Fidelizando seus Pacientes

A fidelização de clientes é, sem dúvida, um pilar estratégico para o sucesso de clínicas odontológicas, estéticas e médicas. Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de fortalecer o relacionamento com os pacientes e incentivar seu retorno não apenas garante a sustentabilidade do negócio, mas também o transforma em um diferencial competitivo robusto.

Ao longo deste post, mergulharemos nas possibilidades que ferramentas inovadoras oferecem para aprimorar a experiência do paciente. Exploraremos como a implementação de estratégias como Cashback, Programas de Fidelidade, a oferta de Cupons e Vales-Presente, e a realização de Pesquisas de Satisfação podem não apenas impulsionar o retorno de seus clientes, mas também revolucionar a forma como sua clínica opera, promovendo um ciclo virtuoso de crescimento e excelência em atendimento.

Vale-presentes

Uma opção versátil que permite aos seus clientes presentear amigos e familiares com serviços da clínica, ampliando o alcance da sua marca e atraindo novos pacientes.

Como configurar

  1. Acesse Configurações > Financeiro > Vale-Presentes.
  2. Clique em Novo Vale-Presente.
  3. Cadastre o vale-presente.

Como utilizar

Para utilizar um vale-presente, você deve acessar o Prontuário do Paciente do comprador, abrir a aba Financeiro e clicar em “Receber do Paciente“. Após, clique em Vale-Presentes e selecione o vale desejado.

Por fim, irá aparecer uma tela confirmando a compra e informando o código* do vale e possibilitando o envio do mesmo via WhatsApp.

*Esse código pode ser verificado novamente no relatório de vales-presente vendidos.

Cashback

Consiste em um programa de recompensa financeira que devolve uma porcentagem do valor pago ao cliente em futuras compras, incentivando a recorrência e aumentando o ticket médio.

Como configurar

  1. Acesse Configurações > Financeiro > Cashback.
  2. Em Configurações Gerais, defina quanto da compra poderá ser pago com cashback e quantos dias antes o paciente recebe o aviso sobre o vencimento do cashback.
  3. Clique em Novo Programa.
  4. Cadastre o novo programa de cashback.

Como utilizar

A geração automática de cashback ocorre após a configuração do programa e a conclusão de um recebimento, desde que as compras do paciente estejam em conformidade com os parâmetros estabelecidos no cadastro do programa de cashback.

Programa de Fidelidade

Consiste em estruturações que recompensam pacientes pela sua lealdade, oferecendo benefícios exclusivos, descontos progressivos ou acesso a serviços diferenciados à medida que acumulam pontos ou realizam um determinado número de procedimentos.

Como configurar

  1. Acesse Configurações > Financeiro > Programa de Fidelidade.
  2. Clique em Criar Programa.
  3. Cadastre o novo programa de fidelidade.

Como utilizar

Após o cadastro do programa de fidelidade, você irá definir o preço de seus procedimentos no Precificador.

Em Pacientes, selecione o paciente desejado e clique em Editar Paciente. Role a página para baixo e acesse a aba Informações Complementares. Em Cartão Fidelidade, selecione o programa cadastrado e, caso queira, a data fim de vigência do mesmo.

Uma vez cadastrado no programa, o perfil do paciente ao acessar seu prontuário ficará assim:

Cupons

Consiste em uma ferramenta eficaz para promoções pontuais, descontos especiais ou como recompensa por ações específicas, estimulando a tomada de decisão e a experimentação de novos serviços.

Como configurar

  1. Acesse Configurações > Financeiro > Cupons.
  2. Clique em Novo Cupom.
  3. Cadastre o novo cupom.

Como utilizar

Ao realizar um recebimento de um paciente, clique em três pontinhos, localizados na coluna Opções. Após, clique em Aplicar Cupom, digite o código e finalize o recebimento.

Pesquisa de Satisfação

Consiste em um canal direto para coletar feedback valioso dos seus pacientes, permitindo identificar pontos fortes, áreas de melhoria e alinhar os serviços às expectativas do público, demonstrando atenção e compromisso com a excelência.

Como configurar

  1. Acesse Marketing, localizado no menu lateral esquerdo.
  2. Ao localizar “Satisfação”, clique em Ativar campanha.
  3. Insira o seu URL do Google Meu Negócio.
  4. Informe os critérios de envio.
  5. Salve e ative a campanha.
  6. Para ajustar a frequência do envio da campanha, acesse: Configurações > Relacionamento com o Paciente > Configurações Gerais > “Repetir a pesquisa de satisfação em quantos dias?”

Como funciona

Após a ativação dessa campanha, o Prontuário Verde enviará uma mensagem duas horas após o término da consulta solicitando a avaliação do atendimento. Caso a avaliação seja negativa automaticamente é solicitado sugestões de melhorias.

Onde posso monitorar?

Você pode monitorar Vales-Presente, Cashback e Satisfação dos Pacientes através de seus respectivos relatórios. Sendo eles:

Os cupons podem ser monitorados em Configurações > Financeiro > Cupons > Editar.


Caso as dificuldades persistam, estamos à disposição para auxiliar. Para qualquer suporte ou esclarecimento, por favor, entre em contato conosco pelo WhatsApp no número (51) 99995-4897. Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Estamos aqui para ajudar você no que for preciso. 💚


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