Precificação de serviços odontológicos: Como melhorar o resultado financeiro da sua clínica

Precificação de serviços odontológicos: Como melhorar o resultado financeiro da sua clínica
Um dos segredos para o sucesso de uma clínica ou consultório é a precificação dos serviços odontológicos.

Um dos segredos para o sucesso de uma clínica ou consultório é a precificação dos serviços odontológicos. Pois, para precificar esses procedimentos é preciso considerar alguns fatores que fazem a diferença. Entretanto, estipular o valor dos serviços muitas vezes não é uma tarefa muito fácil.

Isso porque esse tipo de avaliação envolve alguns elementos que compõem o preço final e inclui a gestão financeira da clínica odontológica. Por isso, continue a leitura e saiba como é feita a precificação dos serviços odontológicos e como esta ação ajuda o seu consultório.

O significado de Precificação

Podemos definir a Precificação dos serviços odontológicos como o ato de determinar o preço de um serviço ou produto. Pois, trata-se de um processo estratégico que envolve uma série de análises. 

A precificação pode se tornar um ponto de equilíbrio entre preço, valor e margem de lucro, mas cabe salientar que essa composição não é fixa. Por isso, é importante fazer a precificação dos serviços odontológicos de forma correta. Assim garante o lucro do consultório, o equilíbrio de todos os gastos, a renda do profissional e também a aceitação e satisfação dos pacientes. 

No caso da odontologia, a precificação de serviços é uma calculadora de tratamentos odontológicos que ajuda a entender com precisão todos os custos envolvidos nos procedimentos propostos aos seus pacientes. Pois, é uma ferramenta de inteligência artificial que otimiza seu lucro e reduz os custos da sua clínica ou consultório.   

Como deve ser realizada a Precificação de Serviços

Para definir a precificação dos procedimentos odontológicos, o cirurgião-dentista responsável pela clínica deve conhecer os custos de todos os elementos que estão envolvidos na prestação deste serviço.  

Pois, na odontologia temos o custo com a remuneração do profissional que realiza o serviço, mais o valor do laboratório de prótese e também despesas com materiais usados nos procedimentos.

Antes de qualquer coisa, devemos ressaltar que esses materiais são produtos de custos variáveis e que muitas vezes podem representar uma pequena parcela no valor final de cada procedimento. 

Saiba mais: Entenda o que são custos fixos e variáveis.

Mesmo assim, para determinar o preço do serviço é fundamental calcular esse percentual seguindo a seguinte equação: preço=Custo Variável + Custo Fixo + Lucro. Deve realizar esse cálculo em todos os procedimentos, pois, isso ajuda no momento de definir o preço do tratamento.   

Além disso, é importante levar em conta as despesas básicas para o funcionamento do consultório, como aluguel, energia elétrica, remuneração dos funcionários, impostos e taxas que refletem no faturamento da clínica odontológica. 

Ainda podemos acrescentar neste cálculo de precificação de serviços odontológicos, os custos diferenciais feitos na prestação dos serviços em sintonia com os interesses do paciente. Ou seja,  neste caso, trata-se das despesas com as formas de pagamentos, estacionamento, brindes, extensão dos horários de atendimento, entre outros.

É importante definir uma margem de lucro

Lógico que o objetivo do cirurgião-dentista que administra uma clínica não é só pensar nas despesas, certo? Por isso, na precificação de serviços odontológicos é importante considerar a margem de lucro.     

Margem de lucro é a porcentagem dos custos totais de um serviço ou produto, para formar o valor final que será comercializado. Isto é, define a porcentagem que a clínica ou consultório vai lucrar em cima do procedimento específico.   

Ou seja, o lucro será a diferença entre o faturamento das vendas de tratamento odontológico e o custo do trabalho para fazer o serviço. Pois, para calcular é possível, por exemplo, determinar quanto cobrar por hora e o que pode ser justo de acordo com o tempo e conhecimentoque investe em cada atendimento ao paciente. 

Além disso, na sua margem de lucro, está inclusa a sua margem de negociação, que pode ser por exemplo, o desconto que você concede ao paciente. Se optar por dar esse desconto igual à sua margem, você não terá lucro sobre o atendimento.  Por isso, é importante aplicar um valor de desconto que esteja dentro da sua margem de lucro.

Calcule o Custo da hora clínica

O custo da hora clínica é o valor mínimo que a clínica cobra pela sua hora de trabalho. Ou seja, é o valor que você recebe pelos serviços prestados. Esse cálculo ajuda principalmente na precificação de serviços prestados e também auxilia em outros fatores financeiros da clínica odontológica.

Para fazer o cálculo do custo da hora clínica é essencial que você tenha todas as despesas da clínica devidamente anotadas. Veja quantas horas você utiliza para atender paciente, e também defina o seu Pró-Labore, que é o seu salário, o seu pagamento mensal. E por fim, ajuste a margem de lucro, lembre-se que consiste no valor que sobra após você definir o custo fixo da hora. 

Após ter todos esses dados, faça a soma de todas as despesas fixas, do seu pró-labore e a sua margem de lucro. Assim é possível estabelecer o preço da sua hora clínica pelos os custos totais divididos pelas suas horas de trabalho. Preço da hora clínica = todos os gastos / horas de trabalho. 

A diferença entre Valor e Preço

No conceito geral, valor e preço parecem bem similares, no entanto, no mundo dos negócios é possível perceber que ambos podem feitos, mas com contextos muito diferentes. Por isso, antes de começar a precificar os serviços odontológicos, deve-se saber o que significa cada conceito. 

O valor está relacionado aos benefícios que um determinado serviço ou produto representa ao paciente. Ou seja, é o que o produto ou serviço oferece de resultado ao cliente. No caso da clínica odontológica, envolve a ideia de qualidade de serviço realizado e também a relação entre o cirurgião-dentista com o seu paciente. 

O preço significa a quantidade monetária que se atribui à troca por um bem ou serviço. Pois, está associado ao custo e margem que podem variar de acordo com alguns fatores como: fornecedor, local de venda, perfil do consumidor. Diante disso, no caso da odontologia os procedimentos possuem preços determinados de acordo com os custos de honorários, estrutura, valor agregado e análise de concorrência.     

Portanto, podemos perceber que valor e preço são coisas diferentes. Pois, enquanto o preço é algo baseado em coisas palpáveis que podem ser calculadas, o valor significa coisas relativas e abstratas.  Por isso, é importante fazer um bom trabalho de gestão de valor, ou seja, o paciente precisa de um bom custo-benefício Visto que, é difícil alguém resistir a pagar um pouco mais por um produto ou serviço que agregue valor. 

O que considerar ao precificar serviços odontológicos

É preciso levar em consideração uma série de fatores para que não prejudique as finanças da clínica ou consultório ou até mesmo explicar ao paciente o motivo do valor de um procedimento.

Uma maneira de precificar um serviço odontológico é a produtividade. Pois, considerar a sua produtividade e da equipe que trabalha no consultório é pensar como pode ser eficaz um procedimento ou atendimento. Além disso, você pode realizar uma série de atividades durante um tempo, mas, não necessariamente irá corresponder ao que será cobrado por hora-clínica. 

Também deve-se considerar toda a sua experiência profissional, porque, para alcançar um determinado nível, você estudou, investiu e construiu uma carreira. Por isso, antes de pensar na hora-clínica, leve em conta todos esses fatores. Ou seja, faça a precificação de serviços odontológicos de uma maneira que seja justa. Pois, com todo o esforço para o seu esforço e da sua equipe de profissionais.   

Outro ponto a se levar em consideração na precificação de serviços odontológicos é ter  uma reserva de emergência. Pois em momentos de crise ou algum imprevisto, é fundamental estar preparado para conseguir reduzir os impactos disso para a clínica. 

Para definir o preço médio dos procedimentos odontológicos é preciso analisar os Valores Referenciais de Procedimentos Odontológicos (VRPO), uma tabela base que tem como objetivo a precificação média dos procedimentos odontológicos no Brasil. 

Ou seja, serve para orientar na hora de estabelecer valores, mas é um documento que muda de estado para estado, por isso, é importante pesquisar de acordo com a localização da sua clínica ou consultório.  

Como o Prontuário Verde ajuda na precificação de serviços odontológicos?

Com o precificador do Prontuário Verde, é possível informar os custos na realização dos tratamentos feitos pelo cirurgião-dentista. Ou seja, mostra quais os procedimentos que valem a pena ser feitos. 

O precificador do Prontuário Verde funciona como uma calculadora de tratamentos odontológicos, porém, é mais do que isso. Pois, é uma ferramenta de inteligência artificial que otimiza o seu lucro e reduz os custos do seu consultório gratuitamente.  

Além disso, você não se preocupa com pré-cadastros de tratamentos, pois estes estão devidamente configurados e precificados por nossos especialistas. Tudo isso com total clareza para que a clínica não tenha prejuízo. 

Com o Prontuário Verde é possível emitir  boletos bancários de forma descomplicada e pagando taxas apenas pelo que receber. Ganha tempo e transparência ao pagar a sua equipe, pois o cálculo é feito de forma automática por percentual e por valor hora tanto de atendimentos particulares quanto de convênios. 

Saiba mais: 10 perguntas sobre o software odontológico Prontuário Verde

O Prontuário Verde possibilita que sejam feitos fechamentos de caixa de forma simples e rápida. Também conferir valores recebidos em dinheiro, cartões de crédito, Pix, transferências.  

Além de  ter o controle de seus impostos com a emissão de recibos e a facilidade de fazer ajustes com o leão de forma ágil e prática. Faça o teste grátis de 7 dias e tenha o software odontológico digital que faz você ter o controle da sua clínica ou consultório na palma da sua mão. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *