Cuidar da mente é manter a saúde em dia

  • por
Uma boa leitura pode ajudar na manutenção da saúde mental especialmente em meio à pandemia

Vivemos tempos difíceis por conta da pandemia de coronavírus. Os profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19 desde março, porém, não podem esquecer de um detalhe que faz toda a diferença: cuidar da mente é vital. Logo, essa situação de intensa pressão traz consigo uma série de outros fatores prejudiciais ao desempenho das funções, como o desgaste físico e emocional, entre tantos outros.

Por conta disso, muitos mantêm cuidados e precauções ainda maiores do que aqueles adotados por grande parte da população. Inclusive, praticamente todos os médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros e técnicos estão distantes das pessoas que amam, especialmente aquelas que estão nos grupos de risco, ao longo dos últimos sete meses.

O estresse, que é um componente comum a quem trabalha no setor de saúde, acabou intensificado neste período. O SARS-CoV-2 não trouxe apenas incertezas sobre a economia e saturou os sistemas de atendimento, mas também mexeu com a saúde mental da maior parte das pessoas. Entretanto, ninguém está imune a isso.

CUIDADOS e diCas para manter a mente relaxada 

Nos momentos de descanso e lazer, não esqueça que você, profissional de saúde, deve realmente relaxar durante sua folga. Afinal de contas, voltamos a lembrar: cuidar da mente é vital.

Existem boas opções para serem exploradas mesmo com as medidas de distanciamento social. Já que, nunca é demais reforçar, ainda necessitamos respeitar para diminuir o contágio pelo novo coronavírus.

Então, procure assistir as séries nos sistemas de streaming disponíveis. Portanto, uma boa saída é acompanhar as dicas em sites especializados, como o Vigília Nerd. Pois, lá você vai encontrar sugestões de filmes e, também, documentários. As sugestões são sempre variadas para contemplar as preferências de um público ávido por novidades.

outra boa forma de relaxar

Outra boa forma de relaxar, obviamente, é desfrutar de uma boa leitura. Excelente ferramenta de busca para compra de livros é o site da Amazon, que ainda oferece outros tipos de serviços, é bom lembrar.

Sem contar, aliás, os podcasts. Muitos deles estão disponíveis no Spotify. Dentro das categorias contidas no aplicativo, existe uma aba exclusiva em que são disponibilizados esses arquivos de áudio contendo uma infinidade de assuntos.

Caso você prefira consumir um conteúdo mais tradicional. Há a possibilidade de assinatura de grandes jornais, como a Folha de S. Paulo e Estadão. Além do noticiário factual, você pode desfrutar de artigos de nomes influentes em suas áreas de atuação. Ou seja, desde a medicina à educação, passando pelo esporte, cultura ou política, se assim preferir.

Tanto as assinaturas de streaming ou dos jornais, por sua vez, os valores não oscilam muito. São opções baratas que podem variar de R$ 9,90 a R$ 45, dependendo dos planos escolhidos. Sendo assim, têm valores acessíveis e que podem se tornar uma boa opção para passar o tempo.

Em casa, outra dica preciosa: evite trazer os problemas e a rotina de trabalho intensa para dentro do seu lar. Isso, aliás, ajuda a criar um ambiente familiar descontraído. Como consequência, você irá aproveitar mais o tempo livre quando estiver ao lado das pessoas especiais.

Confira nossos CONTEÚDOS

Caso você tenha gostado deste texto, aproveite e explore o blog do Prontuário Verde. Aqui, apresentamos semanalmente assuntos de administração e gestão para clínicas e consultórios. 

Na última semana, por exemplo, trouxemos temas relacionados às finanças. Entre eles a aplicação de conceitos eficazes para potencializar lucros e, também, a importância da organização para evitar o desperdício de recursos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *