Comunicação na Odontologia: “Quem não se comunica se trumbica”

a comunicação é crucial para promover a confiança e maximizar a imagem da sua clínica ou consultório odontológico.
A comunicação é crucial para promover a confiança e maximizar a imagem da sua clínica ou consultório odontológico.

O apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, sempre foi o mestre na comunicação. E com o eterno bordão “Quem não se comunica se trumbica”, alertava sobre a importância de se comunicar para conquistar grandes oportunidades.     

Pois, a frase do “velho guerreiro”, é uma premissa cada vez mais válida no mundo globalizado que estamos vivendo, e isso vale para a odontologia. Logo a comunicação é crucial para promover a confiança e maximizar a imagem da sua clínica ou consultório odontológico.  

Então, veja como você, cirurgião-dentista, pode aumentar o desempenho da sua clínica e ganhar nota 10 no quesito, comunicação.

Porque a comunicação é importante para o cirurgião-dentista? 

O resultado de uma boa comunicação pode afetar diretamente nos resultados e objetivos da sua clínica odontológica. Pois, com uma comunicação eficaz, é possível conseguir a satisfação do paciente, e tornar o trabalho mais eficiente.

Entrosamento da equipe odontológica  

Como cirurgião-dentista e proprietário da sua clínica, você pretende conhecer todas as formas de ser eficaz com a sua comunicação, tanto com os pacientes, quanto com a sua equipe.  

Pois, uma comunicação clara e entrosada entre a equipe odontológica está entre os principais componentes que garantem que o dia a dia do seu consultório funcione de forma harmoniosa.   

Por isso, procure uma abertura com a sua equipe. Faça que eles se sintam mais próximo de você.  É importante também que mostre que não é meramente solidário, coloque-se no lugar deles para entendê-los melhor.   

Além disso, promova a igualdade no consultório, pois, embora você seja o cirurgião-dentista e proprietário da clínica, você precisa aprender a valorizar a contribuição de toda a sua equipe.      

Lembre-se que quando a comunicação e o entrosamento da equipe funcionam, a sua clínica funcionará de forma organizada e harmoniosa, refletindo no atendimento ao paciente.

A comunicação entre o cirurgião-dentista e o paciente

De todas os compromissos em seu consultório odontológico, uma das mais importantes e fundamentais é a construção de um relacionamento com o seu paciente.   

Diante disso, o sucesso da sua clínica depende da capacidade de compreender o seu paciente como indivíduo, conhecer as suas necessidades e orientá-lo para uma decisão que seja do seu melhor interesse.    

Para que isso aconteça, procure prestar atenção nos detalhes e considere as necessidades de seus pacientes. Reserve alguns minutos para ouvi-los, ajude-os a compreender o que está acontecendo, ou seja, passe segurança, tranquilidade no momento da consulta.    

Além disso, mantenha o contato após a consulta, pois, isso demonstra cuidado e atenção com o paciente.  Esse momento é importante para que o cirurgião-dentista reforce os cuidados necessários para a recuperação.  

Saiba mais: Cirurgião-Dentista: você sabia que o atendimento ao paciente pode continuar após a consulta? 

Os principais benefícios de uma boa comunicação com o paciente

Uma comunicação eficaz não é boa apenas para os pacientes, mas, também para o crescimento da sua clínica ou consultório odontológico. Pois, podemos perceber que uma boa comunicação repercute na qualidade e aderência ao tratamento, na redução das queixas, além de melhorar o vínculo e possibilitar uma maior proximidade entre o cirurgião-dentista e o paciente.  

Além disso, ajuda o cirurgião-dentista a ter melhor compreensão dos anseios, medos e questionamentos do paciente, assim, tende a ser mais exato na descrição dos sintomas, o que permite a elaboração de um diagnóstico preciso. 

Uma boa comunicação também contribui com a redução da taxa de desistência, pois, quando os pacientes não comparecem a consulta, pode existir dificuldades em cumprir metas, afeta na organização da agenda e tempo dos funcionários da clínica.

Como a tecnologia pode auxiliar na comunicação da sua clínica odontológica 

Sabemos que cada vez mais a tecnologia é importante para o setor odontológico já que permite a utilização das mais variadas ferramentas, sendo uma delas os softwares de gestão.  Através desses sistemas é possível ganhar tempo, reduzir custos e também na comunicação com paciente.    

Pois, um consultório odontológico que emprega a tecnologia, mostra que está atualizado aos mais novos avanços tecnológicos, isso, gera confiança dos pacientes. Além disso, como está ligada a comunicação,  é possível estreitar a relação com o paciente, através de mensagens de texto, e-mails, lembretes de agendamento e whatsapp.

Agilidade na agenda do paciente  

Também é importante destacar que um dos aspectos mais importantes no gerenciamento da clínica é a garantia que o tempo seja usado corretamente, priorizando tarefas, isso pode ser otimizado quando os agendamentos de pacientes são realizados de forma correta e rápida.  

Para otimizar esse processo, é possível empregar o uso de diversos recursos tecnológicos, como, por exemplo, um software odontológico digital. Pois, nesse momento, utilizar recursos que automatizam esse agendamento pode ajudar na captação de novos pacientes para a sua clínica ou consultório odontológico.    

Com a tecnologia, é possível que o paciente agende uma consulta de forma online, assim, pode fazê-lo a qualquer momento do dia, mesmo quando a clínica não estiver funcionando. Além disso, você pode realizar cortes nos custos operacionais, dessa forma, a partir das economias, é possível fazer investimentos para a sua clínica.    

Saiba mais: Está na hora de digitalizar os papéis da sua clínica para um software odontológico 

Então, para se comunicar cada vez mais com os seus pacientes, procure sempre estar atualizado, implemente novas tendências, invista em um software odontológico digital que atenda às suas necessidades de comunicação.  

Utilize um sistema que auxilie no envio de mensagens de campanhas de e-mail, SMS e Whatsapp. Assim será possível realizar uma relação mais próxima com o seu paciente, além de conquistar novos clientes.  

E siga a máxima do apresentador Chacrinha. “Quem não se comunica se trumbica.”     

Confira os posts sobre gestão e administração de clínicas ou consultórios odontológicos no blog Prontuário Verde.    

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *