A digitalização do consentimento do paciente é um dos desafios que os cirurgiões-dentistas enfrentam perante a transformação tecnológica.
Pois, todos os aspectos burocráticos e documentais relacionados à gestão de pacientes evoluem para eliminar o papel nos consultórios odontológicos.
Por isso, com o objetivo de facilitar esse processo para os cirurgiões-dentistas, o Prontuário Verde ajuda você a conhecer melhor como funciona o consentimento digital.
O que é Consentimento Digital?
O Consentimento Digital é um dos documentos que compõem o prontuário. Ou seja, o paciente autoriza de forma livre e voluntária a realização de intervenções ou consultas, com isso, aumenta o respaldo jurídico das ações da clínica ou consultório odontológico.
Portanto, o objetivo deste documento é provar que o cirurgião-dentista informou o paciente com antecedência e assinou o documento conscientemente. Pois, de fato, conduzir mal este procedimento pode ter consequências muito graves para o cirurgião-dentista e para as unidades odontológicas, com diferentes graus de responsabilidade civil e mesmo criminal.
Saiba mais: Abra as portas da sua clínica odontológica para o certificado e assinatura digital
COMO solicitar o consentimento digital do paciente
O cirurgião-dentista pode solicitar o consentimento digital para evoluções registradas no prontuário eletrônico do paciente, sejam elas descrições de atos feitos em uma consulta ou até mesmo intervenções ou procedimentos cirúrgicos. Assim como para concordância com as informações preenchidas na ficha de anamnese.
Porém, alguns requisitos precisam estar atendidos para solicitar o consentimento digital do paciente, como:
- Solicita-se o consentimento digital somente em até 24 horas do lançamento feito. Ou seja, ao lançar uma evolução em data retroativa, você terá 24h para solicitar o consentimento digital do paciente. Pois refere-se ao tempo desde o lançamento.
- Outro caso é que somente o cirurgião-dentista que fez o registro da informação poderá solicitar o consentimento do paciente, assim outros profissionais não estarão autorizados a efetuar esta ação.
Mas atenção! Se o profissional cumprir essas regras, pode solicitar o consentimento do paciente. Por isso, caso seja necessário a solicitação após transcorridas 24h ou de um procedimento feito por outro profissional a ideia é criar um novo registro na evolução ou preencher novamente a ficha de anamnese.
O que fazer no caso de recusa da assinatura do termo de consentimento pelo paciente
Nesses casos, indica-se fazer constar por escrito nos registros a impossibilidade da assinatura do termo de consentimento devido à negativa do titular.
Portanto, mesmo nos casos em que o consentimento não é necessário, clínicas ou consultórios devem informar aos pacientes sobre a forma de recolher e tratar essas informações.
Por isso, recomenda-se que o cirurgião-dentista e a unidade odontológica, elaborem uma declaração escrita, assinada pelo paciente que se limite a informar que tomou conhecimento das informações.
Saiba mais: LGPD: Como a sua clínica pode garantir a segurança de dados
O paciente pode dar o consentimento digital da seguinte maneira
O Prontuário Verde sempre irá solicitar o consentimento digital do paciente através do WhatsApp, deste modo usa-se esse recurso somente quando o paciente possuir um telefone vinculado a um número de WhatsApp. No nosso sistema o consentimento segue as seguintes formas:
Textual
Neste caso,o paciente recebe uma mensagem de texto em seu número de WhatsApp com a descrição do ato a ser consentido, seja ele uma evolução, uma ficha de anamnese ou o que for solicitado. Para consentir a ação, o paciente irá responder com uma mensagem utilizando a palavra “CONCORDO“. Após esta resposta, ficará registrado no prontuário do paciente seu aceite digital.
Assinatura Digital
Na Assinatura Digital o paciente recebe uma mensagem de texto em seu número de WhatsApp com a descrição do ato de consentir. Seja ele uma evolução, uma ficha de anamnese ou o que o profissional solicitar e um link para assinar digitalmente. Para consentir o ato o paciente irá abrir o link em seu smartphone e assinar na tela . Após esta assinatura, ficará no prontuário do paciente seu aceite digital e será possível visualizar a assinatura do paciente a qualquer tempo.
Mas atenção!
Por padrão o Prontuário Verde está configurado para funcionar solicitando o consentimento através da assinatura digital do paciente. Caso deseje utilizar o modo textual utilize o usuário administrador ou gerente acesse “Configurações/Prontuário e Anamnese/Configurações do Prontuário”.
Depois selecione o modo Textual ou Assinatura na opção “Forma de solicitar consentimento?” Pronto você passou a utilizar o método de consentimento digital no Prontuário Verde.
Saiba mais: Adicione o certificado digital ao Prontuário Verde
O Prontuário Verde possibilita a criação de modelos de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido
O Prontuário Verde possibilita que o cirurgião-dentista crie os seus próprios modelos de termos de consentimento livres e esclarecidos. Assim, o profissional pode registrar os esclarecimentos prestados ao paciente sobre os procedimentos, os riscos de possíveis complicações e suas consequências. Também é feito o registro dos benefícios, malefícios e as alternativas de tratamento ou experimentação terapêutica a que o paciente será submetido.
Pois, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é o meio pelo qual o profissional consegue a autorização do paciente e/ou do representante legal para a realização do procedimento. A falta deste documento pode gerar, consequentemente, o dever de indenizar o paciente.
Para ajudar, disponibilizamos modelos de termos verificados por nosso time jurídico, onde ocirurgião-dentista pode ficar à vontade para alterar ou criar quantos termos forem necessários de acordo com sua necessidade.
Como criar e solicitar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Para o cirurgião-dentista criar um modelo de Termo de Consentimento é preciso acessar o menu “Configurações/Prontuário e Anamnese/Modelos de Termos de Consentimento” . Em seguida clique em “Criar Termo”, informe o nome para o modelo que você irá criar, no campo “documento”. Utilize o editor para redigir o termo, inclui-se todos os detalhes necessários do procedimento que será feito e para finalizar clique em “salvar”.
Pois, também é possível solicitar o consentimento do paciente em um termo. Para isso, acesse o prontuário do paciente no qual esteja atendendo, clique na aba “Contratos e Termos” e no botão “Novo Termo”. Em seguida selecione o modelo de termo adequado ao procedimento e pressione “Próximo” e depois “Solicitar assinatura digital do paciente”. Para finalizar revise o telefone celular do mesmo e clique em “Salvar” e solicite a assinatura.
Por fim
Graças às soluções do Prontuário Verde, os cirurgiões-dentistas otimizam o fluxo de trabalho, aumentam o desempenho de forma imediata e evitam a perda de documentos.
Pois, no caso do consentimento do paciente, é possível ler o Termo em celular ou tablet com todos os dados necessários sobre o tratamento. Assim, pode ter a assinatura diretamente na tela.
Além disso, ao implementar o Prontuário Verde, a sua clínica odontológica terá garantia jurídica em seus orçamentos na emissão e solicitação do consentimento digital do paciente através dos contratos firmados digitalmente.
Portanto, se você é cirurgião-dentista pretende conhecer todas as funcionalidades do Prontuário Verde, faça o teste grátis de 7 dias e também nos siga no Facebook e Instagram.