Gerenciamento Financeiro: Saiba controlar o capital de giro da sua clínica

Saiba controlar o capital de giro da sua clínica
Saiba controlar o capital de giro da sua clínica

Todo gestor tem o desafio de manter as contas da sua clínica em dia, pois assim é possível manter uma saúde financeira mais saudável.  Um dos fatores que não pode deixar de ser considerado é o Capital de Giro.    

Pois, representa os bens que a empresa possui e que são elaborados em capital dentro de um curto prazo.  Como por exemplo: dinheiro em caixa, contas a receber, saldo da conta corrente e aplicações financeiras.      

Mas afinal. O que é Capital de Giro? 

Capital de Giro é o nome dado para todos os tipos de recursos materiais que uma clínica possui, isso, desde o dinheiro até equipamentos, e tudo mais que tenha valor real em uma organização. 

 Ou seja, é a diferença entre o dinheiro no caixa e aquele que será destinado ao pagamento de dívidas. Pois, serve também para suprir operações financeiras que movimentam o dia a dia da clínica ou consultório.     

Portanto podemos considerar que o capital de giro funciona como um pilar da saúde financeira de qualquer negócio. Portanto, utiliza-se para pagamentos de fornecedores, salários e também outras despesas.  

Como calcular o Capital de Giro 

De acordo com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), o capital de giro representa, em geral, 50 a 60% dos ativos de um empreendimento.  Para calcular o valor do capital de giro é necessário levar em consideração todo o setor financeiro da clínica e suas movimentações monetárias. 

Portanto, é preciso analisar os controles financeiros e os registros de fluxo de caixa, o custo de cada consulta e procedimento, juntamente das contas a pagar e a receber.  Também é necessário definir qual valor da receita estabelecido para que todas as despesas sejam quitadas. Assim, é indispensável uma boa precificação dos serviços, ou seja, cercar os custos ligados e uma faixa de lucro compatível com o planejado.         

Com isso para calcular o capital de giro, o profissional de saúde deve descontar todos os gastos do dinheiro pertencentes à clínica.  

Saiba Mais: PRECIFICAÇÃO: COMO DEFINIR VALORES DE SERVIÇO NA SUA CLÍNICA 

Qual é a fórmula? 

Sendo assim a fórmula é a seguinte: CGL = AC – PC 

CGL – É o capital de giro líquido. Este atua pelo volume de vendas, compras, custos de vendas, prazos médios de estocagem e pagamento de compras.     

AC – É o Ativo Circulante.  Consiste em todo o recurso que gera receita no fechamento de cada mês. Ou seja, registra-se as movimentações financeiras com maior grau de liquidez, que são transformadas em dinheiro em curto espaço de tempo.       

PC – Refere-se às suas obrigações de pagamento recorrente. Portanto, são despesas e contas que devem ser pagas mensalmente, como por exemplo: fornecedores, empréstimos, salários, impostos, aluguel, entre outros.   

Como gerenciar o Capital de Giro 

O capital de giro tem relação com o gerenciamento financeiro da clínica ou consultório. Pois o primeiro passo para exercer o controle de todas as fontes de receitas, é através do fluxo de caixa.    

Mediante a este, é possível emitir relatórios que colaboram para que o profissional de saúde compreenda o funcionamento da clínica, também os procedimentos realizados, os custos e os ganhos envolvidos.    

Com esses dados é possível definir se o valor pago pelas aquisições de materiais com um determinado fornecedor serão benéficos, assim como, se o convênio com que a clínica tem parceria gera lucro ou não.      

Também é importante realizar o registro de entradas e saídas de valores conforme a movimentação financeira. Pois, como já vimos, isso é essencial atualizar o fluxo de caixa. Para não perder nenhuma informação, o registro deve ser feito na hora que ocorre o pagamento.

Caso não seja possível fazer esse registro na hora, é recomendável que o gestor guarde as notas fiscais e comprovantes para consultar o valor no momento de atualizar o caixa. Então, lembre-se que a quebra do fluxo de caixa gera cada vez mais necessidade de se usar o capital de giro da clínica. 

Também é essencial considerar a opção de fazer o pagamento a vista, pois a possibilidade de conseguir um preço acessível são maiores.  Procure estabelecer os meios e as datas de pagamento e recebimento da clínica. Afinal, o equilíbrio entre o dinheiro que entra no caixa e o que sai pode garantir a saúde da sua clínica.       

Saiba Mais: QUAIS SÃO AS MELHORES FORMAS DE PAGAMENTOS PARA A SUA CLÍNICA OU CONSULTÓRIO? 

A importância de uma boa administração financeira, através do capital de giro  

Quando o administrador da clínica opta por fazer o controle do capital de giro, ele adquire maior conhecimento sobre os melhores momentos e os prazos assumidos. Pois, com isso, possibilita a realização desses pagamentos em períodos mais curtos, o que ajuda a manter o caixa sempre positivo. Além disso, é possível economizar dinheiro, favorecendo assim o negócio a longo prazo.   

Portanto, esses benefícios estão relacionados ao conhecimento do caixa e das movimentações financeiras da sua clínica. 

Por fim, para controlar as ações administrativas e operacionais do seu empreendimento de forma segura, é essencial a utilização de um software de gestão digital. Esse sistema possibilita o registro dos dados dos pacientes, fornecedores, produtos, além de acompanhar o fluxo de entradas e saídas do seu caixa.      

Saiba mais sobre gerenciamento e administração de clínicas e consultórios, com os posts do Blog Prontuário Verde.   

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *