NÃO FIQUE NO VERMELHO.Saiba como evitar o descontrole das finanças DA SUA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

  • por
AS FINANÇAS DA SUA CLÍNICA ODONTOLÓGICA.
Os números precisam ser interpretados com clareza e cautela na hora de administrar a clínica ou consultório

As finanças de qualquer clínica ou consultório (seja ela médica, odontológica ou mesmo o consultório de um nutricionista) são diferentes das pessoais e vice-versa. Por exemplo, você, pessoa física, pode estar com dívidas e o seu negócio ir bem. O contrário também pode ocorrer. Claro que o ideal é a saúde financeira de ambos e, em parte, estão atrelados. Só que apenas é possível fazer essa separação se você tiver um controle muito rígido nesse aspecto.

Porque se as suas finanças forem bagunçadas e isso se estender para a clínica ou consultório, você vai quebrar. Portanto, o ideal é que tenha em mãos sempre o que entra e o que sai, bem como onde você está aplicando esse dinheiro. Tenha todos os seus custos separados e as receitas, também.

Apenas assim será possível saber se o seu empreendimento está te trazendo lucro ou prejuízo.

A desorganização pode ocasionar uma falsa sensação de que as coisas podem estar indo bem ou mal, mas que não necessariamente se refletem na prática.

Em números

Conforme dados divulgados pelo Sebrae, 48% dos empreendedores reclamam do aumento de custos que, por vezes, ultrapassam o valor das receitas arrecadadas.

Só que, sem um controle muito rígido, sobre todos os valores que entram e saem, é praticamente impossível evitar desperdício do seu dinheiro.

Portanto, a tecnologia é uma grande aliada, mas você pode melhorar esse fluxo utilizando planilhas no Excel. Nelas, faça um acompanhamento de despesas e gastos, tanto seus quanto da clínica.

Afinal, na faculdade, não aprendemos sobre a gestão de negócios e dele é que vem nosso sustento para a maioria dos profissionais de saúde, que também são empreendedores.

Gestão pessoal é diferente

Aqui, vamos sugerir duas dicas que valem ouro. Para não se perder, estabeleça um cálculo com base no que você costuma gastar e ter conforto. Faça desde o seu salário mensal. E planeja sua vida pessoal com base nele.

Além disso, tenha sempre uma reserva financeira, seja para a clínica ou para alguma emergência pessoal, que ninguém está livre. Assim, você evita de tirar dinheiro do seu negócio para cobrir despesas externas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *