Como controlar o índice de inadimplência na sua clínica ODONTOLÓGICA

Como controlar o índice de inadimplência na sua clínica
Uma das situações mais complicadas para os cirurgiões-dentistas é ter o controle da inadimplência.

Uma das situações mais complicadas para os cirurgiões-dentistas que administram clínicas ou consultórios é ter o controle da inadimplência. Conforme pesquisa da Serasa/Experian61, 4 milhões de brasileiros estão inadimplentes.  

Pois, a falta de receita abre a possibilidade de não conseguir pagar funcionários, impostos e outras questões administrativas.  

Por essa, razão é preciso implantar ações que reduzam o índice de inadimplência, pois, garante a segurança financeira do seu empreendimento. 

Diante disso, o blog Prontuário Verde ajuda você com algumas dicas para prevenir esse problema. 

Ter o cadastro do paciente atualizado e enviar avisos sobre a data de vencimento

Muitas vezes os pacientes podem atrasar o pagamento por esquecimento ou falta de organização financeira. Pois, nesta situação é importante atualizar os dados do paciente e também enviar avisos sobre a data de pagamento.   

Sempre que conseguir uma interação com o paciente, certifique se o número de telefone, e-mail ou endereço continuam os mesmos, isso, irá ajudar a verificar o horário de consulta e avisá-lo sobre a data de vencimento do pagamento.   

Saiba como otimizar o cadastro do paciente.  

Portanto, o lembrete sobre a data de vencimento será através de alertas para o paciente. Programados para alerta-los de forma sutil sem parecer uma mensagem de cobrança antecipada.     

Uma boa alternativa é lembrá-lo logo após a consulta, ou seja, uma semana antes do vencimento, dois dias antes, e no próprio dia do vencimento. Assim aumenta a hipótese de receber o valor combinado com o paciente.       

Contratos bem elaborados 

Outra medida fundamental é estabelecer contratos para cada serviço. Esta ação pode evitar que seus pacientes deixem de pagar a consulta ou tratamento.   

Dessa forma, esse contrato deve conter os detalhes dos serviços, os valores, prazos e forma de pagamento. Sendo assim, suficiente para o paciente, além de proteger a sua clínica de situações indesejáveis, caso seja descumprido alguma cláusula do negócio.  

Portanto, quando o contrato é claro e transparente fica muito mais fácil efetuar as cobranças, sem surpresas em relação a valores e outros custos. 

Diferentes formas de pagamentos  

As formas de pagamento também podem ter influência sobre os índices de inadimplência. Pois,  bem estruturado pode ajudar a evitar a ocorrência de falta de pagamento, já que, é possível determinar limites para condições especiais muitas vezes exigidas pelo paciente.  

Neste sentido, ofereça diferentes modalidades de pagamentos como, por exemplo, a adesão ao cartão de crédito, débito, transferência bancária, pagamento com boleto.       

Além disso, realize campanhas de incentivo para estimular os pacientes não atrasarem o pagamento dos tratamentos realizados na clínica.  

O cirurgião-dentista pode oferecer descontos em futuras consultas, assim, ao receber esse tipo de benefício, ao realizar o pagamento em dia ele ficará mais atento para não esquecer a data do vencimento.  Ofereça também a possibilidade de pagamentos em datas diferentes, para a quitação da dívida.  

Sempre importante destacar que independentemente de você oferecer esse incentivo, deve ser considerado uma análise das finanças para não prejudicar o orçamento da clínica.

Controlar as contas a receber 

Um aspecto fundamental para conter a inadimplência é manter as finanças sob o controle. Logicamente, isso não vai fazer com que os clientes deixem de pagar, mas se acontecer, será possível identificar rapidamente os pacientes inadimplentes.     

Com base nisso, é possível buscar uma negociação e reduzir as contas em aberto. Por isso, registre todos os recebimentos em cada mês e verifique a realização do pagamento.  

Então, saiba também como evitar o descontrole financeiro da sua clínica.

Fidelize seus pacientes 

A inadimplência na clínica pode ser reduzida através de ações que estimulam a fidelidade com os pacientes. Quanto maior a fidelização dos seus pacientes, menor será o número de faltas de consultas, pois, eles serão mais cuidadosos quanto ao pagamento dos procedimentos, prezando pelo bom relacionamento com o profissional de saúde.  

Além disso, utilize as redes sociais, ou seja, entre em contato periodicamente, não para cobrá-lo, mas sim, para estreitar o relacionamento e se colocar à disposição.  

Portanto, quanto maior a relação entre o cirurgião-dentista e paciente, mais será o compromisso com o serviço e por consequência com o pagamento. 

Trabalhe com um software de gerenciamento  

Um software de gerenciamento  pode ser uma forma eficiente para automatizar e organizar as finanças da sua clínica odontológica.  

 Essas plataformas oferecem recursos que permitem o planejamento de despesas, de recebimentos, facilita a comunicação com o paciente em todas as fases do tratamento, além disso, acompanha em tempo real as movimentações do consultório.    

Com o software de gestão é possível ao cirurgião-dentista identificar com clareza e de forma simplificada toda a situação financeira, sem contar que todas essas informações podem ser acessíveis na palma da mão, através de smartphone e tablet.    

Essa tecnologia se torna fundamental para todos os seguimentos da clínica, que com os recursos oferecidos realizam um trabalho eficiente, com mais agilidade e menor números de erros.  

Por conta disso, os cirurgiões-dentistas atuam em um ambiente de trabalho favorável, então, todos ganham quando existe a preocupação em reduzir a inadimplência e gerenciar processos de forma assertiva.    

Caso você tenha gostado das nossas dicas, aproveite e explore o blog do Prontuário Verde. Apresentamos informações sobre administração e gerenciamento de clínicas e consultórios odontológicos. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *