O que é a aprovação digital de orçamentos do paciente?
O consentimento digital do paciente permite aprovar eletronicamente orçamentos antes ou durante sua execução, aumentando o respaldo jurídico das ações de sua clínica ou consultório. Você também pode solicitar o consentimento digital do paciente para evoluções ou fichas de anamneses registradas. Saiba mais no link Como utilizar o consentimento digital do paciente?
Você pode solicitar o consentimento digital do paciente para qualquer orçamento criado no Prontuário Verde.
E de que forma o paciente irá aprovar o orçamento?
O Prontuário Verde sempre solicitará o consentimento digital do paciente para aprovação do orçamento, seja via e-mail ou WhatsApp. Optando pela segunda opção, o recurso somente poderá ser utilizado quando o paciente possuir um telefone vinculado a um número de WhatsApp.
✅ Recurso disponível para clientes que contrataram o pacote de WhatsApp
O consentimento pode ser dado pelo paciente de duas formas:
1. Consentimento Textual
O paciente irá receber uma mensagem ou e-mail com o orçamento em formato PDF, um documento formatado e legível e até passível de impressão. Para aprovar o orçamento, o paciente irá responder com uma mensagem utilizando a palavra “CONCORDO“. Após esta resposta, o orçamento passará da situação AGUARDANDO APROVAÇÃO para APROVADO a partir do aceite digital.
2. Assinatura Digital
O paciente irá receber uma mensagem ou e-mail com o orçamento em formato PDF, um documento formatado e legível e até passível de impressão e um link para assinar digitalmente. Para aprovar o orçamento o paciente irá abrir o link em seu smartphone e assinar na tela . Após esta assinatura, o orçamento passará da situação AGUARDANDO APROVAÇÃO para APROVADO a partir do aceite digital.
Escolhendo a forma de consentimento digital
Por padrão o Prontuário Verde esta configurado para funcionar solicitando o consentimento através da assinatura digital do paciente (método 2 explicado acima). Caso deseje utilizar o modo textual (método 1) siga as seguintes configurações:
- Utilizando o usuário administrador ou gerente acesse “Configurações / Prontuário e Anamnese / Configurações do Prontuário“.
- Selecione o modo Solicitar Assinatura ou Solicitar Texto na opção “Como solicitar Consentimento da Evolução?”
- Pronto você passou a utilizar o novo método de consentimento digital.
Como solicitar a aprovação de um orçamento?
Entendidos os conceitos chegou a hora de entender como solicitar a aprovação do orçamento do paciente:
ATENÇÃO: Antes de seguir os passos abaixo, confirme que a solicitação de consentimento digital está habilitada. Por padrão esta configuração está ligada. Para confirmar acesse “Configurações / Prontuário e Anamnese / Configurações do Prontuário” e tenha certeza que a opção “Permite solicitar consentimento via WhatsApp” esteja habilitada.
1. Solicitar para um novo orçamento
- Acesse o prontuário do paciente através do menu principal ou do menu flutuante a esquerda da tela.
- Na aba “Financeiro” clique sobre o botão “Novo Orçamento” para criar um novo orçamento para o paciente.
- Digite os procedimentos e valores pertinentes ao orçamento do paciente e marque a caixa de seleção “Solicitar consentimento digital do paciente” ao final desta página.
- Confirme a forma que deseja enviar a solicitação para o paciente na janela que saltará na tela.
- Clique em “Solicitar consentimento“.
- Por fim, após a janela fechar clique sobre o botão “Salvar Alterações“
- Pronto! Você acabou de solicitar a aprovação do orçamento via consentimento digital do paciente.
3. Solicitar aprovação para um orçamento já existente
- Acesse o prontuário do paciente através do menu principal ou do menu flutuante a esquerda da tela.
- Na aba “Financeiro” localize o orçamento que deseja solicitar a aprovação via consentimento do paciente.
- Clique sobre o nome do orçamento e após sobre o link “Solicitar Consentimento” nos detalhes do orçamento que irão se abrir na tela.
- Confirme a forma que deseja enviar a solicitação para o paciente na janela que saltará na tela.
- Clique em “Solicitar consentimento“.
- Pronto! Você acabou de solicitar o consentimento digital do paciente.
4. Solicitar novamente um consentimento digital
Esta funcionalidade é útil em algumas situações a saber:
- Você informou um número equivocado de WhatsApp ou inexistente.
- O paciente não respondeu o consentimento e acabou por apagar a mensagem recebida.
- O paciente por algum motivo não recebeu a mensagem.
- O orçamento foi modificado e necessita de uma nova aprovação.
Neste caso, o consentimento digital pode ser re-solicitado seguindo os passos a seguir:
- Acesse o prontuário do paciente através do menu principal ou do menu flutuante a esquerda da tela.
- Na aba “Financeiro” localize o orçamento que deseja solicitar a aprovação via consentimento do paciente.
- Clique sobre o nome do orçamento e após sobre o link “Solicitar Novamente” nos detalhes do orçamento que irão se abrir na tela no link que aparece imediatamente abaixo da mensagem: “Consentimento solicitado ao paciente via WhatsApp em …”.
- Confirme a forma que deseja enviar a solicitação para o paciente na janela que saltará na tela.
- Clique em “Solicitar consentimento“.
- Pronto! Você acabou de solicitar novamente o consentimento digital do paciente e este receberá uma nova mensagem.
Saiba também como solicitar o consentimento digital das evoluções registradas ou das fichas de anamnese preenchidas em:
Como utilizar o consentimento digital do paciente?
Assista ao nosso vídeo exclusivo para obter mais detalhes e dicas práticas sobre o assunto!