Saiba o que é preciso para elaborar um planejamento estratégico em odontologia e como um software pode ajudar

Administrar uma clínica odontológica requer muito trabalho e um  planejamento estratégico.
Administrar uma clínica odontológica requer muito trabalho e um planejamento estratégico.

Na odontologia o sucesso não aparece em uma bandeja. Pois, administrar uma clínica odontológica requer muito trabalho e um planejamento

É por isso, que você cirurgião-dentista que administra uma clínica ou consultório odontológico, precisará de uma boa estratégia para ter sucesso e crescer  no mercado.  

Então, continue a leitura e saiba como elaborar um planejamento estratégico na odontologia e como ter ajuda de um software odontológico digital.

O que é um planejamento estratégico odontológico?

O planejamento estratégico odontológico consiste no processo de definir objetivos e gerenciamento de uma clínica ou consultório de odontologia.  

Através deste plano, o cirurgião-dentista ou administrador do negócio levantará informações e metas de forma que defina os objetivos e as ferramentas necessárias para o sucesso do trabalho. 

Ou seja, o Planejamento estratégico odontológico, determina o caminho que pretende seguir, sendo que esse processo funciona desde a abertura da clínica ou consultório.    

Importante destacar que não se deve confundir esse processo com o planejamento em odontologia, que segue as etapas de um tratamento ou procedimento em pacientes. Portanto, trata-se somente de gestão e gerência da clínica. 

As vantagens do planejamento estratégico odontológico

Um planejamento estratégico odontológico permite que a clínica ou consultório odontológico prevejam o futuro e se preparem de acordo com a sua necessidade. Por meio deste planejamento é possível antecipar determinados cenários. 

Com um plano estratégico adequado, a sua clínica pode ser proativa. Ou seja, permite que acompanhe as tendências do mercado e fique sempre um passo à frente da concorrência.    

Além disso, ajuda a definir a direçãodo trabalho e também auxilia no alcance dos objetivos e metas. Assim, alinha-se com a visão e a missão traçadas para o crescimento do negócio.

Os tipos de planejamento estratégico odontológico

Existem três tipos de planejamento estratégico odontológico: estratégico,tático e operacional.

Estratégico

Utiliza-se esse tipo de planejamento antes das clínicas começarem as suas atividades. Pois é o processo onde se define as estratégias. Ou seja, serve como um caminho para se tomar decisões sobre a aplicação de recursos, alcançar o objetivo desejado. 

Portanto, o planejamento estratégico auxiliará a analisar a real situação da sua clínica, identificar os problemas e também oportunidades. Também permite uma revisão e ajuste de valores, além da missão. Pois, divide-se esse processo em alguns pilares como acompanhamento das mudanças e processos internos e externos. 

Também pode realizar alterações para que se alinhe à realidade da clínica e do mercado. E ainda compartilhar todas as mudanças, metas e objetivos com todos os colaboradores do consultório.

Tático

O planejamento tático consiste em um conjunto de processos que tem o objetivo de traçar planos e ações em médio prazo. Esse procedimento enfatiza vários setores da clínica odontológica. 

Pois, esse tipo de planejamento é feito pelos administradores da clínica ou por profissionais da área de marketing. O ideal é que o planejamento seja feito para um período de um a três anos.

Operacional

É no Planejamento Operacional em que se trabalha concentrado em períodos de três a seis meses. Ou seja, representa os passos diários que a sua clínica odontológica precisa alcançar.  

A primeira ação do planejamento operacional é a organização de todas as atividades rotineiras. Pois, isso permite entender todo o fluxo de trabalho.

Além disso, é importante elaborar um orçamento operacional, para que orienta-se cada setor sobre o quanto pode investir para não sobrecarregar o fluxo de caixa da clínica ou consultório odontológico.

Como montar um plano Estratégico odontológico eficiente

Para elaborar um planejamento estratégico odontológico é necessário, alinhar todas as mudanças da sua clínica com a equipe de trabalho. Além disso, é preciso trabalhar com objetivos e metas.  

Também é importante analisar o cenário. Ou seja, relacione as conquistas, o que não foi possível alcançar e tente descobrir as razões pelas quais isso não ocorreu. Faça uma avaliação dos balanços financeiros, busque identificar a sua colocação no mercado e organize quais são os custos e variáveis.     

Saiba Mais: Entenda o que são custos fixos e variáveis

Após definir a situação interna e as chances da sua clínica , é hora de criar estratégias específicas. Para isso, é importante ter em mente um objetivo bem claro. Pois, isso vai ajuda a definir quais são os planos adotados no seu consultório.

Como um software odontológico digital auxilia no planejamento estratégico da clínica ou consultório

Sabemos que a tecnologia tem se tornado indispensável nos negócios, e na gestão de uma clínica odontológica não é diferente. Pois, utilizar um software odontológico digital tem sido um grande aliado na hora de decidir quais estratégias serão usadas. Além disso, é essencial para a organização processos do consultório.

Saiba mais: Por que você realmente precisa do prontuário odontológico digital?

De modo geral, um software odontológico digital oferece ao cirurgião-dentista ou administrador da clínica relatórios de monitoramento, os quais facilitam o registro de dados e métricas em um banco de dados. Desse modo, os dados são usados para fazer análises e também para definir o planejamento estratégico odontológico da clínica.  

Saiba Mais: Transformação digital na odontologia: A inovação para a sua clínica odontológica

Então, ao investir em um software odontológico digital, lembre-se que todos os dados da clínica devem estar centralizados no mesmo local, além de oferecer uma otimização de segurança nos processos e atendimentos da clínica. Ou seja,um software odontológico digital deve facilitar o seu dia de trabalho.  

Saiba tudo sobre gerenciamento e administração de uma clínica ou consultório no Blog Prontuário Verde.  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *