Os tratamentos recorrentes transformam o funcionamento de clínicas médicas, odontológicas e de estética, mudando o foco de um atendimento pontual para um cuidado contínuo e preventivo. Essa abordagem impacta diretamente na gestão, no relacionamento com o paciente e, claro, na saúde financeira do negócio.

Qual é o processo de um tratamento recorrente?
O processo de um tratamento recorrente vem desde o cadastro do procedimento até o recebimento pelo serviço.
As etapas são as seguintes:
1️⃣ Cadastro de procedimento: Esta é a etapa inicial de configuração, feita nas configurações.

2️⃣ Agendamento: Após o cadastro do procedimento, o agendamento é o momento de planejar as consultas.
3️⃣ Orçamento: O orçamento é a etapa de definição do tempo de recorrência do procedimento no tratamento do paciente.

4️⃣ Evolução: Esta é a etapa mais importante do ponto de vista clínico. A “evolução” se refere ao registro do progresso do tratamento a cada consulta. É nela que ocorre a documentação da execução do procedimento.
5️⃣ Recebimento: O recebimento é a etapa final de cobrança.
Como eu encerro um tratamento recorrente?
Para encerrar um tratamento recorrente, você deve seguir os seguintes passos:
1️⃣ Localize o orçamento no Prontuário do Paciente e clique em Opções. Após, clique em Editar.

2️⃣ Role a página um pouco até localizar Recorrência Ativa e clique em Encerrada.

Pronto! Agora seu tratamento recorrente foi desativado.
💡 Dica: Ao encerrar o tratamento, o paciente sairá da lista “Em tratamento recorrente”.
Quando começa a recorrência?
A primeira recorrência de um tratamento irá iniciar quando o mesmo for executado. Após a mesma, ele automaticamente será orçado no Financeiro do Paciente, de acordo com o tempo estipulado.



como funciona a cobrança de um tratamento recorrente?
O recebimento de um tratamento recorrente deve ser realizado manualmente, mediante a execução dos procedimentos. Entretanto, uma vez que o tratamento é iniciado, todas as vezes que o orçamento for criado, o paciente ficará em inadimplência.

Onde monitoro meus pacientes em tratamento recorrente?
Você pode monitorar seus pacientes em tratamento recorrente através de dois caminhos.
- Através do menu Pacientes: clique aqui para acessar nosso post sobre a tela Pacientes e suas funcionalidades.

- Através de um relatório “Em Tratamento Recorrente”: clique aqui para acessar nosso post sobre o relatório.

Agendei um paciente mas ele não teve sua situação atual alterada. O que faço?
A coluna “Situação Atual” dá uma visão rápida do status do próximo agendamento de um tratamento recorrente, considerando apenas agendamentos com profissionais que já executaram o procedimento para o paciente.
O status é determinado da seguinte forma:
- Agendado no Prazo: O agendamento foi feito para uma data posterior à última consulta e até 7 dias após a data esperada da próxima. O status exibido será “AGENDADO PARA (data)”.
- Agendado Fora do Prazo: O agendamento existe, mas não se encaixa na regra acima. O status será “AGENDADO FORA DO PRAZO – (data)”.
- Não Agendado: Não há agendamento futuro que se encaixe nos critérios. O status será “NÃO AGENDADO”.
Quando um novo profissional executa o procedimento, ele passa a fazer parte da lista de profissionais que influenciam essa coluna. Assim, agendamentos futuros com ele também serão considerados para definir a “Situação Atual” do tratamento.
Agora você já sabe como funcionam os tratamentos recorrentes! Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe com a sua equipe! 💚