Cirurgião-dentista: Você sabia que a pesquisa de satisfação ajuda no crescimento da sua clínica odontológica?

uma das formas de saber a opinião do seu paciente é a pesquisa de satisfação.
uma das formas de saber a opinião do seu paciente é a pesquisa de satisfação.

Ao realizar um atendimento, a satisfação do paciente é fundamental na avaliação e para a melhoria de serviços na sua clínica odontológica. Pois, como cirurgião-dentista e proprietário do consultório. Você precisa entender e procurar atender as necessidades de seus clientes e mantê-los satisfeitos e também atrair novos pacientes. E uma das formas de saber a opinião do seu paciente é a pesquisa de satisfação.

Um processo que ajuda você a tomar decisões e obter resultados significativos na sua clínica odontológica. Por isso, continue a leitura e saiba como fazer uma boa pesquisa de satisfação pode ser usada a seu favor.

Vale a pena desenvolver pesquisas de satisfação? 

A pesquisa de satisfação consiste na aplicação de um questionário que busca conhecer melhor o seu paciente e também para  levantar informações estratégicas para o aumento de um negócio.

Pois, com esses dados, é possível conseguir muitos benefícios para a sua clínica ou consultório odontológico.  Por meio desta pesquisa, você não perde tempo desenvolvendo estratégias que não competem a sua clínica ou com o perfil do seu público. Assim, suas ações serão mais apuradas e com resultados positivos. 

Além disso, as pesquisas permitem que você mantenha seu paciente fiel aos serviços prestados na clínica. Visto que, pacientes satisfeitos com o tratamento recebido são os melhores porta-vozes do seu negócio no mercado.

 Com isso, você melhora o relacionamento com o paciente e consegue crescer no mercado odontológico.  Portanto com esses benefícios vale a pena você desenvolver uma pesquisa de satisfação na sua clínica ou consultório.   

Saiba Mais: A relação entre o cirurgião-dentista e o paciente 

Como fazer uma pesquisa eficiente 

Para realizar uma pesquisa de satisfação, é importante considerar alguns pontos com o seu paciente. Ou seja, deve estar relacionado às estratégias para motivá-los a colaborar com a sua clínica. Portanto, após a consulta, informe a eles que a clínica ou consultório odontológico está realizando um planejamento estratégico que possibilitará melhorias no atendimento. 

Faça-os sentir parte da melhora desse serviço. Mostre como esse planejamento estratégico é importante para corresponder às expectativas dele em relação ao tratamento odontológico, horários, valores, materiais utilizados, entre outras questões importantes da clínica.  

As técnicas e tipos de pesquisa

Além disso, você pode utilizar algumas técnicas como a pesquisa primária, que faz uma coleta de informações específicas sobre consultórios odontológicos. Encontra-se esse tipo de dados através de questionários e entrevistas com clientes.

Outro método é a pesquisa secundária, onde utiliza-se informações que já foram coletadas com outros propósitos, mas que são válidas para a sua clínica ou consultório. Encontra-se esse tipo de apuração em revistas especializadas, internet, Conselho Regional de Odontologia (CRO) e demais associações. 

Também é importante estar atento aos quatro tipos de pesquisa que podem ser aplicados na sua clínica, como, exploratória, descritiva, explicativa e focal.      

Exploratória

A pesquisa Exploratória está ligada com o levantamento de dados e entrevistas. Ou seja, serve para conhecer os problemas e as experiências prévias do paciente. Esse levantamento pode ser feito na primeira consulta, através de perguntas como, qual o objetivo do tratamento, alguma experiência negativa, seus hábitos, entre outras questões. 

Descritiva 

A pesquisa descritiva é baseada na utilização de técnicas padrão de coletas de dados, como questionários e observação sistemática. Essa sondagem não interfere nos resultados, apenas recolhe as respostas através de perguntas, como por exemplo, os pontos de contato que o paciente teve com a sua clínica ou consultório odontológico. 

Explicativa 

Essa pesquisa revela fatores que colaboram para ocorrência de comportamentos e fenômenos. Ou seja, utiliza-se para registrar fatos, analisá-los e identificar as causas e problemas e também ajuda a elaborar hipóteses e soluções para o crescimento da sua clínica. 

Focal

Utiliza-se esse tipo de pesquisa no Marketing. Pois, um grupo focal é a reunião de um grupo de pessoas para debater um assunto específico, com o intuito de levantar informações sobre o tema abordado. Esse encontro serve para saber realmente o que os pacientes pensam sobre os serviços realizados na clínica odontológica.      

Saiba Mais: Marketing Odontológico Digital: Essencial para o crescimento da sua clínica ou consultório

Use uma ferramenta de pesquisa

Se você planeja realizar uma pesquisa de satisfação de forma digital, saiba que existem muitas ferramentas que possuem recursos de criação de formulários. Mas também é possível encontrar outras opções adequadas às suas necessidades. 

Pois, ao utilizar um sistema digitalizado para fazer a pesquisa, ficará muito mais fácil conseguir as respostas do paciente. Dessa forma, a própria ferramenta analisa em tempo real esses dados.  

Saiba Mais: Revolucione o cadastro de pacientes na sua clínica odontológica  

Para isso, o primeiro passo é registrar os contatos dos pacientes. Pois, quanto mais informações coletadas, melhor para a realização da pesquisa. Por isso, é importante investir em um software odontológico digital que auxilia no armazenamento desses dados. 

Além disso, após o atendimento é possível permitir que o seu paciente informe a sua opinião através do Whatsapp de forma automática. Pois, é uma ferramenta fundamental na comunicação da clínica odontológica com o seu público e faz com que o atendimento seja mais humanizado. 

Saiba Mais: Antes de usar o Whatsapp na sua clínica odontológica você precisa ler esse texto

Concluindo…

Sabemos que quanto melhor for o atendimento, mais a sua clínica consegue fidelizar e captar pacientes. Portanto, evoluir e otimizar o trabalho é um desafio para o cirurgião-dentista que administra um consultório.   

Por fim, realize a sua pesquisa de satisfação, e faça que o seu negócio se destaque no mercado e consiga muitos clientes. Por isso, não esqueça. Faça que seu paciente se sinta importante ao realizar a pesquisa, mostra que a sua opinião é essencial para o trabalho diário da clínica.  

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