Público Alvo da sua clínica odontológica: Saiba como identificá-lo!

No Blog, Prontuário Verde você poderá conferir a importância de identificar o público-alvo.
No Blog, Prontuário Verde você poderá conferir a importância de identificar o público-alvo.

Qualquer estabelecimento comercial, possuem um público-alvo diversificado. Isso vale também para as clínicas ou consultórios odontológicos. Mas existe um grupo visto como ideal, por isso, é fundamental conhecer essas pessoas para ter sucesso nos negócios.   

Pois, afinal, não adianta tentar se a sua comunicação estiver sendo realizada com o público errado, não é mesmo? 

No blog Prontuário Verde você poderá conferir a importância de identificar o público-alvo, por isso, continue a leitura abaixo! 

A importância de conhecer o seu público-alvo 

Podemos definir público-alvo como um grupo da sociedade, ou uma quantidade de pessoas que podem ter interesse pelos seus serviços, mas nem todos, são seus clientes de fato.     

Por isso, o público-alvo da sua clínica ou consultório odontológico são os pacientes que você deseja conquistar.  Com isso definido, o administrador da clínica pode centralizar os seus serviços e atendimentos, assim terá mais fidelização de clientes.     

Portanto, para aproximar-se do seu público para compreender melhor seu perfil é preciso analisar suas necessidades, dúvidas e aflições. Desse modo, você poderá abordá-lo exatamente no centro da questão, mostrando como seus serviços são a melhor opção para a sua carência.   

Assim, através de uma avaliação do segmento de mercado pela qual a sua clínica está focada, é possível definir o seu público-alvo e o planejamento estratégico de forma assertiva. É nesse momento que surge as personas. Uma técnica utilizada por profissionais de marketing com o objetivo de traçar um perfil mais realista do seu empreendimento. 

O que é persona? 

Podemos definir persona como um perfil, com características reais e fictícias. Constituída através de questionamentos voltados para saber mais sobre quem é o paciente certo. Pois, está definição faz com que a mensagem ou proposta da clínica sejam especificas, o que reduzirá os custos para captação de novos clientes.  

Também facilita a análise dos resultados de determinada campanha de marketing e, como consequência, ter uma leitura acessível das estratégias de captação em execução. Assim como auxilia no atendimento, já que a equipe terá esse contato com as necessidades do paciente.   

Portanto, através da definição da persona é possível criar promoções com maior aceitação do público. Pois isso, resultará no aumento de taxas de conversão de campanhas de atração de pacientes para novos agendamentos. 

Como identificar esse público-alvo? 

Pois, já vimos a importância do público-alvo e o que significa persona, mas como podemos identificar esses clientes? Existem muitas formas de atrair o paciente ideal, mas para isso, busque respostas para algumas questões como:  

O gênero do paciente; 

A faixa etária;  

A profissão;  

Faixa de renda;  

Localização;   

Mídias Sociais;  

Hábitos de Consumo.     

É necessário entender também qual o benefício o seu serviço pode dar para o seu paciente, quais os objetivos e que você pode auxiliar. Também as suas principais fontes de informações e suas expectativas sobre o serviço oferecido.   

Você encontra essas respostas, tendo como base os pacientes que você atende. Além disso, pode anexar outras perguntas, desde que sejam relevantes, como, por exemplo, cunho físico, psicológico, emocional e intelectual. 

Além disto, procure identificar os principais canais de comunicação pelos quais você pode se aproximar dos seus pacientes. Assim, será possível definir ações que poderão ser realizadas, considerando os custos e o retorno de cada um.    

Assim como, invista nas redes sociais, se dedique em publicações frequentes e de qualidade, aposte em vídeos, lives, aproveite as oportunidades que a internet oferece, assim pode ajudar a identificar o seu público-alvo.      

Saiba Mais: 3 problemas causados por poucos pacientes na sua agenda 

Abuse da Tecnologia  

Todo esse processo de coleta de informações para identificação de um público-alvo pode complicar se a sua clínica não possuir um software de gestão que reúna os dados dos pacientes.   

Por isso, invista em um sistema que permita que você cadastre as informações dos pacientes, que auxiliam no processo de criação do público com agilidade e segurança. Ao qual, viabilize o acesso ao seu agendamento em qualquer hora e local, transformando-se em um canal direto de comunicação com os pacientes pelo WhatsApp.    

Além disso, organize as rotinas internas e fluxos administrativos, também inclua compromissos pessoais e realize bloqueios em determinadas datas, através da agenda eletrônica.   

Saiba mais: Fatores importantes que ajudam a escolher um software de gestão 

Com o software de gestão, o administrador da clínica pode controlar os valores recebidos em dinheiro, depósitos, cheques e qualquer outra forma de pagamento. Com o uso de cartões de crédito e débito, é possível configurar para taxa descontadas pela operadora, e também, o prazo de recebimento a cada meio de pagamento.

Conclusão 

Verificamos neste artigo a importância de definir o público-alvo na sua clínica odontológica. Pois, é uma etapa fundamental para o sucesso do seu empreendimento. 

Portanto, não esqueça de conhecer o perfil do seu paciente, pois, com esse entendimento em mente, você estará melhor preparado para administrar a sua clínica ou consultório.   

Gostou do post? Então continue acompanhando as dicas de como gerenciar uma clínica ou consultório, aqui no blog Prontuário Verde.     

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3 comentários em “Público Alvo da sua clínica odontológica: Saiba como identificá-lo!”

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