Agendamento odontológico: Saiba como manter sua agenda cheia e produtiva

Agendamento odontológico: Saiba como manter sua agenda cheia e produtiva
Um sistema de agendamento odontológico bem administrado permite antecipar, prevenir e reagir a mudanças inesperadas.

O cirurgião-dentista que não possui um agendamento odontológico adequado, pode desperdiçar tempo e ter prejuízo financeiro. Pois, quando o tempo é perdido, a receita e  a imagem do consultório também são atingidos.

O objetivo de uma programação eficiente é administrar essa agenda odontológica de maneira mais inteligente e que maximize o tempo e a receita da clínica. Por isso, um sistema de agendamento odontológico bem administrado permite antecipar, prevenir e reagir a mudanças inesperadas, minimizando problemas tanto para sua equipe quanto para os pacientes.

Como agendar consultas odontológicas corretamente?

Uma agenda de papel ancorou a recepção no século passado, e as mudanças envolviam uma borracha, e as buscas significavam virar as páginas. Pois, atualmente existem uma  variedade de ferramentas para agilizar a eficiência e conveniência do agendamento odontológico. 

Para organizar um agendamento odontológico,devemos ter um sistema que apresente ferramentas flexíveis para todos. Visto que, esse equilíbrio faz com que suas atividades diárias ocorram sem problemas, sem sacrificar tarefas ou compromissos essenciais. Além disso, os pacientes precisam de confiança para agendar convenientemente sua consulta a qualquer momento. 

Portanto, antes de mergulhar no âmago do agendamento diário, é importante dar um passo para trás, olhar para o quadro completo e definir metas. Neste caso, a melhor forma de agilizar é usar um sistema de agendamento odontológico que faça o rastreamento da disponibilidade de horário em tempo real. 

Com isso é possível verificar de forma rápida o status de todos os compromissos, para que esteja ciente da situação da agenda. Além disso, ajuda no gerenciamento de toda a equipe da clínica com mais eficiência. 

Com um sistema adequado, o agendamento de consultas odontológicas fica rápido e simples e auxilia a maximizar e qualificar o atendimento ao paciente, ou seja, os pacientes podem encontrar os horários que funcionam para eles e agendar suas consultas de qualquer local.     

Saiba mais: Autoagendamento odontológico: os benefícios para a sua clínica e também para os pacientes

Considere fatores importantes ao agendar 

Existem muitos fatores importantes  que compõem uma agenda odontológica produtiva. Pois, nestes casos, podemos incluir a disponibilidade de horários, gerenciamento de compromissos quebrados, taxas de procedimentos e, claro, os recursos financeiros e humanos disponíveis.     

Por isso, a chave para gerenciar isso de forma adequada é agendar as consultas em blocos. Aloque espaços específicos para cada tipo de procedimento ou como cirurgias e novas consultas de pacientes.

Além disso, agendar consultas em blocos, possibilitará um espaço necessário para respirar entre os pacientes. Você sempre cumprirá o cronograma e fornecerá a melhor experiência ao paciente a cada atendimento.

Lembretes de compromissos ajudam a manter o agendamento odontológico em ordem

O não comparecimento dos pacientes à consulta, causa o desperdício de tempo, energia e recursos. Por isso, é importante considerar a utilização dos lembretes de compromissos. Os lembretes de compromissos são uma ótima maneira de reduzir os não comparecimentos. 

Atualmente, muitas soluções odontológicas possuem ferramentas de comunicação com o paciente que não apenas enviam esses lembretes de consultas de forma automática. Por isso, com um sistema de agendamento odontológico, você pode inserir facilmente as informações do paciente e enviar lembretes automatizados.

Além disso, é possível organizar e atualizar toda a movimentação de visitas de pacientes na clínica e enviar   lembretes por mensagens de texto, notificações por e-mail, voz e avisos pelo Whatsapp.   

Saiba mais: Como confirmar as consultas dos pacientes pelo WhatsApp no Prontuário Verde

Tenha uma lista de espera de pacientes

Uma lista de espera de pacientes pode ajudá-lo a preencher as lacunas que os cancelamentos de última hora criam no cronograma. Para isso, existem vários sistemas odontológicos que auxiliam a manter listas de espera online. 

Pois, isso permite o envio de notificações em massa de uma vaga para os pacientes, em vez de ter que percorrer a lista e ligar para cada pessoa. Essa comunicação instantânea aumenta significativamente suas chances de preencher a agenda.

Mantenha anotações detalhadas sobre seus pacientes

Algumas consultas requerem mais tempo, conforme a necessidade do paciente.Por isso, anotações detalhadas podem ajudá-lo a planejar isso, ou seja, caso o paciente faça uma limpeza dental, esse procedimento levará mais tempo para alguém com doença gengival. 

Portanto, manter anotações sobre as preferências e o histórico dos pacientes pode ajudá-lo a agendar de forma adequada e pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo o tempo perdido.

Codifique seu agendamento com cores 

Com um agendamento odontológico devidamente codificado por cores, é possível verificar se os compromissos estão confirmados ou pendentes. Ou seja, isso dá a oportunidade de acompanhar diretamente os pacientes não confirmados.

Também é possível codificar por cores para diferentes tipos de procedimentos, para que os tratamentos mais trabalhosos recebam prioridade no início do dia, quando a equipe está bem descansada. Você também deve bloquear horários para dar aos funcionários as pausas necessárias!

Adote a tecnologia

Atualmente, os cirurgiões-dentistas possuem acesso a uma ampla gama de ferramentas e recursos feitos para tornar o agendamento de consultas mais eficiente.  Por exemplo, o software de agendamento de consultas odontológicas facilita a vida dos pacientes na hora de marcar consultas. 

Além disso, é possível integrar os calendários on-line de consultas odontológicas a sites, e oferecem formas ainda mais convenientes de agendar consultas. Por isso, ao adotar tecnologia, os profissionais de odontologia podem simplificar seus processos de agendamento de consultas, fazer melhor uso de seu tempo, reduzir custos gerais e fornecer atendimento mais rápido a seus pacientes.

Saiba mais: A sua agenda na palma da mão com o Prontuário Verde

O agendamento do Prontuário Verde É totalmente digital

O Prontuário Verde é um sistema feito para  eliminar o papel nas clínicas odontológicas e facilitar o trabalho diário do cirurgião-dentista. Pois foi baseado na simplicidade e portabilidade de plataformas, com um prontuário digital colaborativo entre diversos profissionais de saúde.    

Além disso, é possível ter o acesso ao agendamento odontológico em qualquer local e hora. Com isso, é possível agendar consultas ou compromissos longe do local de trabalho, identificar e definir o tempo e os dias de atendimento e ter total controle do seu dia de trabalho. 

Portanto, o Prontuário Verde não serve somente para agilizar a sua agenda, mas também ajuda no controle de estoque, financeiro, emitir boletos, realizar pagamentos, fechamentos de caixa de cada funcionário. 

Por isso, resolva os problemas da sua clínica odontológica com o Prontuário Verde.Faça um teste grátis de 07 dias e faça a gestão na palma da sua mão. Siga-nos no Instagram e também no Facebook

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *