Saiba como fazer uma boa gestão financeira para aumentar lucros

  • por
Com as finanças arrumadas, você terá mais tempo para se dedicar ao atendimento dos seus pacientes
Com as finanças arrumadas, você terá mais tempo para se dedicar ao atendimento dos seus pacientes

O sucesso para administrar passa por dedicar tempo à tarefa que, na prática, é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, pois não existem milagres ou soluções mágicas. Os problemas não se resolvem por si, mas podemos atuar para solucioná-los o mais rápido possível. Esta máxima, inclusive, vale para outras áreas. De forma objetiva: uma boa gestão financeira aumenta lucros, reduz despesas e escancara problemas de caixa.

Cumprindo requisitos básicos, a clínica ou consultório cresce de forma sustentável a curto, médio e longo prazo. Sendo assim, você terá mais equilíbrio para, no momento certo, dar um novo passo. Entre esses avanços, por exemplo, podem estar o aumento de serviços, atendimentos e procedimentos realizados.

Na postagem anterior, o blog do Prontuário Verde tratou sobre a importância de separar gastos pessoais das despesas da clínica ou consultório. Em função disso, com estes conceitos claros, podemos avançar para implantação de estratégias que melhoram o gerenciamento financeiro.

Inclusive, é importante destacar: isto independente do número de colaboradores. Uma gestão eficaz traz benefícios a qualquer empreendedor e, obviamente, também estão incluídos nesse grupo os profissionais de saúde responsáveis por tocar seus empreendimentos, já que uma gestão financeira aumenta os lucros.

COMO AUMENTAR LUCROS

Certamente você conhece algum profissional de saúde extremamente competente, mas, que, mesmo assim, não teve êxito quando abriu o próprio consultório ou clínica. Na maioria dos casos, por conta de um descompasso financeiro ou por deixar de utilizar um software como o Prontuário Verde, os bons resultados prestados não tornaram este médico, dentista, fisioterapeuta ou nutricionista bem-sucedido na missão de empreender.

A gestão financeira, aliás, é a base para qualquer negócio e poderá determinar, sem sombra de dúvida, a continuidade ou não de um empreendimento. O primeiro passo é passar um pente-fino nas contas, pois uma gestão financeira eficiente aumenta de forma substancial a possibilidade de lucro. Com isso, faça uma análise constante das contas, programe e verifique despesas ou receitas. Não hesite e coloque tudo sempre na ponta do lápis. Faça planilhas e coloque nela cada item gasto ou arrecadado.

Após isso, também estruture um planejamento detalhando todos os seus créditos e cobranças. Siga essa mesma lógica, faça uma planilha contemplando as datas previstas de pagamentos relativos a convênios e pagamentos oriundos por meio de cartão de crédito. Logo, você tenha esse fluxo sempre atualizado. Afinal, assim, poderá programar despesas fixas e variáveis.

Para que a gestão financeira seja realizada da forma mais eficiente possível, é necessário planejar e analisar as finanças constantemente, otimizar os recursos financeiros disponíveis, manter o equilíbrio entre os créditos e as cobranças, manter o controle do caixa e das contas a receber e a pagar.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *