Como um software médico digital pode otimizar a Atenção Primária à Saúde

 A Atenção Primária é a base do nosso sistema de saúde.
A Atenção Primária é a base do nosso sistema de saúde.

A Atenção Primária é a base do nosso sistema de saúde. Pois, funciona como a primeira linha de atendimento na comunidade, ou seja, costuma ser o primeiro contato do profissional de saúde com o paciente.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o atendimento primário à saúde pode ajudar a aumentar a expectativa de vida da população em 3,7 anos até 2030. Logo, trata-se de um serviço essencial do sistema de saúde, porque ajuda a evitar a superlotação de unidades de pronto-atendimento e hospitais. 

Porém, a atenção primária à saúde deve ser sempre aperfeiçoada, para atender o objetivo principal que é o melhor atendimento à comunidade. Por isso, a tecnologia se torna um forte aliado aos cuidados primários. 

Neste post, você vai saber como um software médico digital pode otimizar a Atenção Primária à Saúde.

A importância da Atenção Primária à Saúde (APS)

A Atenção Primária à Saúde é uma abordagem de saúde de toda a sociedade com o objetivo de garantir o melhor atendimento possível, concentrando-se nas necessidades das pessoas. 

Saiba Mais: Como implantar a jornada do paciente na sua clínica

Pois, antes de procurar um especialista, é possível solucionar muitas questões na atenção primária à saúde. Desse modo, serve como uma espécie de triagem, que quando necessário encaminha  o paciente para um atendimento especializado.

Por isso, como destacamos, a principal função da atenção primária à saúde é oferecer assistência integral e de alta qualidade aos pacientes. Assim, uma boa gestão torna a APS mais eficiente. Portanto é crucial tornar os sistemas de saúde mais resilientes e preparados para situações de crise, com um papel importante na detecção precoce de doenças.

A Atenção primária à saúde no Brasil

A Atenção Primária à Saúde no Brasil segue os padrões determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS),onde os serviços de saúde são agrupados de acordo com a complexidade e ações essenciais para promover, restaurar ou preservar a saúde da população.

Pois, serve como porta de entrada de todo o Sistema Único de Saúde (SUS), que utiliza a APS como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde mais próxima da população.  

No Brasil, existem programas relacionados à atenção básica criado pelo Ministério da Saúde. Entre as ações está a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que oferece serviços multidisciplinares à população, como consultas, exames, vacinas, radiografias, entre outros procedimentos, através das Unidades Básicas de Saúde(UBS)

Segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 42 mil unidades básicas de saúde com 1.229 equipes destinadas à Atenção Primária de Saúde.   

Os níveis Secundário e Terciário

Como já vimos, a APS, é vista como a base para os cuidados com a saúde. Mas, também é possivel trabalhar esse sistema de organização com os níveis Secundário e Terciário, que evoluem conforme a complexidade da situação do paciente.

Secundária

Constitui-se a Atenção Secundária pelos serviços especializados encontrados em ambulatórios e hospitais. Pois, este nível envolve serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência. 

Neste atendimento, o processo de atendimento é mais personalizado e fortalece os cuidados necessários para a recuperação da saúde. Nestes casos, utilize-se esses recursos digitais para atender o paciente.

Terciária

A Atenção Terciária é um atendimento que acontece quando o paciente necessita de atendimento especializado ou de tratamentos que envolvem processos mais refinados.

Nessa fase, os profissionais de saúde são capacitados para fazer intervenções que interrompam casos que colocam a saúde do paciente em risco. Pois, isso acontece nas áreas que atendem a altos riscos, como diálise, neurologia, cardiologia, oncologia, entre outras especialidades.

Como colocar a APS em prática na clínica ou consultório

Para implantar a Atenção Primária à Saúde em uma clínica ou consultório, primeiramente é preciso ter um cadastro completo de pacientes. Pois, assim é possível que o profissional de saúde monitore e acompanhe toda a evolução do quadro clínico do paciente. 

Portanto, é importante armazenar as informações do cadastro de forma segura. Por isso, a tecnologia se torna fundamental  para que esse trabalho seja feito com qualidade.

Como a tecnologia pode beneficiar a Atenção primária à saúde

Sabemos que a tecnologia desempenha um papel importante também na área da saúde e na atenção primária.  

Pois, seja no atendimento preventivo, ou nos cuidados curativos, a tecnologia pode ser um recurso a ser aplicado. Neste caso  as ferramentas tecnológicas colaboram com os cuidados, assim garante a continuidade entre a atenção primária e atenção especializada. 

Além disso, os avanços digitais permitem que os profissionais de saúde tenham armazenado  informações sobre as condições e histórico do paciente. Com isso, é possível que compartilhe esses dados e  também melhore a qualidade no atendimento na clínica ou consultório.   

A tecnologia permite que o paciente se torne mais consciente dos possíveis problemas e escolha a forma de contato com o profissional de saúde. Pois, através de sistemas automatizados de SMS, Whatsapp, aumenta a interação com lembretes de consultas que auxiliam na redução da falta de atendimentos.

Software Médico Digital: Todos as informações em um clique

Para causar um impacto na Atenção Primária à Saúde, a tecnologia digital deve ter um acesso seguro, simples e confiável. Por isso, o software médico digital se torna muito eficiente no dia a dia da clínica ou consultório.  

Com o sistema todos os dados do paciente são armazenados. Ou seja, pode customizar o prontuário de acordo com as necessidades, assim, facilita o atendimento. Além disso, um software digital oferece um serviço com certificação e segurança para evitar perda e extravio de informações.         

Saiba mais: Por que você realmente precisa do Prontuário Odontológico Digital?

Com o software médico digital o profissional de saúde tem o controle das finanças da clínica ou consultório. Pois, o sistema oferece emissão de boletos bancários de forma simples, os cálculos para pagamentos de contas pode ser feita de forma automática e ainda pode contar com uma lista de pacientes inadimplentes. 

E todo esse sistema na palma da sua mão com acesso no computador ou mesmo no telefone celular. Por fim, o software médico digital ajuda o profissional de saúde a ter uma atenção primária à saúde de qualidade.  

Você utiliza um software médico digital na sua clínica ou consultório? Procure fazer um teste gratuito e perceba como facilitar o seu trabalho. E siga acompanhando o Blog Prontuário Verde e compartilhe os posts nas redes sociais. 

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