Adicionando meu certificado digital (e-CPF) ao Prontuário Verde

A legislação brasileira sobre prontuário eletrônico do paciente orienta que o prontuário do paciente seja assinado digitalmente utilizando um certificado digital no padrão ICP-Brasil também conhecido popularmente como e-CPF.

✅ Recurso disponível a partir do plano Gestão Completa

Antes de mais nada, vamos entender o que é um certificado digital segundo o Serasa Experian:

“O certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.”

Os certificados digitais são comercializados por entidades certificadoras e podem ser utilizados para diversos fins. Desta forma, o primeiro passo para utilizar é adquirir um certificado ou utilizar um que você já possua. No momento da compra você poderá escolher entre os tipos de certificado A1, A3  ou em nuvem. O Prontuário Verde apenas aceita certificados do tipo A1 de pessoa física, caso você já tenha um certificado do tipo A3, em nuvem ou um certificado de sua pessoa jurídica será necessário adquirir um novo do tipo A1 pessoa física para utilizar.

Você pode adquirir o seu certificado em qualquer entidade certificadora de forma online como por exemplo:

LEMBRE-SE:  Obrigatoriamente o certificado digital precisa ser do tipo A1 de pessoa física. Outro tipo de certificado não será aceito no Prontuário Verde.

Entendido o que é um certificado digital, e considerando que você já o tenha adquirido, siga estes passos para adicionar seu certificado ao Prontuário Verde:

  1. No menu principal do Prontuário Verde clique sobre o banner no topo “Gostaria de aumentar a validade jurídica do seu prontuário digital e demais documentos?” para acessar a página “Certificado Digital (e-CPF)” ou em Configurações > Prontuário e anamnese > Meu certificado digital.
  2. Vá ate o final da página e clique sobre o botão “JÁ POSSUO UM E-CPF A1 VAMOS COMEÇAR”.
  3. Após clicar, uma janela com o título “Carregar certificado e-CPF A1″ será exibida”
  4. Clique sobre o campo “E-CPF A1” para fazer upload do arquivo do certificado A1.
  5. Informe a senha do seu certificado digital no campo “Senha”. Lembre-se: Aqui é informada a senha do certificado digital e não a sua senha de acesso ao Prontuário Verde.
  6. Clique em “Salvar” e pronto. Seu certificado digital esta liberado para uso.

Deste momento em diante qualquer evolução ou prescrição  realizada por seu usuário será automaticamente assinada digitalmente garantindo sua segurança jurídica.

IMPORTANTE: Cada profissional de saúde que trabalha em sua clínica ou consultório deverá repetir esse processo carregando para o Prontuário Verde o seu certificado digital. Lembre-se que os certificados digitais representam digitalmente a assinatura do profissional e, portanto, são pessoais e intransferíveis não podendo ser compartilhados.

Quer aprofundar seu conhecimento sobre o assunto? Assista ao nosso vídeo para obter mais detalhes e dicas práticas!

o que você vai encontrar no vídeo ?

  • Como anexar o certificado digital
  • Como pedir a assinatura do paciente digitalmente
  • Acessando o financeiro do paciente
  • Enviar receitas de medicamentos online
  • Aprovando orçamentos digitalmente
  • Assinando contratos e termos online
  • Personalizando seus termos e contratos
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *