Saiba como organizar o Pró-Labore dos cirurgiões-dentistas da sua clínica

Saiba como organizar o Pró-Labore dos cirurgiões-dentistas da sua clínica
O pró-labore consiste no valor do administrador que recebe pelas atividades desempenhadas na clínica odontológica.

Na odontologia os cirurgiões-dentistas são profissionais que possuem muitas formas de remuneração,por isso, é importante definir um pró-labore, ação que consiste no valor do administrador que recebe pelas atividades desempenhadas na clínica odontológica.  

Portanto, se você cirurgião-dentista, que administra uma clínica ou consultório odontológico não quer ter  dor de cabeça na hora de tratar das finanças do seu negócio, continue a leitura e saiba como organizar o Pró-Labore.

A definição e a importância do Pró-Labore

Podemos definir o Pró-Labore como o salário do cirurgião-dentista que gerencia uma clínica . Ou seja, é  o valor mensal que o profissional tem o direito de receber, independente do lucro do consultório. Esses ganhos são baseados nas atividades realizadas e na posição no mercado de trabalho. 

Portanto, ao não calcular ou definir o pró-labore pode causar prejuízos financeiros que acontecem em organizações onde o empreendedor não consegue separar as finanças da clínica com as pessoais. 

Por isso, é importante considerar o valor referente ao trabalho dos colaboradores da clínica. Pois para o cálculo dos custos para que o negócio seja um retrato fiel das suas contas e consiga preservar a saúde financeira do consultório odontológico. 

Saiba mais: Prontuário Verde: como solicitar aprovação de orçamentos de forma digital

Quais são os benefícios

Ao calcular o pró-labore na sua clínica você terá uma organização financeira. Pois, através disso permite ter dados mais assertivos sobre as condições do negócio e também o que melhorar na gestão. Assim, garante estabilidade, saúde financeira e sustentabilidade a longo prazo.      

Além disso, facilita a emissão de relatórios contábeis e evita que aconteçam as misturas de orçamento pessoal com o do consultório, assim ajuda a livrar e prever certos imprevistos.  

Outro benefício referente ao cálculo do pró-labore diz respeito aos fatores contábeis.

 Pois essa  forma de remuneração caracteriza-se como um custo ou despesa operacional. Isto é,  ela não entra como lucro no momento de encerrar o ano contábil.  Portanto, o pró-labore não tem valores taxados pelo Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.  

Existe diferença entre pró-labore e salário

Conforme a legislação trabalhista, salário e pró-labore tem as suas diferenças. Pois, o salário segue as regras trabalhistas que dizem respeito à obrigatoriedade de 13º salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias, entre outros benefícios para o trabalhador.  

Já no pró-labore é necessário estabelecer um contrato que deve ter registro como uma despesa operacional. Por isso, alguns impostos dependem do regime tributário.  

Saiba mais: Saiba o que é Split de pagamento e como adotar na sua clínica

 O que levar em conta no momento de calcular  o Pró-Labore 

Para fazer o cálculo do Pró-Labore é necessário seguir alguns passos, como ajustar o valor de mercado. Pois, para chegar a esse valor é preciso definir quais serão as funções do administrador para a clínica e o cirurgião-dentista tenham ciência de suas responsabilidades.    

Além disso, a clínica ou consultório odontológico necessita estabelecer um valor que supere o salário dos colaboradores, mas não as capacidades financeiras do negócio.  Após esse ajuste de valores, deve-se formalizar esse acordo para que tenha validade jurídica no direito trabalhista. Pois, pode realizar esse processo com cláusulas específicas no próprio contrato social da clínica. 

Além disso, antes de definir o valor do pró-labore, é importante considerar  os impostos sobre essa modalidade de pagamento.  Por exemplo, normalmente acontece a retenção de 11% de INSS,  atendendo o teto máximo estabelecido pela Previdência Social.  Já o Imposto de Renda deve ser calculado de acordo com a mesma tabela que reflete para os demais funcionários da clínica. 

Tenha o controle financeiro da sua clínica na palma da sua mão

Para ter o pró-labore da sua clínica odontológica organizada, é fundamental definir um valor mensal e tentar realizar uma única retirada da conta do consultório. Pois todo o controle financeiro pode ser feito com exatidão e segurança no Prontuário Verde, o software odontológico que ajuda a controlar a vida financeira da sua clínica.  

O sistema do Prontuário Verde oferece recursos que possibilita realizar o planejamento de despesas, recebimentos e permite que o cirurgião-dentista tenha todos os dados financeiros  de forma clara e rápida. 

Saiba mais: Prontuário Verde: Um software sustentável e econômico para a sua clínica ou consultório odontológico

O software odontológico Prontuário Verde possui um precificador que mostra com precisão todos os custos que são registrados nos procedimentos apresentados aos pacientes. Pois, o precificador é uma calculadora de tratamentos odontológicos, um sistema que faz elevar o lucro da sua clínica e reduz os custos financeiros.  Então não perca tempo. Realize o teste grátis por 7 dias e tenha o controle financeiro da sua clínica na palma da sua mão.  Siga-nos no Instagram e também no Facebook

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *