Relatório Médico: Saiba qual a importância e porque a tecnologia pode ser uma aliada

Relatório Médico: Saiba qual a importância e porque a tecnologia pode ser uma aliada
O relatório médico está sempre presente no trabalho do profissional de saúde.

O relatório médico está sempre presente no trabalho do profissional de saúde. Afinal, este tipo de documento é muito solicitado pelos pacientes para o ganho de benefícios sociais. 

Pois esse relatório é uma descrição abrangente que inclui o histórico médico e detalhes sobre um paciente quando ela é consultada com um prestador de serviços de saúde. Assim, eles  são úteis por várias razões e para todas as partes, como prestadores de serviços de saúde, companhias de seguros e até mesmo os pacientes. 

Por isso, saiba mais sobre a importância do relatório médico para os profissionais de saúde e também para o seu paciente.

O que é relatório médico

Trata-se de um documento oficial escrito por um profissional de saúde sobre o estado clínico do paciente. Esse documento possui validade jurídica, aborda tratamentos e evolução, utilizado também para análise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cobertura de planos de saúde e autorização de benefícios.  

Esse relatório pode ser usado quando o paciente decide trocar de profissional de saúde ou unidade médica, por isso, é importante que o histórico seja completo para dar continuidade no tratamento.  Além disso, podem incluir notas de admissão, serviços, pré-operatórias, operatórias, pós-operatórias, procedimentos, registros de partos, pós-parto e de alta. 

Saiba mais: EHR e EMR: O que você precisa saber sobre os registros eletrônicos de saúde

Por que esse relatório é importante?

Como podemos ver é um documento que representa o direito do paciente e também um dever legal do profissional de saúde. Pois, trata-se de uma obrigação prevista no artigo 91, do Código de Ética Médica. 

Podemos destacar que seu emprego jurídico pode prever dois tipos de relatórios: Relatório Médico Legal e Relatório Médico para INSS

O Relatório Médico Legal é elaborado para descrever a perícia médica diante de solicitações específicas, ou seja, serve para atender a questões jurídicas, como por exemplo, um inquérito policial. Pois, no Relatório Médico para o INSS elabora-se um registro geral sobre o histórico, consultas e tratamentos do paciente. 

Tem como objetivo solicitar benefícios junto ao INSS e o pedido da documentação é feito geralmente pelo próprio paciente. Por isso, um relatório médico bem elaborado e organizado mostra a qualidade do atendimento realizado pelo profissional de saúde, faz com  que o paciente tenha tranquilidade, que esse documento terá informações fiéis ao tratamento.   

As determinações do CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui medidas sobre a solicitação do relatório médico e sua elaboração. Conforme o Conselho, o profissional de saúde deve atestar as informações essenciais sobre o paciente sempre que requisitado.    

Essas informações podem variar conforme a finalidade do pedido da emissão do relatório, mas pode conter dados como resultados dos exames, diagnósticos, prognósticos, condutas terapêuticas, limitações físicas entre outros.

Além dessas informações, o profissional de saúde pode fazer sugestões caso entenda que seja necessário. Nesse caso pode incluir no relatório, afastamentos, tempo de repouso ou até mesmo aposentadoria do paciente. 

Como elaborar o relatório médico

Pois, quando o profissional de saúde recebe uma solicitação para fazer um relatório médico, é preciso atentar-se a alguns detalhes importantes. Logo, comece pelos dados básicos, preencha os dados de forma clara, legível e detalhada. 

Além disso, faça a descrição do caso, conforme a finalidade do relatório, as informações podem mudar um pouco. Nesse caso, siga à Resolução do CFM, Nº 1.851, que apresenta orientações sobre os dados a serem incluídos no documento.  

Por fim, realize orientações apenas se for estritamente essencial, pois, lembre-se que não é possível fazer juízo de valor sobre o caso, a decisão final cabe ao perito.

Saiba mais: Do papel ao online: Saiba como funciona a receita médica digital

Relatório Médico – A tecnologia como aliada nesse processo

A tecnologia pode se tornar uma forte aliada na elaboração de um relatório médico. Pois, através de um software médico digital esse relatório será sempre completo e preciso. Além de conseguir enviar diretamente para o paciente, onde ele estiver.  

Com o auxílio do Prontuário Verde, o profissional de saúde tem acesso a todas as informações importantes de forma simples, ágil e na palma da sua mão. Somado a isso, é possível gerenciar o setor financeiro da sua clínica ou consultório com praticidade e segurança, com a assinatura de forma digital dos seus registros, pelo certificado digital (e-CPF). 

Saiba mais: Saiba porque o Prontuário Verde é o software digital certo para o seu consultório odontológico

Por isso, não perca tempo, tenha a sua clínica na palma da sua mão. Conheça o Prontuário Verde e faça o seu teste por 7 dias. Siga-nos no facebook e também no Instagram.     

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *