A ECONOMISTA JANILE SOARES INDICA Quais são as melhores formas de pagamentos para a sua clínica ODONTOLÓGICA

Quais são as melhores formas de pagamentos para a sua clínica ou consultório?
É importante o conhecimento das formas de pagamentos existentes, assim, possibilita as melhores condições para a sua clínica.

Em um mercado que está cada vez mais competitivo, fazer a diferença no relacionamento com o paciente é fundamental para o sucesso da sua clínica odontológica. Uma forma de otimizar essa relação é facilitar a maneira que será realizado o pagamento da consulta.  

Nesse sentido, é importante o conhecimento das formas de pagamentos existentes, assim, possibilita as melhores condições para a sua clínica ou consultório.  

Por isso, para auxiliar nessa escolha, a Economista e Educadora Financeira, Janile Soares, explica algumas questões importantes na hora de escolher as formas de pagamentos adequada para a sua clínica.  

As formas de pagamentos mais utilizadas em clínicas ou consultórios odontológicos

Janile Soares destaca que as formas de pagamento ainda são uma grande questão nos negócios. Ela destaca algumas modalidades como:  

Dinheiro 

Segundo a economista, o dinheiro segue usado pelos pacientes, mas está perdendo espaço. “O dinheiro em espécie ainda é muito utilizado, porém, esta modalidade está em queda especialmente por questões relacionadas às estratégias de prevenção ao coronavírus”, destacou Janile.  

Pois, caso a sua clínica aceite o pagamento em dinheiro é necessário verificar a veracidade das notas, assim, vai impedir que você seja vítima de golpes com notas falsificadas.  

Muitas vezes, os empreendedores oferecem descontos aos pacientes que pagam em dinheiro. Ou seja, seria uma maneira de quitar o valor a vista, devido à falta de aplicação de taxas, assim, possibilita que a clínica negocie com o cliente.  

Cheque 

Essa é uma modalidade que depende da confiança do empreendedor com o seu paciente. Pois, um inesperado retorno do cheque pode causar transtornos, resultar em inadimplência e até mesmo ações com apoio jurídico, causando prejuízo para a clínica.  

Janile Soares destaca que devido às novas modalidades de pagamento, o uso do cheque está em decadência. “O cheque está em desuso e ao longo do desenvolvimento das novas modalidades de pagamento tem sido substituído pelos cartões de débito ou de crédito, que são as formas mais difundidas neste momento.”  

Portanto, antes de aceitar, esse meio de pagamento deve ser bem avaliado, no entanto, fazer o possível para evitar o desfalque em dinheiro. Além disso, é importante utilizar um sistema de controle de cheques.  

Saiba mais: Como controlar o índice de inadimplência na sua clínica  

Cartão de crédito, débito E pix

Cartão de Crédito 

O cartão de crédito possibilita a realização de vendas parceladas com a garantia de recebimento, assim, reduz os problemas com a inadimplência. Também pode ser uma das opções mais seguras para o setor financeiro da clínica. Pois, garante o valor total do pagamento e melhora a gestão financeira.  

Além disso, com o avanço da tecnologia, é possível integrar esse modo de pagamento com um software de gerenciamento digital, assim, torna o atendimento e a organização das finanças da clínica mais eficiente e ágil.  

A utilização do cartão de crédito beneficia na conquista de novos pacientes, assim como oferecer opções de parcelamento e aumentar o ticket médio de seus atendimentos. Portanto, utilizar o cartão de crédito, ajuda a movimentar o seu fluxo de caixa, além de oferecer mais comodidade aos pacientes.  

Cartão de Débito 

O pagamento através de cartão de débito, permite a transação de um valor depositado em conta bancária, ou seja, garante o recebimento dos valores no momento do acerto com o paciente.  

Assim como o cartão de crédito, oferece segurança e comodidade nas operações financeiras. Também é necessário possuir uma maquininha de cartão e também integrar a um software de gerenciamento digital.  

PIX 

Janile Soares destaca o PIX como uma das formas de pagamentos mais utilizadas atualmente. “Hoje existe o Pix, forma de transferência e pagamento instantânea criada em 2020 pelo Banco Central, além de outros meios de pagamento como carteiras digitais, que funcionam com leitura via celular., destacou a economista.  

Ao usar o Pix na conta bancária da sua clínica, você terá uma possibilidade de transação mais rápida e prática para receber e efetuar pagamentos. Para fazer esta operação basta registrar uma chave que pode ser o número do celular, o número do CPF ou e-mail.  

O mais atraente no Pix é o recebimento. Pois, em menos de 10 segundos após feita a operação, o dinheiro é creditado na conta bancária, o que facilita o gerenciamento do fluxo de caixa. Além disso, pode ser feito a qualquer hora do dia, ou seja, não depende de horário comercial.  

Outras formas de pagamentos 

Boletos 

O boleto bancário é uma maneira de conquistar pacientes que não utilizam cartão de crédito ou débito. Essa forma possibilita a indicação de uma data de vencimento para pagamento. Pois, não é preciso ter uma conta bancária e a fatura pode ser paga em lotéricas, caixas eletrônicos, correios ou aplicativos de bancos.  

Para a clínica ou consultório emitir boletos é necessário possuir uma conta corrente e também uma carteira de cobrança vinculada a ela. O ideal é utilizar uma resolução que permita a redução de custos e consiga beneficiar como o cálculo das multas inseridas já na segunda via emitida, assim, possibilita o maior controle financeiro.  

Pagamentos Online

Os pagamentos online, também conhecido como link de pagamento, é uma ferramenta que facilita a venda, ou seja, oferece a possibilidade de o paciente quitar o valor de qualquer local, sem precisar comparecer na clínica.  

Essa forma de pagamento permite saldar a dívida acessando um link por WhatsApp, SMS, e-mail, entre outras plataformas. Ao preferir esse formato, é importante ter um software de gerenciamento digital, deste modo, o controle financeiro será melhor e também garante segurança ao paciente que realiza o pagamento.  

Transferência Eletrônica de fundo (tef)

Essa opção permite o pagamento à vista, através de cartões, tornando possível a unificação de pagamentos no débito, crédito em diferentes bandeiras. Para isso, o administrador da clínica deve instalar um software no computador do caixa, no notebook, tablet ou no celular.  

Essas operações podem ser feitas através de DOC (Documento de Crédito) e TED (Transferência Eletrônica Disponível). O DOC é realizado pela web através da Internet Banking. Demora um dia útil e promove valores abaixo dos 5 mil reais. Além disso, cobra uma taxa na transação.  

Já a TED, permite a transferência do valor de forma instantânea desde que realize antes das 17 horas em dias úteis. Não tem limite financeiro, ou seja, permite transferir qualquer valor e as taxas funcionam de forma equivalente às cobranças de DOC.  

É benéfico utilizar mais de uma forma de pagamento? 

A economista Janile Soares, explica que oferecer mais de uma opção de pagamento pode ser favorável no momento do atendimento ao paciente. 

“Cada ponto de contato com a empresa, neste caso com a clínica ou consultório odontológico, conta na hora de gerar uma experiência ao cliente. A jornada do cliente é essa experiência que os consumidores têm com a uma marca, desde o primeiro contato com a empresa até a compra e também no pós-venda. Assim, além do atendimento, o momento do pagamento também faz parte desta experiência. Em qualquer transação negocial existe a dor do pagamento, segundo a Economia Comportamental. Portanto, o momento do pagamento deve ter uma atenção especial, sendo benéfico oferecer mais de uma opção ao cliente. E como benefício, teremos a possibilidade de redução de inadimplência, valorização da marca e fidelização do cliente.”  

Verificar taxas e parcelamentos

Ela também destaca quais os cuidados que o cirurgião-dentista deve ter ao optar por mais de uma modalidade, como, por exemplo, acompanhamento da gestão financeira.  

“Ao mesmo tempo que pode ser benéfico ao cliente/paciente ter mais de uma forma de pagamento, existe a necessidade de acompanhamento por parte do gestor financeiro. A cobrança pode ficar prejudicada se não houver acompanhamento de perto.” 

Além disso, deve ser verificado as taxas dos serviços e o parcelamento ao paciente. “Em relação às formas de pagamento, é muito importante verificar e comparar as taxas dos serviços dos meios de pagamento, pois, elas podem ser mínimas, bem como podem ter taxas bem elevadas, o que pode impactar o financeiro do consultório ou clínica. Também é muito importante verificar, em caso de parcelamento ao paciente, se a quantidade de parcelas faz sentido com os custos da clínica sem prejudicar o fluxo de caixa. O gestor deve ficar atento às inovações que o mercado financeiro traz.”, relatou Janile Soares.  

Agora é escolher os melhores formatos de pagamento 

Podemos perceber com as explicações da Economista e Educadora financeira, Janile Soares, que todas as opções de pagamento ajudam a facilitar a relação com o paciente e também auxilia para a sua fidelização com a clínica odontológica. Além disso, você pode otimizar as práticas administrativas, reduzindo custos e aumentando o controle sobre as ações financeiras.  

Por isso, é importante fazer uma boa análise quanto à responsabilidade diante a inadimplência e prazos. Também deve estar atento as taxas cobradas por transação, ter um sistema antifraude e a quantidade de bandeiras aceitas.  

Gostou das dicas? Então aproveite e explore o blog do Prontuário Verde. Apresentamos informações sobre administração e gerenciamento de clínicas e consultórios odontológicos. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *