Por que é tão difícil manter as contas organizadas?

  • por
Atenção às finanças deve ser permanente na administração da clínica ou consultório
Mantenha a disciplina para fazer uma boa gestão financeira da clínica ou consultório odontológico

Para responder esta pergunta seria preciso mergulhar no passado e tratar da formação cultural brasileira, mas optamos por outra forma de abordar o assunto. Vamos analisar questões de comportamento e mostrar que, na prática, lidar com as finanças é um problema enfrentado por todas as classes sociais. Logo, você não precisa se sentir culpado por não conseguir manter as contas da clínica ou consultório odontológico como gostaria. Tenha sempre em mente que: a disciplina é determinante para uma boa gestão financeira.

O estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), com apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), lá em 2018, mostrou que o “relaxamento” com as contas está muito presente na população. Segundo a pesquisa, mais de 31% dos consumidores não têm segurança para lidar com dinheiro. Porém, 34% deixam de cuidar das finanças por displicência.

Além disso, 45% evita guardar dinheiro para fazer compras à vista. Ou seja, prefere parcelar. Como consequência, não esperam ter todo o valor em mãos para adquirir os produtos ou serviços.

Outro dado interessante é que, mesmo entre quem faz um controle do orçamento familiar ou doméstico, 59% sentem dificuldade ao executar a tarefa. Ainda acordo com a pesquisa, o maior “vilão” é justamente a falta de disciplina ao administrar gastos.

Evite desculpas, mas tente fazer melhor

Quem faz a gestão de uma clínica ou consultório, em escala maior ou menor, enfrenta os mesmos perrengues de quem tem as contas de casa para administrar. Porém, o maior problema enfrentado por 26% daqueles que sofrem problemas de excesso de gastos é justamente não colocar na ponta do lápis as despesas. O número representa um a cada quatro pessoas entrevistadas.

Para quem precisa, além de atender os pacientes e fazer o cuidado financeiro do seu negócio, a missão acaba sendo ainda mais árdua. Já que o tempo, o bem mais precioso do trabalho de um profissional de saúde, sendo ele dentista, médico, é realmente bastante escasso. Só que você pode encontrar mecanismos alternativos de controle. Inclusive, é bom lembrar que já tratamos disso nas postagens anteriores do blog do Prontuário Verde. Para relembrar, basta clicar aqui.

Entretanto, não subestime essa necessidade de registro dos gastos, porque a memória poderá traí-lo. Não confie cegamente nas contas feitas de cabeça, pois a correria diária também traz consigo despesas que podem surgir. Afinal, especialmente para quem trabalha de forma autônoma precisa estar atento que, a cada mês, os rendimentos devem alterar.

Até em função disso, as pequenas compras representam 57% dos problemas para aqueles brasileiros que não planejam o mês seguinte de forma antecipada. Ou seja, os números demonstram que a disciplina é determinante para uma boa gestão financeira na vida pessoal, mas, também, para o sucesso do seu empreendimento odontológico.

Existem, também, softwares de gestão para auxiliá-lo na administração financeira da clínica ou consultório. Entre eles, por exemplo, está o Prontuário Verde.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *