Qual o melhor regime tributário para clínicas? Entenda qual é o melhor para você

Índice

Introdução

Afinal, qual o melhor regime tributário para clínica? Neste blog, vamos discutir a importância do regime tributário para clínicas e como escolher o melhor para o seu negócio.

Meu nome é Vinícius Maroni, sou cirurgião dentista e fundador do Prontuário Verde, um software de gestão para clínicas e consultórios odontológicos, médicos e de estética. Com base na minha experiência, decidi compartilhar informações valiosas sobre esse assunto.

Antes de começarmos, gostaria de convidá-lo a seguir nas nossas redes sociais. Siga-nos no Instagram: @viniciusmaroni e inscreva-se no nosso canal do YouTube (https://www.youtube.com/@viniciusmaroni) para se manter atualizado com todas as novidades.

Agora, vamos falar sobre a importância do regime tributário para clínicas odontológicas, médicas ou de estética. Escolher o regime tributário adequado pode impactar diretamente nos custos e na lucratividade da sua clínica. É fundamental entender as diferenças entre os regimes e como eles se aplicam ao seu negócio.

O objetivo deste blog é ajudá-lo a escolher o melhor regime tributário para a sua clínica. Vamos fornecer informações detalhadas sobre os regimes de pessoa física, lucro presumido, lucro real e Simples Nacional. Dessa forma, você poderá tomar uma decisão informada e economizar impostos sem correr o risco de pagar a mais.

Regime tributário como pessoa física

Ao trabalhar como pessoa física, você não precisa abrir uma empresa, não necessita pagar um contador, o que torna tudo mais simples e econômico. Você emite recibos para os seus pacientes e controla todas as suas despesas. Para calcular o imposto a ser pago, você deverá utilizar o Carnê-Leão, um instrumento disponível no site da Receita Federal.

No Carnê-Leão, você registra todas as suas receitas e despesas. A diferença entre as receitas e as despesas é o lucro, sobre o qual será calculado o imposto. O valor do imposto a ser pago varia, mas geralmente é em torno de 27,5% do lucro para esta atividade.

Além disso, como pessoa física, você também precisa recolher o INSS sobre o valor total da receita, não apenas sobre o lucro, mas sim sobre o valor total dos recibos emitidos. É importante fazer a guia de autônomo para o recolhimento do INSS.

O regime como pessoa física é indicado para profissionais com um volume pequeno de atendimentos e que possuem muitas despesas, como material e funcionários. Caso você não tenha muitas despesas, esse regime pode não ser vantajoso.

Regime tributário como pessoa jurídica

O regime tributário é uma escolha importante para as clínicas, pois pode afetar diretamente os custos e a lucratividade do negócio. No Brasil, existem três regimes fiscais: lucro real, lucro presumido e Simples Nacional.

A escolha do regime tributário é uma decisão que cada clínica deve fazer com base em suas características e necessidades. Cada regime possui suas próprias regras e benefícios, por isso é importante entender as diferenças entre eles.

É possível mudar de regime tributário anualmente, no início de cada ano fiscal (sempre até o dia 31/01 de cada ano). Isso permite que as clínicas avaliem sua situação financeira e façam a escolha mais adequada para o próximo ano.

O lucro presumido é um regime simplificado, no qual o lucro é presumido com base em uma porcentagem fixa sobre a receita bruta da clínica. Esse regime é indicado para clínicas que possuem poucas despesas com funcionários (você entenderá isso logo adiante na leitura).

O lucro real é um regime mais complexo, no qual o lucro é calculado com base nas receitas e despesas reais da clínica. Esse regime é mais adequado para clínicas de grande porte com alta despesa (acima de 85% de despesa em relação ao faturamento).

O Simples Nacional é um regime simplificado que unifica diversos impostos em uma única guia de pagamento. Ele é indicado para clínicas de pequeno e médio porte (com alto custo em funcionários), pois oferece facilidades na gestão tributária.

Ao escolher o regime tributário para sua clínica, é importante considerar o volume de atendimentos, as despesas e as características do negócio. Consultar um contador especializado pode ajudar a tomar uma decisão informada e maximizar os benefícios fiscais.

Lucro Presumido

Como o próprio nome diz o lucro presumido trabalha “presumindo” o lucro olhando apenas para a receita, ignorando as despesas. Em outras palavras, você será tributado pelo quanto emitiu de notas fiscais (quanto entrou de receita) independente de quanto gastou para gerar essa receita.

Uma vantagem do lucro presumido é, em determinados casos, uma redução da carga tributária em comparação ao Simples Nacional especialmente nos casos onde a clínica tem poucas despesas com funcionários (uma vez que o simples nacional possui um incentivo fiscal para clínicas que geram empregos).

No entanto, é importante considerar que o lucro presumido não é vantajoso para todas as clínicas e consultórios. Caso a clínica possua um volume alto de faturamento ou despesas, outro regime tributário pode ser mais adequado.

Por exemplo, se a clínica possui um faturamento elevado ou despesas importantes em funcionários o lucro real ou o simples nacional podem ser a melhor opção.

RESUMO: o lucro presumido é indicado para clínicas e consultórios que tem grande lucratividade (receita grande em relação as despesas) e poucos gastos em funcionários. Pode também ser uma vantagem quando há possibilidade de equiparação hospitalar (ver a frente).

Lucro Real

O regime de Lucro Real é uma opção tributária mais complexa, que é calculada com base nas receitas e despesas reais da clínica. Esse regime é mais adequado para clínicas de grande porte, que possuem um volume elevado de faturamento ou despesas que chegam entre 80% e 85% das receitas totais.

Uma das principais vantagens do Lucro Real é a precisão no cálculo do imposto, pois leva em consideração todas as receitas e despesas reais da clínica. Dessa forma, o imposto é calculado de forma mais precisa, evitando pagar a mais ou a menos.

No entanto, é importante ressaltar que o Lucro Real requer uma contabilidade mais rigorosa e controles mais detalhados. É necessário ter um contador especializado (e portanto mais caro) para realizar a gestão tributária e garantir a conformidade com as obrigações fiscais.

Além disso, o Lucro Real também pode proporcionar benefícios fiscais, especialmente para clínicas que se enquadram em categorias específicas, como a equiparação hospitalar. Essa modalidade permite uma redução na carga tributária, desde que a clínica execute procedimentos semelhantes aos de um bloco cirúrgico ou hospital.

RESUMO: O Lucro real é indicado para clínicas de grande porte com baixa rentabilidade (mais de 80% de despesas em relação a receita). Se você tem uma grande operação este pode ser o regime ideal para você.

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado que foi criado para facilitar a vida das micro e pequenas empresas, incluindo clínicas e consultórios. Ele unifica diversos impostos em uma única guia de pagamento, o que simplifica a gestão tributária e reduz a burocracia.

Isso significa que as clínicas não precisam lidar com diversas guias de impostos separadas, o que facilita a organização financeira e evita erros no pagamento dos tributos.

Tem como principal vantagem o fato de não pagar INSS: No Simples Nacional, as clínicas estão dispensadas do pagamento do INSS sobre a folha de pagamento dos funcionários. Isso é uma grande vantagem, pois reduz os custos trabalhistas e permite que a clínica invista esse dinheiro em outras áreas do negócio.

Porém, existe uma questão importante: A carga tributária do simples nacional é bem mais elevada que o lucro presumido e o lucro real (podendo chegar a 18,5%). A grande dica do simples nacional é gastar 1/3 da receita em funcionários, em folha de pagamento e se aproveitar de um benefício existente para clínicas que geram empregos, isso faz com que a carga tributária seja reduzida para em torno de (13,3%) o que torna o regime muito vantajoso pois deixa uma tributação semelhante ao lucro presumido porém dispensando o pagamento de INSS.

Uma dica pode ser utilizar pró-labore a seu favor para subir os gastos em folha de pagamento, algo que é permitido.

RESUMO: O simples nacional é indicado para clínicas que tenham 1/3 de suas receitas investidas em funcionários (podendo incluir pró-labore) pois isto irá reduzir a carga tributária e isentar o INSS.

Equiparação Hospitalar

A equiparação hospitalar é um benefício fiscal que pode ser utilizado por clínicas que executam procedimentos semelhantes aos de um bloco cirúrgico ou hospital. Esse benefício está disponível para clínicas que se enquadram no regime tributário do lucro real ou do lucro presumido. Não sendo permitido seu uso para clínicas optantes pelo simples nacional.

Com a equiparação hospitalar, as clínicas podem obter uma redução significativa na carga tributária, o que pode resultar em uma economia de impostos próxima a 50%.

No entanto, é importante ressaltar que a utilização da equiparação hospitalar deve ser analisada caso a caso. Nem todos os procedimentos realizados em clínicas se enquadram nesse benefício, e as regras podem variar dependendo da legislação vigente.

Recomenda-se que as clínicas interessadas em utilizar a equiparação hospitalar consultem um advogado tributarista especializado. Esse profissional poderá analisar a situação da clínica e fornecer orientações adequadas de acordo com as leis tributárias vigentes.

Além disso, é importante estar ciente de que as leis tributárias podem sofrer mudanças no futuro. Por isso, é fundamental acompanhar as atualizações e possíveis alterações que possam afetar a utilização da equiparação hospitalar.

RESUMO: A equiparação hospitalar é um benefício fiscal que pode proporcionar uma redução na carga tributária para clínicas que realizam procedimentos complexos e estão enquadradas no lucro presumido ou real. No entanto, é necessário se informar sobre as regras e consultar um advogado tributarista para garantir que a clínica esteja em conformidade com a legislação e possa aproveitar os benefícios fiscais disponíveis.

Dicas para Escolher o Melhor Regime

Na hora de escolher o regime tributário para a sua clínica, é importante considerar alguns fatores. Aqui vão algumas dicas para te ajudar a tomar a melhor decisão:

  • Ênfase na análise do percentual de despesa com funcionários: Analise o quanto você gasta com a folha de pagamento dos seus funcionários. Se você tiver 1/3 das despesas voltadas para a folha de pagamento, o Simples Nacional pode ser a melhor opção.
  • Indicação do Lucro Real para clínicas com alto faturamento com muitas despesas: Se a sua clínica tem um alto faturamento, o Lucro Real pode ser a melhor opção. Nesse regime, você paga impostos apenas sobre o lucro efetivo da sua clínica.
  • Uso do Pró-labore como estratégia para reduzir o imposto no Simples Nacional: O Pro-labóre é o salário do dono da clínica e pode ser usado para reduzir a carga tributária no Simples Nacional. Tenha um terço das despesas da clínica voltadas para a folha de pagamento e utilize o Pró-labore a seu favor.
  • Advertência sobre a equiparação hospitalar e a necessidade de consulta com um advogado tributarista: A equiparação hospitalar é um benefício que pode reduzir a carga tributária, mas é importante consultar um advogado tributarista para verificar se você se enquadra nesse benefício.
  • Utilização de software como o Prontuário Verde para facilitar o controle fiscal: Utilizar um software de gestão para clínicas pode ajudar a automatizar o processo de controle fiscal, como a emissão de notas fiscais e o cálculo dos impostos devidos. Isso tornará o processo mais eficiente e reduzirá a chance de erros.
  • Importância de acompanhar possíveis mudanças na legislação: As leis tributárias estão sujeitas a alterações constantes, por isso é fundamental acompanhar as atualizações e possíveis mudanças que possam afetar o regime tributário da sua clínica. Fique atento às novidades e busque orientação de um contador especializado.
  • Recomendação para buscar orientação de um contador e advogado tributarista: Escolher o regime tributário adequado para a sua clínica é uma decisão complexa e que exige conhecimento específico. Por isso, é altamente recomendado buscar orientação de um contador especializado em clínicas e regime tributário. O contador poderá analisar a situação financeira da sua clínica e fornecer orientações adequadas para tomar a melhor decisão.

Em conclusão, escolher o regime tributário adequado para a sua clínica é essencial para minimizar os custos e maximizar a lucratividade. Analise cuidadosamente as opções disponíveis, leve em consideração o volume de atendimentos, as despesas e as características do seu negócio. Busque orientação de um contador especializado e utilize software de gestão para facilitar o controle fiscal. Acompanhe sempre as mudanças na legislação e esteja preparado para ajustar o regime tributário, se necessário. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você tomar uma decisão informada. Continue nos acompanhando para mais conteúdos relevantes sobre gestão de clínicas e outros assuntos relacionados.

FAQ

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre os regimes tributários para clínicas:

Pergunta 1: Quais são as vantagens de trabalhar como pessoa física?

Trabalhar como pessoa física é uma opção mais simples e econômica para clínicas com baixo volume de atendimentos. Nesse regime tributário, você não precisa abrir uma empresa e não terá despesas com contador, o que já é uma grande vantagem.

Pergunta 2: É possível mudar de regime tributário durante o ano?

Sim, é possível mudar de regime tributário durante o ano. A escolha do regime tributário é anual e pode ser alterada no mês de janeiro de cada ano. No entanto, é importante tomar essa decisão com cuidado, levando em conta o volume de atendimentos, as despesas e os benefícios oferecidos por cada regime.

Pergunta 3: Qual a diferença entre o Lucro Presumido e o Lucro Real?

O Lucro Presumido é mais indicado para clínicas com alta lucratividade (receitas muito superior as despesas). Nele, o cálculo do imposto é feito sobre a receita presumida, simplificando o pagamento dos impostos. Já o Lucro Real é mais utilizado por clínicas de grande porte com alto percentual de despesas, pois exige um controle contábil mais rigoroso. Nesse regime, o imposto é calculado apenas sobre o lucro efetivo da clínica.

Pergunta 4: Como calcular o imposto no Simples Nacional?

No Simples Nacional, o pagamento dos impostos é simplificado, unificando cinco impostos em uma única guia. O cálculo do imposto é feito sobre o faturamento da clínica, que varia de acordo com a atividade exercida. É importante fazer uma análise detalhada para verificar se o Simples Nacional é a opção mais vantajosa para a sua clínica. Normalmente ela é vantajosa quando você tem 1/3 do seu faturamento investido em funcionários.

Pergunta 5: O que é o fator R e como ele influencia o Simples Nacional?

O fator R é um benefício do Simples Nacional que permite reduzir a carga tributária. Se a clínica tiver um terço das despesas voltadas para a folha de pagamento, é possível utilizar o fator R para reduzir o imposto. Dessa forma, o Simples Nacional pode se tornar mais vantajoso, mesmo com uma alíquota mais alta do que nos outros regimes.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *