O poder da pesquisa digital na clínica ou consultório odontológico

Saiba quais as vantagens a sua clínica odontológica pode ter ao realizar uma pesquisa de satisfação de atendimento de forma digital.

No post anterior vimos que a pesquisa de satisfação de atendimento é importante para seguir o comportamento do paciente durante a visita na clínica ou consultório odontológico. Pois, essa pesquisa digital fornece dados quantitativos e qualitativos. Onde acontece uma análise e fornecea à clínica odontológica uma visão de vários aspectos.  

Nos dias de hoje, a pesquisa digital se tornou uma ferramenta, que oferece segurança, agilidade e eficiência nos processos das clínicas ou consultórios odontológicos.  Por isso, saiba quais as vantagens a sua clínica odontológica pode ter ao realizar uma pesquisa de satisfação de atendimento de forma digital. 

Saiba Mais: Cirurgião-dentista: Você sabia que a pesquisa de satisfação ajuda no crescimento da sua clínica odontológica?

Pesquisa Digital é investimento

Antes de qualquer ação é preciso entender que a pesquisa digital é um investimento. Pois, lançar um serviço requer custos. Sendo assim, será preciso que na hora de definir como será feito cada um dos esforços, o cirurgião-dentista deve estar seguro que a pesquisa será o melhor caminho.  

Portanto, uma pesquisa digital permite desenvolver questões cada vez mais eficientes para a tomada de decisão nas estratégias de negócios da sua clínica. Diante disso, esse processo tem se demonstrado um ótimo aliado para os gestores que necessitam de agilidade, capaz de entregar informações sobre o comportamento do público frequente do seu consultório. Assim, facilita a análise e transformação de todos os dados estratégicos.

Sinônimo de Agilidade e Precisão

O tempo que se leva para completar uma pesquisa digital é, em média, dois terços menor que a de outros métodos. Pois, como as pesquisas são feitas de forma automática, não existe a necessidade de esperar que os questionários retornem ou que o paciente responda por telefone.  

Além disso, é possível criar, administrar, coletar e analisar rapidamente. Ou seja, a execução de todas essas funções integrado a um sistema digital economiza um tempo considerável.  

Com essa metodologia reduz a margem de erro, porque os participantes incluem suas respostas diretamente em pesquisa online.Pois, quando se trata disso, essas pesquisas são mais precisas. Como os pacientes registram suas próprias respostas, não existe possibilidade para interpretações mal compreendidas.

Uma pesquisa digital flexível

As pesquisas digitais também são flexíveis. Pois, podem alteras facilmente com apenas algumas teclas. Da mesma forma, são muda-se de acordo com a demografia dos pacientes, tornando mais fácil para as clínicas odontológicas captar e fidelizar públicos específicos sem a necessidade de imprimir novos formulários de pesquisa.  

Assim, elabora-se essas pesquisas para que os pacientes passem respostas relevantes, assim incentivando taxas de respostas mais altas. E também respondam essas perguntas em qualquer momento com flexibilidade de tempo de conclusão.

Um método confiável

Outro benefício importante em relação às pesquisas digitais é o anonimato do paciente.Pois, uma vez assegurada a confidencialidade, os participantes sentem-se mais à vontade para fornecer feedback aberto e honesto.

A honestidade é importante no momento da coleta de dados, caso contrário, pode-se distorcer essa análise. Enquanto as pesquisas realizadas por outras metodologias podem fazer com que a pessoa fique intimidada, a pesquisa digital oferece discrição, e faz com que as respostas sejam verdadeiras e sinceras.  

A pesquisa digital é mais barata

Um dos maiores benefícios das pesquisas digitais é o seu custo. Pois, não será necessário gastar dinheiro em papel, impressão até mesmo as pesquisas por telefone não serão mais usadas.  

Além do dinheiro a sua clínica economiza tempo, mantém os dados em tempo real, ou seja, significa que o alcance de resultados digitalizados quase que instantaneamente, economizando horas de trabalho e o dinheiro    

Saiba Mais: Saiba como calcular o ROI da sua clínica odontológica 

Análise e relatórios de dados

As pesquisas digitais tendem a ser padronizadas. Ou seja, ao fornecer os dados quantificáveis, estes serão serão analisados de maneira eficaz.  Embora as pesquisas qualitativas, através de grupos focais e entrevistas, possam gerar algumas respostas interessantes. Analisar as respostas dos pacientes por esse caminho pode ser  mais difícil.     

Além do mais, nesses programas de pesquisa digital podem conter estatísticas avançadas. Assim, servem para analisar dados para determinar validade, confiança e relevância estatística.  

Pode ser feito a qualquer hora e local

Um grande benefício de utilizar pesquisas digitais é o resultado em tempo real. Pois, assim que os pacientes preencheram o questionário, é possível visualizar e analisar as respostas.  

Essa dinâmica permite que o cirurgião-dentista faça uma análise do feedback e resolva rapidamente quaisquer problemas ou preocupações. Com isso, os dados podem ser tabulados e apresentados rapidamente em vários formatos de relatórios.    

Saiba Mais: Está na hora de digitalizar os papéis da sua clínica para um software odontológico

Conclusão

Podemos perceber que as pesquisas digitais são uma forma mais rápida de auxiliar os gestores das clínicas ou consultórios odontológicos a tomar as melhores decisões. Pois, também vimos que essas informações são obtidas digitalmente. Ou seja, também existe economia de custos, melhor visualização de resultados. 

Além disso,  é possível monitorar o desempenho da clínica, determinar novas oportunidades no mercado, testar campanhas de marketing e determinar o sentimento ou as opiniões dos pacientes.  

Saiba Mais: Cirurgião-Dentista empreendedor: 06 dicas para o sucesso da sua clínica odontológica

Por isso, deve-se elaborar o processo de pesquisa digital de forma contínua, coletando dados para a melhoria de todos os setores da da clínica ou consultório. Portanto, a realização de pesquisas não deve ser feita somente em um momento de baixa produtividade, mas sim, para prever mudanças e identificar oportunidades.   

Por fim, não esqueça! O Blog Prontuário Verde sempre estará auxiliando você a gerenciar a  sua clínica ou consultório odontológico.    

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *