Saiba como os empreendedores odontológicos podem investir em franquias

Franquia: saiba como funciona na área odontológica
As franquias odontológicas oferecem benefícios para cirurgiões-dentistas que desejam abrir um negócio por conta própria.

Uma franquia odontológica oferece benefícios para cirurgiões-dentistas que desejam abrir um negócio por conta própria. Pois esse processo é construído através de bases solidificadas e apresenta uma reputação pronta que faz com que as pessoas confiem em uma marca da qual já conhecem. 

Se você, cirurgião-dentista é um empreendedor continue a leitura e entenda o funcionamento das franquias odontológicas e como investir nesse tipo de negócio. 

o que é uma franquia e como funciona no mercado odontológico

Uma franquia ou franchising consiste na administração de uma clínica odontológica, através de um franqueador que segue as diretrizes estabelecidas pela rede de forma padronizada. Pois esse tipo de negócio oferece serviços odontológicos a valores acessíveis para seus pacientes. 

Portanto, qualquer ação dos franqueados acontece mediante algumas regras, como pagamento de taxas e a padronização de características e processos com o intuito de entregar a mesma satisfação aos clientes, independente da unidade. Com isso, acontece o fortalecimento da marca e aumenta o público consumidor.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem cerca de 1.200 unidades de franquias odontológicas no país. Ou seja, isso significa que esse mercado tem evoluído nos últimos anos. 

Saiba mais: Sua clínica odontológica com acessibilidade para todos os pacientes

SAIBA QUAIS SÃO Os benefícios

Ser franqueado odontológico pode trazer diversos pontos positivos, principalmente para quem deseja trabalhar o seu negócio de forma estratégica. Entre as vantagens estão a disponibilidade de um cadastro financeiro que permite o uso de descontos nos preços, prazos e pagamentos em condições especiais. 

Além disso, é possível contar com um suporte por parte da franqueadora. Pois isso, serve para tirar dúvidas, receber informações e aprender com a experiência de quem estabilizou o negócio. Outro benefício importante em relação a franquia odontológica é o aproveitamento de uma marca consolidada, que permite mais competitividade no mercado e ajuda a atrair um maior número de clientes interessados pelos serviços oferecidos.  

Entende-se a gestão de franquias odontológicas como um processo ao qual os franqueadores unem forças para se encarregar das principais funções do negócio, como por exemplo, vendas, marketing e relacionamento com o cliente. Além disso, ajuda no acompanhamento de desempenho e análise das últimas tendências do mercado, com a garantia de franquias em toda a linha.  

Saiba mais: Saiba porque os cirurgiões-dentistas otimizam o atendimento odontológico usando um aplicativo móvel

Como administrar uma franquia odontológica

O mercado odontológico está em constante desenvolvimento. Por isso, investir recursos nestes segmentos através da gestão de franquias pode ser uma chance de expansão do negócio.   

Portanto, para gerenciar uma franquia odontológica e ter sucesso nos negócios é necessário estabelecer objetivos e metas, ou seja, definir e estruturar um planejamento.

Além disso, procure fazer uma análise apurada que mostre as oportunidades e também as dificuldades. Dessa forma, a franquia terá uma direção definida com uma base sólida. Pois, quando uma empresa obtém o direito de usar a marca da outra, o cliente comprometido quer receber o mesmo tratamento da original. 

Outro ponto importante ao administrar uma franquia odontológica é a gestão financeira. Para que as finanças não saiam do controle é preciso conhecimento e foco,com isso, o mais adequado é contar com um especialista. Também  é importante determinar metas, pois tanto os franqueados como os parceiros poderão  trabalhar ciente do resultado que precisa ser alcançado.   

Saiba mais: Saiba como aplicar o ponto de equilíbrio financeiro da sua clínica odontológica

É importante saber escolher boa franquia

Ao escolher uma franquia odontológica, o cirurgião-dentista precisa estar atento com alguns pontos importantes como avaliar a relevância da marca no mercado. Também é importante entender o diferencial competitivo se o público está acostumado  com a franquia, pois isso facilita no momento de conquistar novos clientes.

No momento da escolha pesquise a quantidade de unidades relacionadas à franquia e onde estão localizadas. Pois, quando existem unidades próximas, isso pode afetar no crescimento, muitas vezes levando ao fechamento desses negócios. Portanto, procure sempre entrar em contato com outros franqueadores, tenha uma visão mais ampla dos benefícios e procure conhecer as desvantagens .  

Existem várias opções de franquias odontológicas no mercado, entre muitas podemos destacar a rede Odontoclinic, que conta com 200 unidades no Brasil. A empresa oferece suporte para escolher o melhor local de abertura da unidade, assim como linhas para fornecedores e treinamento. 

Já a franquia KR oferece serviços médicos e odontológicos de fácil acesso para o público. Pois, a empresa trabalha com um pronto atendimento a domicílio 24 horas. Além disso, disponibiliza um treinamento completo e suporte da marca. 

Outra rede de franquia que merece destaque é a Odonto Company que conta atualmente com mais de 2000 unidades espalhados pelo país. A empresa possui quatro modelos de negócios, conforme a quantidade de habitantes do município onde será instalada a unidade. Ela atua nas especialidades de Dentística, Ortodontia, Estética, Endodontia, Odontopediatria, Prótese Dentária e Implantodontia. 

Um software de gestão ajuda a potencializar a rede de franquias

Diariamente algum tipo de tecnologia entra no mercado de franquias. Pois, isso pode ajudar a simplificar os negócios tornando cada vez mais eficiente e produtivos. 

Por isso, um software de gestão é uma ferramenta essencial para administrar uma franquia em crescimento em todas as fases do negócio. Além disso, ajuda a rastrear a comunicação com o cliente  . 

Graças ao software de gestão, é possível simplificar muitos desses processos que são fundamentais para o sucesso do negócio. Isso pode acontecer desde do controle de estoque ao gerenciamento  de suprimentos, à integração e treinamento da equipe de trabalho. 

Saiba mais: Prontuário Verde: saiba porque escolher o sistema odontológico mais completo para a sua clínica

Além disso, a compatibilidade com dispositivos móveis que acompanham o software  também serve para conexão em tempo real, com a possibilidade de acesso a qualquer hora, local. 

Conheça o Prontuário Verde. Faça um teste grátis por 7 dias ou solicite uma demonstração de 30 minutos. Siga-nos no Instagram e também no Facebook.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *