Ticket médio: A importância desse indicador para o seu negócio

Entre os principais indicadores, está o Ticket Médio, que mostra se a sua clínica está tendo lucro ou prejuízo
Entre os principais indicadores, está o Ticket Médio, que mostra se a sua clínica está tendo lucro ou prejuízo

Para uma boa gestão na clínica ou consultório, é fundamental a medição de resultados com os indicadores de desempenho. Entre os principais indicadores, está o Ticket Médio, que mostra se a sua clínica está tendo lucro ou prejuízo. Continue a leitura e entenda melhor como funciona esse indicador.

Pois, estes são usados para acompanhar a saúde financeira do seu negócio e servem também para compreender o comportamento do paciente. 

O que é ticket médio? 

Podemos definir ticket médio de uma clínica por serviço ou paciente atendido. Ou seja, é o valor médio gasto por cada paciente na sua clínica, em um período pré-definido. Essa medição influencia na quantidade de exames adquiridos, descontos, promoções do consultório, entre outras ações.   

O ticket médio também serve como critério para outras tomadas de decisões que parecem muitas vezes pequenas, mas quando analisadas, podem reduzir prejuízos e otimizar o lucro da sua clínica.    

Diante disso, é importante manter a documentação dos gastos, dos planejamentos e de como os pacientes conheceram a clínica. Pois, a partir desses dados é viável o estudo e o aumento do ticket médio do seu negócio.   

Como fazer o cálculo do ticket médio? 

Para calcular o valor do ticket médio você deve definir um período, que pode ser por dia, semana ou mês. Também verifique a quantidade de atendimentos e o valor registrado do recebimento dos procedimentos realizados.   

Por fim, faça a divisão do valor final do faturamento pelo número de pacientes atendidos.  

Assim, percebemos que o ticket médio sustenta uma relação direta com o nicho de mercado que o consultório atende. Portanto, lembre-se que é essencial analisar regularmente se os números estão positivos ou negativos.   

Saiba Mais: Como calcular o Retorno de Investimento na sua clínica ou consultório 

o ticket médio pode ser benéfico para a sua clínica  

Podemos perceber durante a leitura que o ticket médio é um dos indicadores essenciais para a saúde financeira da sua clínica. Diante disso, é possível verificar que o cálculo acontece a partir da divisão do valor do faturamento pelo número de pacientes atendidos.   

Assim, muitas das metodologias para aumentar o ticket médio pode ser adaptada para o seu negócio, como:

Bom relacionamento com o paciente 

Primeiramente, é fundamental ter um bom relacionamento com os pacientes. Pois, eles necessitam se sentir em sua própria casa, ter certeza que o atendimento está sendo realizado o melhor possível. Também é interessante instiga-lo a se comunicar, dar sugestões que podem agregar para à clínica.       

Portanto, lembre-se que os pacientes buscam resolver suas necessidades da melhor maneira possível, por isso, deve ser considerado o seu lado humano, com um atendimento de excelência.      

Além disso, o que colabora para um bom relacionamento é a imagem da sua clínica, através de um ambiente confortável. Pois, invista em cores adequadas e móveis aconchegantes.   

Saiba Mais: A importância do atendimento humanizado 

Ofereça produtos e serviços 

Além do bom relacionamento com o paciente, outra forma possível de aumentar o ticket médio do seu consultório é o oferecimento de algumas coisas que podem satisfazer o cliente. Por exemplo, procure variar as especialidades, aumentar os procedimentos, atender mais convênios.  

Também aumente a oferta de produtos e serviços, pois, isso faz com que os pacientes já fidelizados não pensem em outros locais para consultas.    

Faça parcerias com outros profissionais de saúde 

Existem muitas especialidades na medicina, e seus pacientes podem chegar até você através de diversas situações. Por isso, é apropriado desenvolver uma parceria com outros profissionais de saúde.  

Dessa forma, você terá quem indicar para seus pacientes, assim como o seu trabalho pode ser referenciado pelos colegas de profissão. Esse modo ajuda a otimizar o ticket médio, fazendo com que conquiste a fidelização dos clientes. 

Use a tecnologia

Atualmente a tecnologia é uma aliada para aumentar o ticket médio. Essa métrica pode ser calculada por um software de gestão. Através deste sistema o profissional de saúde pode salvar os dados dos seus pacientes com segurança, enviar mensagens de forma automatizada, gerar relatórios e ter o prontuário eletrônico do paciente de forma acessível.   

Além disso, é possível oferecer os seus serviços e agendamentos por e-mail, Whatsapp, facebook e instagram. O software permite controlar os valores recebidos em dinheiro, depósitos, cheques e qualquer outra forma de pagamento. Ou seja, com o software de gestão digital você terá informações precisas na palma da sua mão, acessando e realizando o controle da sua clínica em qualquer local.   

Saiba Mais: Fatores importantes que ajudam a escolher um software de gestão 

Então! Gostou das dicas?  Logo, compartilhe-as em suas redes sociais e acompanhe o blog Prontuário Verde.   

Compartilhe:

1 comentário em “Ticket médio: A importância desse indicador para o seu negócio”

  1. Pingback: CIRURGIÃO-DENTISTA EMPREENDEDOR: Sua clínica odontológica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *