Como confirmar as consultas dos pacientes pelo WhatsApp no Prontuário Verde

Como confirmar as consultas dos pacientes pelo WhatsApp no Prontuário Verde
O Prontuário Verde oferece essa funcionalidade para agilizar a confirmação de consultas.

O Whatsapp é o segundo aplicativo mais utilizado entre os brasileiros, perdendo somente para o Facebook. Para agilizar a confirmação de consultas, muitas clínicas e consultórios odontológicos usam esse aplicativo como ferramenta de trabalho. Por isso, o Prontuário Verde oferece essa funcionalidade para agilizar a confirmação de consultas.

Confirmação de consultas de forma automática

A confirmação de consultas através do WhatsApp disponível pelo Prontuário Verde é um recurso que possibilita envio de mensagens de confirmação de presença a consultas de forma automática para os pacientes agendados. 

Além disso, é possível configurar uma mensagem e o tempo de antecedência para que o paciente receba um aviso pelo WhatsApp com a connfirmação de presença a uma consulta. 

Depois de receber a mensagem, o paciente poderá confirmar a presença com a palavra “Sim”. Pois, neste caso a situação na agenda passará de “Agendado” para “Confirmado” de forma automática. 

Caso o paciente não responda com a palavra “Sim”, será exibida uma notificação, onde mostra que existe um diálogo pendente de resposta.

Então,para ativar a confirmação de consultas pelo WhatsApp para a sua clínica siga esse caminho:

  1. Acesse a opção “Configurações / Agenda / Confirmações de Consultas”.
  2. Habilite a opção “Confirmar consultas via Whatsapp”.
  3.  Informe com quantos dias úteis de antecedência deseja enviar a mensagem no campo “Enviar a mensagem quantos dias antes”.
  4. Em seguida informe o texto da mensagem que o paciente vai receber no WhatsApp no campo “Mensagem que o paciente irá receber”
  5. Escreva a mensagem de retorno que o paciente receberá caso responda “SIM” a mensagem de confirmação da consulta. Atenção: Antes do texto configurado por você o paciente receberá o seguinte texto que não pode ser modificado: “NOME DA CLÍNICA: NOME DO PACIENTE, consulta CONFIRMADA com sucesso”.
  6. Clique em “Salvar”.
  7. Saiba mais: antes de usar o whatsapp na sua clínica odontológica você precisa ler esse texto

Mas atenção!  O número de telefone do Whatsapp a ser utilizado será um número do Prontuário Verde. Pois, não será possível utilizar o número existente de sua clínica ou consultório. Desta forma, é possível configurar uma mensagem automática para reconduzir o paciente ao número de telefone da clínica quando responder uma mensagem que não trate diretamente de uma resposta a uma confirmação de consulta. 

É possível configurar recusa de mensagens de WhatsApp

Pois, o Prontuário Verde também possibilita através de um recurso de recusa de mensagens de WhatsApp recebidas que não se trate de resposta a uma solicitação de confirmação de consulta. Portanto, neste caso,serão direcionadas para outro número de telefone.

Ou seja, devido a uma restrição do WhatsApp as confirmações de consulta não são enviadas pelo número de sua clínica e sim através de um número do próprio Prontuário Verde.

Para ativar esse recurso de mensagens basta seguir a seguinte ordem:

  1. Acesse a opçãoConfigurações / Geral / Configurações WhatsApp”.
  2. Habilite a opção Recusar WhatsApp Automaticamente
  3.  Informe o texto da mensagem que o paciente irá receber no WhatsApp no campo Mensagem de recusa que o paciente irá receber. Atenção:Antes do texto configurado por você o paciente receberá o seguinte texto que não pode ser modificado: “NOME DA CLÍNICA: NOME DO PACIENTE,”.
  4. Por fim, clique em Salvar e pronto caso o paciente responda a alguma mensagem que não se refira a confirmação de consultas ele receberá esta mensagem e será direcionado para outro canal de comunicação como o número de sua clínica.

Saiba mais: Mudando do papel para o consentimento digital com o Prontuário Verde

Ganhe tempo com o Prontuário Verde

Como podemos ver durante esse artigo, o Prontuário Verde permite que a secretária da clínica odontológica economize tempo com as confirmações de consultas pelo WhatsApp.Pois, tudo isso feito de forma rápida e automática. 

 Além disso, possibilita que você tenha uma agenda organizada, com o registro da situação de agendamento de cada paciente, se teve confirmação ou cancelamento da consulta e também informar  ausência, de maneira simples e de fácil comunicação.

Por isso, esqueça os softwares lentos ou que faça você perder tempo. Conheça o Prontuário Verde, faça o teste grátis de 7 dias e confie, simplesmente funciona. Siga-nos no Facebook e também no Instagram.   

Compartilhe:

1 comentário em “Como confirmar as consultas dos pacientes pelo WhatsApp no Prontuário Verde”

  1. Pingback: A agenda vazia é um problema para a clínica odontológica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *