Como controlar as glosas de convênio no seu consultório odontológico

Saiba como controlar as glosas de convênio na sua clínica.
Saiba como controlar as glosas de convênio na sua clínica.

Os serviços prestados através de planos de saúde, por vezes são responsáveis por uma parcela dos recursos que entram nas clínicas. Dessa forma, grande parte delas enfrentam as dificuldades relacionadas as glosas. 

Pois, isso, pode atrapalhar a gestão financeira das instituições. Portando é fundamental ter o controle nesses processos. Se você tem alguma dúvida sobre o processamento de glosa, continue acompanhando esse post! 

O que são glosas e como pode impactar na sua clínica odontológica

O termo glosa corresponde aos faturamentos não recebidos a respeito de atendimento de pacientes, muitas vezes por problema de comunicação entre a clínica e o convênio. O primor na gestão destas instituições está ligado diretamente ao faturamento mensal. Isso acontece, devido à falha no processo de preenchimento de informações do paciente.  

Normalmente, essas glosas estão associadas com erros na pré-analítica, ou seja, no agendamento e atendimento ao paciente. Como muitas clínicas odontológicas fazem esses processos manualmente, a possibilidade de erro aumenta e, consequentemente, as glosas também.  

Esse tipo de erro pode impactar na gestão financeira da instituição, pois, quando a operadora do plano de saúde se recusa a pagar o procedimento, a clínica terá que assumir com os custos do atendimento.  

Além disso, o faturamento da clínica acaba prejudicado e quando acontecem casos frequentes de glosas, pois afeta os atendimentos e serviços, assim, causa a falta de materiais, de mão-de obra e outros fatores prejudiciais ao empreendimento.  

Vale ressaltar que, as operadoras procuram pagar o menor valor possível nos atendimentos. Por essa razão, o controle de eventuais falhas que possam gerar glosas deverá acontecer de forma contínua.  

Os tipos de Glosas 

As Glosas divide-se em três tipos: Administrativas, Técnicas e Lineares 

Glosas Administrativas 

São causadas por falhas administrativas, esse é o tipo de glosa mais frequente e a mais fácil de acontecer.  

São registros que ocorrem devido a dificuldades na comunicação entre os prestadores de serviço e o plano de saúde, por registro de guias de autorização do cirurgião-dentista de modo inadequado ou até mesmo por ausência desses documentos.  

Também sucede por erros de digitação, principalmente em relação aos numerais e por valores tabelados fora do acordo com o plano de saúde.  

 Glosas Técnicas 

Consiste nas glosas contestadas. Ou seja, precisa da revisão de um auditor técnico. Esse processo acontece quando existe inconstância nos dados e métodos aplicados no atendimento ao paciente, como falta de prescrição médica para os procedimentos realizados, descrição incompleta de um procedimento no prontuário do paciente. 

Pode acontecer também devido à desatenção quanto aos medicamentos utilizados e a falta de conferência com o nome e registro do profissional responsável pela administração.  

 Glosas Lineares 

Esse tipo de glosa é referente ao plano de saúde, mas que interfere diretamente na clínica odontológica. Geralmente aparecem de forma não justificada pela operadora, ou seja, sem qualquer justificativa aos prestadores de serviço.  

As Glosas Lineares ocorrem devido a pesados investimentos de modo que consigam analisar as contas médicas e identificar qualquer irregularidade na conta recebida.  

Essa ação pode ser prática irregular e o convênio pode sofrer penalizações conforme medidas regulatórias por parte da Agência Nacional de Saúde (ANS).  

Como evitar as Glosas  

Como já vimos, as Glosas estão relacionadas a forma de como são realizadas as cobranças por serviços prestados. Por causa disso, é preciso cuidar todas as fases desse processo para reduzir barreiras em relação aos pagamentos e danos ao setor financeiro da clínica.  

Por isso, se sua clínica odontológica presta serviço para diferentes operadoras, é essencial o investimento em um sistema de software de gestão digital, configurado conforme as exigências e normas de cada convênio. Portanto, evita erros e principalmente preenchimentos de guias equivocados.  

Outro fator que normalmente é motivo para as glosas são as datas. Pois, faturar, um procedimento com a data de execução anterior à autorização, com certeza será glosado.

Portanto, importante haver um controle rígido das informações de autorização e execução. Também deve-se estar atento aos dados indicados na guia do plano de saúde, se for preciso, requisite a ampliação do período de internação atendidos pelo convênio, assim, evitando as glosas. 

Trabalhe com um sistema de Pré-autorização 

Importante também trabalhar com um sistema de pré-autorização, pois, isso pode ajudar a evitar glosas e melhorar o agendamento, visto que, os cirurgiões-dentistas da clínica, saberão se existe cobertura pelo convênio. Portanto, quando o sistema de gerenciamento digital tem autorização integrada com o convênio, o procedimento se torna mais seguro e eficiente.  

Prepare a equipe de colaboradores da clínica para realizar de maneira correta e padronizada os processos de convênio. Também tenha um profissional que realize auditorias internas e confiras as documentações com as normas da operadora. Nessa conferência pode ser evitado erros que causam prejuízos financeiros para a instituição.  

Invista no Prontuário Digital 

Ter o histórico de atendimentos prestados, procedimentos, prescrições e todas as informações dos pacientes de forma digital com segurança, pode auxiliar no controle de glosas.  

Pois, possibilita também um controle sobre o faturamento de convênios, ou seja, os problemas ocasionados por glosas com planos de saúde não existirão na sua rotina a partir da implementação de um prontuário digital, assim, dando fôlego financeiro a sua clínica.  

Saiba mais sobre gerenciamento e administração da clínica ou consultórios odontológicos no Blog do Prontuário Verde.  

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