Boletos: Como funcionam?

No dia a dia de uma clínica, a gestão financeira é crucial para o bom funcionamento do negócio. Muitas vezes complexa e trabalhosa, essa parte se torna simples e ágil com o auxílio de ferramentas certas. Com o Prontuário Verde, você tem em mãos uma solução completa para facilitar a emissão de boletos e o gerenciamento de cobranças, economizando tempo e reduzindo erros.

Com o nosso sistema, você pode gerar cobranças para procedimentos e mensalidades, emitindo boletos de forma rápida e segura. Quer saber mais? Então acompanha esse post!

Como emitir um boleto

Para realizar a emissão de um boleto de pagamento você deve seguir os seguintes passos:

1️⃣ Acesse a aba Financeiro localizada no Prontuário do Paciente.

2️⃣ Clique em Receber do Paciente e selecione os débitos desejados.

3️⃣ Clique em Avançar.

4️⃣ Selecione o método de pagamento Boleto.

5️⃣ Informe se deseja parcelar ou não e preencha as observações caso desejar.

6️⃣ Informe o CPF do paciente (caso ainda não tenha inserido).

7️⃣ Finalize o recebimento clicando em Finalizar.

💡 Dica 1: se essa for sua primeira vez gerando um boleto, aparecerá um guia para ativar essa funcionalidade.

💡 Dica 2: caso ainda não tenha cadastrada, informe a conta bancária para saque em Financeiro > Conta Bancária > Nova Conta.

Como enviar e imprimir boletos no sistema

📩 Enviar

Para realizar o envio de um boleto de pagamento você deve seguir os seguintes passos:

1️⃣ Acesse a aba Financeiro localizada no Prontuário do Paciente.

2️⃣ Role a página para baixo até localizar o campo Boletos em Aberto.

3️⃣ Clique em Boleto.

🖨️ IMPRIMIR

1️⃣ Acesse a aba Financeiro localizada no Prontuário do Paciente.

2️⃣ Role a página para baixo até localizar o campo Boletos em Aberto.

3️⃣ Clique em Imprimir.

Como excluir um boleto

Para excluir um boleto no sistema, você deve seguir os seguintes passos:

1️⃣ Acesse a aba Financeiro localizada no Prontuário do Paciente.

2️⃣ Role a página para baixo até localizar o campo Boletos em Aberto.

3️⃣ Clique em Cancelar.

💡 Dica: você pode excluir apenas uma parcela ou o boleto todo.

como funcionam as taxas

Ao escolher a opção de cobrança por boleto bancário, é importante saber que algumas taxas são aplicadas para cobrir os custos operacionais da transação. Essas tarifas são deduzidas diretamente do valor recebido, para que você não precise se preocupar com pagamentos extras.

  • Taxa de Emissão: Para cada boleto emitido, é cobrada uma tarifa de R$ 2,99. Esse valor é deduzido automaticamente do total pago pelo seu paciente.
  • Taxa de Saque: Ao transferir o dinheiro da sua conta virtual para sua conta bancária, é cobrada uma tarifa de R$ 9,99 por cada saque realizado.

Como visualizar o status do boleto

Existem duas formas de visualizar os status dos seus boletos. São elas:

  • Diretamente no Prontuário do Paciente, na aba Financeiro, no campo Pagamentos (caso pago) ou Boletos em Aberto.
  • Através do menu lateral esquerdo Financeiro, clicando em Boletos e rolando um pouco a tela.

Como sacar o valor do boleto

  • Mas, onde ficam os valores?

Os valores recebidos pelos boletos ficam localizados em Financeiros > Contas Bancárias > Minha Conta Virtual. Para sacá-los, você deve clicar no botão Pedido de Retirada.

Campanhas de marketing

O Prontuário Verde conta com uma opção de lembrete para que seu paciente esteja ciente que o seu boleto está prestes a vencer.

Você pode ativar esse lembrete acessando Marketing, localizado no nosso menu lateral. Após, clique em Ativar campanha na campanha de Vencimento de Boletos.

Agora você já sabe como funcionam boletos e cobranças! Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe com a sua equipe! 💚

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