Do papel ao online: Saiba como funciona a receita médica digital

Em tempos de tecnologia avançada, a receita médica digital tornou-se uma realidade em clínicas ou consultórios.
Em tempos de tecnologia avançada, a receita médica digital tornou-se uma realidade em clínicas ou consultórios.

Em tempos de tecnologia avançada, a receita médica digital tornou-se uma realidade em clínicas ou consultórios. Pois, ocupando o lugar das receitas de papel, a opção online, contribui no dia a dia dos profissionais de saúde nas mais diversas especialidades. 

A receita médica digital agiliza o trabalho e facilita o atendimento aos pacientes ao possibilitar uma maior segurança com as informações do paciente. Assim segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além disso,  com a eliminação do papel oferece economia para quem administra um consultório.  

Saiba mais: LGPD: Saiba como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados

Portanto, para conhecer melhor sobre como funciona a receita médica digital.

Mas, o que é a receita médica digital?

A receita médica digital é uma prescrição online encaminhada aos pacientes e também às farmácias. Conforme a portaria nº 467 do Ministério da Saúde, publicada em 20 de março de 2020, para validar a receita digital o profissional de saúde deve ter o Certificado Digital credenciado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).      

Pois, pode emitir esse documento no formato PDF, é compatível com grande parte dos sistemas digitais, assim garante seu acesso e compartilhamento por diversos meios como, WhatsApp,  e-mail e SMS.

Além disso,  o paciente pode acessar a receita médica digital pela internet, sem a necessidade de ter o prontuário impresso. Portanto, ao comprar o remédio na farmácia,  essa receita é verificada pelo farmacêutico.   

Como funciona

Para compreender melhor esta forma de receita dispensa o uso do papel. Assim, o profissional de saúde pode emitir o documento de qualquer local com sinal de internet. Pois, após a digitação e autenticação da receita, encaminha-se para as farmácias através do sistema de nuvem e anexada à pasta do paciente.  

Porém,  é importante utilizar um software digital integrado com uma plataforma médica. Com isso, será possível agilidade no trabalho dos profissionais de saúde e também simplifica o processo de criação de receitas e atendimento.  

Importante destacar que de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é possível ser prescritos por receitas digitais remédios antimicrobianos e medicamentos controlados, como, ansiolíticos, antidepressivos, antidepressivos, antipsicóticos, anticonvulsionantes e controladores de hormônios. 
Além disso, conforme a Resolução de nº 357/2020, fica autorizado temporariamente, estender as quantidades máximas de medicamentos de controle especial, assim possibilita entregas a domicílio desse tipo de remédios.

Importante validar a receita médica digital

Como destacamos no início do texto, para validar e emitir a receita médica digital, os profissionais de saúde devem ter um certificado emitido pela ICP Brasil e também assinatura digital.  

Além  disso, o Governo Federal em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Federal de Farmácia (CFF), disponibiliza o site  Validador de Documentos Digitais. 

Pois, neste site, os profissionais de saúde, pacientes e farmacêuticos podem validar as receitas digitais, atestados, relatório médico e solicitações de exames. Para fazer a validação desses documentos, basta acessar o site assinaturadigital.iti.gov.br/. 

Saiba mais: abra as portas da sua clínica odontológica para o certificado e assinatura digital

Economia, agilidade e segurança…

A receita médica digital é um sistema que oferece benefícios para os profissionais de saúde e  pacientes. 

Pois, entre essas vantagens está a possibilidade de gerar um documento com certificado digital com mais segurança, assim evita a chance da emissão de receitas falsas. Além disso, a receita médica digital é enviada ao paciente de forma segura, onde somente ela possa acessar através de login e senha. 

O profissional de saúde pode emitir a prescrição e renovar a receita no momento em que receber os exames, sem a presença do paciente, com isso, ajuda a reduzir o tempo de atendimento. 

Pois, também auxilia na saúde financeira da clínica ou consultório. Imagine não ter a necessidade de imprimir as receitas, além do mais, com a redução do uso do papel, a clínica ou consultório vai colaborar com o meio ambiente. 

Saiba mais: Sustentabilidade: Como a sua clínica pode colaborar com o meio ambiente

Todas essas vantagens com um software médico digital

Como podemos perceber, a tecnologia permite que os profissionais de saúde digitalizem as receitas e otimizem o atendimento e o dia a dia da clínica ou consultório. Por isso, é importante investir em softwares que auxiliem tanto na gestão interna quanto nos atendimentos ao paciente. 

Pois, com o software médico digital melhora o trabalho dos profissionais de saúde e conforto ao paciente. Além disso, mostra que a clínica ou consultório atua com o objetivo de contribuir com o bem-estar e aumentar as chances de alcançar excelentes resultados.  

Assim como,  é possível encontrar todo o histórico clínico do paciente, diagnósticos, tratamentos, prescrições, exames e documentos emitidos. Além de garantir a consistência e a humanização no atendimento. 

Por fim, a receita médica digital se tornou uma ferramenta importante e como vimos, oferece muitos benefícios para os profissionais de saúde. 

Se você deseja ler outros textos sobre gestão de clínicas ou consultórios, siga o Prontuário Verde também no Facebook e Instagram!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *