O PRÓ-LABORE DO SEU CONSULTÓRIO odontológico ESTÁ ORGANIZADO?

PRÓ-LABORE DO SEU CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO
O pró-labore serve principalmente para manter a organização e segurança financeira de um empreendimento.

Você costuma fazer retiradas de dinheiro do caixa do consultório para pagar alguma despesa extra? Se você é dono de uma clínica odontológica e comete este ato, está na hora de definir seu pró-labore. Mesmo sendo um administrador, você pode se incluir como um funcionário do negócio.

O pró-labore é o seu salário, pois, é baseado nas atividades desempenhadas e na sua posição de mercado. O lucro, decorrente da diferença entre as receitas e as despesas, devem ficar para o consultório, como, por exemplo, as despesas de energia elétrica, internet, telefone, água, pagamento de fornecedores e salário dos colaboradores.

COMO DEFINIR O SEU GANHO 

O certo é definir do valor do pró-labore mensal. Mas atenção! Não existem regras obrigatórias em relação ao 13º salário, férias e nem FGTS. Pois, todos os conhecidos direitos trabalhistas são facultativos, pactuados através de um acordo entre a empresa e o administrador. 

Além disso, alguns impostos e recolhimentos específicos recaem sobre o pró-labore, como o desconto de INSS, que normalmente é de 11%. Neste caso, considera o momento de realizar o cálculo de pagamento do pró-labore.

O valor será incluído no Imposto de Renda de Pessoa Física. Pois, a tabela de valores é a mesma dos funcionários da clínica.

Importante destacar que, o vencimento do pró-labore não deverá ser o mesmo para todos os sócios, pois, varia da atividade executada por cada um. Caso não exerça nenhuma atividade no consultório, receberão somente pela divisão de lucro e dividendos do negócio.

A VANTAGEM DO PRÓ-LABORE

O pró-labore serve principalmente para manter a organização e segurança financeira de um empreendimento, facilitando também a emissão de relatórios contábeis. Também evita que gestores acabem misturando o orçamento pessoal com o da empresa, livrando da possibilidade de imprevistos. 

Lembrando que a organização e o controle financeiro em conjunto com o auxílio de um bom software de gerenciamento, podem fazer a diferença na organização do seu empreendimento odontológico.

Curtiu o post? Leia também o nosso artigo sobre provisão e previsão financeira

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *