10 Requisitos de um prontuário odontológico digital segundo o especialista DR. GIanFRANCO BARBERIO

10 REQUISITOS DE UM PRONTUÁRIO ODONTOLÓGICO DIGITAL
Procure um software para prontuário odontológico digital que seja supercompleto e de fácil utilização

A tecnologia avança a passos largos em todas as áreas, nossos carros, casas, eletrodomésticos, smartphones, prontuários e tudo mais está conectado. Até mesmo as pessoas estão conectadas pelas redes sociais que nos fazem ter acesso a informações e nos conectam em tempo real. Então, porque não ter isso em nossa clínica ou consultório? 

Não é possível pensar em construir um futuro tanto pessoal quanto profissional sem considerar esta questão. Pois, no início pode não parecer uma tarefa fácil, mas utilizando as ferramentas certas isso pode ser sim facilitado e feito com segurança. 

Nenhum futuro foi construído com insegurança, por isso, é hora de você acreditar que isto é possível e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que se realize. Se você quer o melhor para a sua clínica odontológica, essa é a hora de “arregaçar as mangas” e não desistir.

A linha de chegada te aguarda com novas conquistas pela frente. Portanto, cirurgião-dentista, não desanime por nada e pense no futuro da sua clínica e saiba quais são os requisitos na hora de escolher um prontuário odontológico digital, com as dicas do Dr. Gianfranco Barberio, CRO/RS 12235, especialista em Odontologia Legal e Perito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Saiba: Por que você realmente precisa do Prontuário Odontológico Digital? 

Comece certo! 

Procure um software para prontuário odontológico digital que seja supercompleto e de fácil utilização, afinal de contas somos cirurgiões-dentistas e não experts em informática. Por isso, não se esqueça que o smartphone mais famoso do mundo tem apenas um botão. 

Pois você deve estar se perguntando: como vou escolher o melhor software entre tantos disponíveis no mercado? Não se preocupe, vou lhe ajudar a identificar os principais pontos que um sistema de prontuário odontológico digital deve ter, assim, tendo como base os requisitos exigidos pelos principais órgãos regulamentadores e especialistas em gerenciamento de clínicas e consultórios. 

Segundo o Dr. Gianfranco Barberio, estes são os principais requisitos para a escolha do melhor software de prontuário odontológico digital: 

  1. Escolha um software com tecnologia de armazenamento em nuvem, que possibilite acessar a sua agenda, dos seus colegas e os prontuários dos pacientes de onde estiver, pois, seja de um computador ou mesmo do telefone celular. Garanta a flexibilidade de agendar pacientes ou compromissos, acessar prontuários, emitir receitas, mesmo estando longe do seu consultório. 
  1. Verifique se o software proporciona uma agenda personalizada, onde você possa identificar os dias de atendimento, definir os tempos de consulta ou mesmo exceções a estas regras. Uma opção interessante é a possibilidade de criação de uma lista de espera de pacientes aguardando antecipação de atendimento. 
  1. Comunicação direta com o paciente é essencial! Prefira um software que tenha confirmações automáticas de consulta pelo WhatsApp, economizando o tempo da sua secretária. Utilize-o também para manter um bom relacionamento com os pacientes, enviando lembretes de retorno a consultas, felicitações em datas especiais, avisos importantes, etc. 

Prontuário odontológico digital: tratamentos de forma compartilhada

  1. O prontuário do paciente deve ter todos os tratamentos de forma compartilhada com a equipe que trabalha com você, estejam eles no mesmo local ou em diferentes unidades de atendimento. 
  1.  Portanto, preste atenção se o software possibilita emitir receitas de forma online, atestados, declarações ou outros documentos e que estes fiquem salvos dentro do prontuário. 
  1. O uso de um odontograma digital no prontuário odontológico digital possibilita o panejamento dos seus tratamentos de forma fácil e intuitiva.  
  1. Outra dica importante é o uso de questionários de anamnese previamente configurados. Existem softwares que emitem alerta inteligentes de acordo com às condições de saúde do paciente que requerem cuidados especiais.  

Saiba: Anamnese Odontológica: Por que digitalizar essas informações pode ser a melhor escolha 

Anexos, gestão financeira e convênios

  1. O software deve permitir salvar as fotografias de seus tratamentos, anexar qualquer tipo de exame ou documento, e o mais importante, que não tenham limites de armazenamento de imagens.  
  1. Escolha um sistema de prontuário que possibilite a gestão financeira, elaborando orçamentos dos tratamentos vinculados ao paciente, que emita boletos, controle entradas e saídas do caixa, calcule pagamentos dos profissionais que trabalhem com você, confira valores recebidos em dinheiro, cartões de créditos, transferências e PIX, controle de impostos e emissão de recibos. 

Além disso, se você trabalha com convênios, prefira os sistemas que possuem este recurso integrado. Isto facilitará a gestão através do lançamento das guias, conferência dos repasses dos planos de saúde e elaboração dos recursos, evitando as glosas.

10. Validade jurídica, já ouviu falar? Sabia que para descartar prontuários em papel e usá-los de forma totalmente digital existem diversas regras que precisam ser seguidas? O sistema de prontuário eletrônico deverá permitir que você assine digitalmente seus registros, utilizando seu certificado digital (e-CPF). Tudo isso deverá estar de acordo com a Lei do Prontuário Eletrônico (Lei nº 13.787) e a Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD” (Lei nº 13.709).

Pronto para mudar a rotina da sua clínica com o prontuário odontológico digital? 

Agora que você já sabe o que é importante para identificar a melhor opção para um prontuário odontológico digital, aplique estas informações, faça a melhor escolha e altere a rotina da sua clínica ou consultório.  

E lembre-se que o prontuário odontológico digital colabora para o aumento da produtividade dos serviços oferecidos pela clínica ou consultório odontológico, assim reduz custos, e você não precisará investir em materiais que não tem retorno. Além disso, você terá segurança de todas as informações inseridas no sistema.  

 Sem dúvida, você vai concluir que a integração com a plataforma eletrônica é a peça-chave que faltava para o seu consultório ou clínica. 

Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar os posts sobre gerenciamento de consultório odontológico no Blog Prontuário Verde.   

Bom futuro! 

Compartilhe:

3 comentários em “10 Requisitos de um prontuário odontológico digital segundo o especialista DR. GIanFRANCO BARBERIO”

  1. Pingback: DIGITALIZAR OS PAPÉIS DA SUA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

  2. Pingback: Transformação digital na odontologia. Inovação na sua clínica

  3. Pingback: Contratos e termos digitais para a sua clínica odontológica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *