Entenda o que são custos fixos e variáveis

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Análise de custos auxilia na gestão da clínica ou consultório
Análise de custos auxilia na gestão da clínica ou consultório

Ao longo das últimas semanas abordamos aqui no blog do Prontuário Verde sobre a importância e, mais do que isso, a necessidade da separação das despesas pessoais dos gastos gerados em seu negócio. Portanto, na postagem de hoje vamos trazer conceitos sobre custos fixos e variáveis e como influenciam no gerenciamento da clínica e consultório . Afinal de contas, saber esta diferença torna a gestão mais eficiente.

É bom que você esteja ciente que esses serão os principais gastos que você vai ter na hora de administrar. Logo, fique atento a eles, pois será determinantes para o sucesso do seu negócio. A importância de se compreender bem esses dois elementos é: a soma do custo fixo mais o custo variável resultará no custo total da clínica ou consultório.

O custo fixo

Basicamente, ele não se altera independentemente da quantidade de atendimentos e serviços que são prestados. Sendo assim, o custo fixo são as despesas que você sabe quais são e sempre são as mesmas. Por exemplo, o aluguel do consultório, pagamento de impostos e a remuneração da sua equipe. Esses itens formam o conjunto de custos fixos, mas saber esta diferença torna a gestão mais eficiente.

Com relação ao custo variável

Aqui, são os gastos que se modificam ao longo do mês conforme o volume de atendimentos e procedimentos que são feitos no seu consultório ou clínica. Portanto, ele tem uma relação direta com o desempenho do empreendimento.

Por exemplo, se você aumenta o número de atendimentos, vai necessitar de mais itens de proteção individual, materiais de higienização, talvez seja necessário arcar com mais custos com folha de pagamento, já que pode necessitar pagar horas extras ou até mesmo adquirir novos equipamentos para expandir serviços.

Por que é tão importante controlá-los?

Se o custo fixo do seu negócio for maior do que o variável. Ou seja, você sabe no começo do mês o quanto precisa arrecadar de forma mais clara para não fechar no vermelho. Pois, é possível dar mais segurança para fazer investimentos.

Além disso, quando absorver esse gasto, o seu lucro pode vir a ser potencializado quando registrar um elevado índice de atendimentos.

Por outro lado, se os variáveis predominarem, você terá de buscar o lucro em cada serviço prestado. Entretanto, você não tem uma margem tão grande para negociar o preço dos seus atendimentos.

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