutura como serviço, Plataforma como serviço e software como serviço.   

A infraestrutura como serviço, é um modelo que disponibiliza recursos como processamento, memória, armazenamento, banco de dados e servidores via Internet.  Já a Plataforma como serviço, o cliente tem a disposição um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem.  

Ou seja, possui os elementos da infraestrutura de serviço e algumas ferramentas como, por exemplo, análise de dados.  Com esse tipo de serviço, o cliente pode se concentrar no desenvolvimento, teste e implantação do sistema.  

O Software como serviço, é uma plataforma onde o usuário pode pela internet usar aplicativos em nuvem. Por exemplo, se você precisa de algum produto, pode fazer o pedido pelo aparelho celular, acessando o site ou aplicativo do serviço em poucos minutos.       

O funcionamento do software em nuvem 

O usuário pode usar o sistema na nuvem em qualquer momento e local. Pois, você não instala em seu dispositivo, ou seja, fica na nuvem da internet. Além disso, o acesso acontece de forma simples e rápida.  

Pois, isso acontece porque todas as ações do sistema não estão mais centralizadas no local, mas sim em um Data Center que armazena milhares de dados com segurança, mantendo os backups de arquivos sempre atualizados.   

Normalmente os serviços são pagos mensalmente, mas existem versões gratuitas por tempo limitado.  Além disso, no sistema em nuvens o usuário paga somente pelo o que utiliza sem a necessidade de reservar uma quantidade de recursos. 

As vantagens para a sua clínica 

Um sistema na nuvem pode oferecer muitos benefícios para a rotina da clínica ou consultório. Por isso abaixo destacamos algumas vantagens que você terá com essa tecnologia. 

Acessibilidade  

O software na nuvem permite que os profissionais da clínica acessem os dados do paciente e outras informações de qualquer localidade. Também é possível digitalizar os documentos, raio-x, tomografias, anexar cartas de encaminhamentos entre outras documentações.     

Além disso, auxilia na qualidade do atendimento ao paciente. Pois, pode visualizar o tempo da consulta, reduzir os atrasos e confirmação de agenda pelo WhatsApp. Com um sistema otimizado o profissional de saúde pode enviar o prontuário através de e-mail, SMS.

Segurança  

Como já destacamos neste conteúdo, o sistema na nuvem possui um monitoramento em tempo real. Pois, com isso, reduz o número de erros e falhas. Além do mais, garante backups de seus dados de forma automática, conforme normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).  

 Esse mecanismo evita invasões, visto que, cria diferentes camadas de verificação da identidade do usuário. Também garante que cada informação seja recuperável, mesmo com a sua exclusão.   

Saiba Mais: LGPD: Saiba como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados  

Economia    

É uma solução muito econômica que permite ao usuário a pagar menos e somente pelo serviço utilizado.  Além disso, proporciona a redução de custos, pois com a eficiência do sistema a manutenção e a atualização pode ser realizada a distância.     

Portanto, com o sistema na nuvem não será necessário usar um servidor, já que o processamento de dados está armazenado no Data Center. Deste modo, o acesso é feito pela internet. Não precisa investir em máquinas com alto custo, afinal, é possível usar o sistema em qualquer dispositivo, como tablet, smartphone. 

Aumento de produtividade 

O sistema na nuvem permite o aumento da produtividade diária da clínica, pois possibilita a verificação de informações e alterações a qualquer momento. Por exemplo, se o profissional de saúde estiver em casa e tiver internet. Assim, ele poderá modificar informação que julgar importante.  

Por fim, o sistema facilita o dia a dia da sua clínica, além de oferecer soluções fundamentais para execução das atividades com maior eficiência e qualidade.    

Conclusão 

Neste artigo vimos que para otimizar o dia a dia na sua clínica é essencial o investimento em um sistema na nuvem. Logo, a opção por esse recurso colabora para o aumento da produtividade dos serviços oferecidos pelo consultório. Portanto, oferece uma redução de custo, sem a necessidade de investir em materiais que não lhe darão retorno, além de segurança de todos os dados inseridos no sistema.  

Além disso, o profissional de saúde dispõe de todas as funcionalidades que desejar, obtendo assim, resultados que serão percebidos pelos clientes.  

Curtiu o post? Então deixe seus comentários, compartilhe e confira os artigos sobre gestão de clínicas ou consultórios no Blog Prontuário Verde.