Finanças organizadas são a receita do sucesso

  • por
Com maior controle financeiro, você poderá se dedicar com maior tranquilidade ao atendimento dos pacientes
Com maior controle sobre as finanças, você poderá dedicar mais tempo ao atendimento dos pacientes

Começar não é tarefa fácil. Dar conta de burocracias que, na maioria das vezes, não são ensinadas na faculdade de medicina, odontologia, fisioterapia ou qualquer outra especialidade exige conhecimento e foco. Logo, o blog do Prontuário Verde também abrirá espaço para trazer sugestões e dicas para que você coloque em prática na sua clínica ou consultório. Quem trabalha na Saúde tem a missão de cuidar e zelar a vida das pessoas. Este fato por si representa uma imensa responsabilidade. Por outro lado, gerenciar seu negócio exige cuidados para que o sonho de montar a clínica ou consultório não se transforme em um pesadelo.

Afinal de contas, os profissionais de saúde acabam atuando como empreendedores. Esta é uma necessidade, porque o mercado exige esse tipo de postura. Inclusive, não só de quem almeja abrir seu próprio negócio, mas dos seus prestadores de serviço.

Sendo assim, a primeira atuação da qual se deve estar atento são as finanças – que é uma das ferramentas contidas entre as funcionalidades do Prontuário Verde. A partir desse controle efetivo, contabilizando tudo que entra e sai da clínica ou consultório, é que se pode conhecer a realidade da clínica ou consultório.

Como fazer esse controle na prática

Lembre-se: gerenciar seu negócio exige cuidados. A primeira ação que você deve adotar para organizar sua vida pessoal e profissional, mas, também, é estabelecer um limite claro entre elas. Portanto, a recomendação inicial para isso é: organize suas finanças e evite misturar gastos. Ou seja, despesas pessoais são diferentes daquelas geradas pela clínica.

Segundo ponto primordial é criar um sistema de conferência de gastos. Ou seja, coloque sempre na ponta do lápis, se for mais tradicional, ou em planilhas todos os custos. Em função disso, reserve de 10 a 15 minutos do seu dia para conferir despesas e receitas daquele dia. Sendo assim, faça uma conferência rápida com relação a esses itens. Porém, uma dica valiosa: não deixe de anotar nada. Você verá, ao longo de um, dois ou até três meses, como tem investido seus recursos.

Em uma planilha, coloque tudo que você recebeu durante o mês no seu negócio. Porém, na outra, faça o mesmo com as suas contas e despesas pessoais. Diante dos seus olhos, ficará mais fácil enxergar itens nos quais poderá economizar daqui para frente.

Seguindo à risca esses itens, que de início podem até parecer simples, mas vão auxiliá-lo a gerenciar o próprio negócio exige uma série de cuidados para que o sonho de montar a clínica ou consultório não se transforme em um pesadelo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *