Cinco dicas para não errar na gestão financeira

  • por
Siga à risca os conceitos estabelecidos no passo a passo abaixo

Não é nada fácil desenvolver uma gestão financeira eficaz, que traga resultados a curto e longo prazo, ainda mais na área da saúde. A concorrência é grande e os pacientes são extremamente exigentes. Como consequência, você precisa destinar tempo a cuidar bem de quem assegura a sobrevivência dos seus negócios.

Caso ocorra um pequeno descuido na administração financeira, os danos podem ser catastróficos. O blog do Prontuário Verde, que já trouxe recentemente uma série de sugestões para melhorar a gestão em postagens recentes, traz agora um passo a passo com cinco dicas valiosas.

Caminho para o sucesso

  • 1 – Não misture as contas, por favor!

O primeiro passo para garantir estabilidade e saúde financeira é: separe gastos da clínica ou consultório odontológico das despesas pessoais. Portanto, utilize contas separadas para evitar confusão na hora de contabilizar as as receitas.

Afinal, você pode ter uma vida pessoal estável financeiramente e atravessar momentos difíceis na clínica ou consultório. Aliás, o oposto também pode ocorrer. Logo, tenha em mente que são situações complementarmente diferentes. Ao fazer essa diferenciação, é possível encontrar o problema de forma mais rápida para solucioná-lo.

  • 2 – Estabeleça uma rotina financeira

Outra boa dica para você não se perder na hora de fazer gestão da clínica ou consultório odontológico é criar um cronograma de pagamentos. Isso é muito fácil de fazer. Basta organizar as datas de vencimento dos seus débitos como a folha de pagamento, o condomínio, aluguel ou contas de água, luz, telefone e internet. Comece com esses itens básicos, mas vá acrescentando nessa lista os dias do mês em que, geralmente, é preciso adquirir materiais e insumos para os atendimentos e procedimentos realizados.

  • 3 – Não deixa escapar nenhum gasto

Consequentemente, fazendo esse dever de casa você terá um organograma com datas estabelecidas e saberá quando os boletos devem bater à sua porta. Com esse controle mais efetivo, ficará mais fácil colocar em suas planilhas valores utilizados para honrar compromissos. De quebra, também será possível identificar gastos exagerados. Já que, ainda, você conseguirá analisar de forma comparativa eventuais oscilações nos preços de insumos e por que está gastando mais.

  • 4 – Jamais esqueça de planejar

O planejamento é essencial para garantir uma gestão financeira eficaz. Afinal, você já deve ter percebido que nada cai do céu. O ditado é antigo, mas verdadeiro. Sem colocar tudo na ponta do lápis ou nas planilhas de Excel, ficará praticamente impossível controlar gastos. Por outro lado, o suado lucro do seu trabalho acaba sendo desperdiçado sem nem mesmo que você consiga enxergar como. Portanto, garanta um crescimento seguro ao consultório ou clínica odontológica com planejamento. Não faça nada por impulso, analise a conjuntura econômica e esteja sempre atento às notícias do cenário nacional e internacional.

  • 5 – Use e abuse da tecnologia

Caso você não consiga retirar minutos preciosos da agenda para fazer este controle financeiro, uma opção eficaz é utilizar softwares de gestão. Entre eles, por exemplo, está o Prontuário Verde. O sistema oferece uma série de serviços, incluindo painel gerencial para apreciação dos custos – sendo que pode ser acessado pelo smartphone, tablet ou computador – a qualquer hora do dia. O Prontuário Verde executa as burocracias da clínica ou consultório, como emissão de guias para boletos bancários e com sistema para faturamento de convênios evita as glosas. Em função disso, a possibilidade de lucro é aumentada de forma significativa.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *