Saiba como aplicar o ponto de equilíbrio financeiro da sua clínica odontológica

O ponto de equilíbrio é o valor financeiro que sua clínica precisa faturar em um determinado período.
O ponto de equilíbrio é o valor financeiro que sua clínica precisa faturar em um determinado período.

Quando vou chegar ao ponto de equilíbrio financeiro? Essa é uma das perguntas mais feitas quando se está começando um negócio. Pois, isso acontece com os profissionais que administram uma clínica odontológica.

Por isso, é fundamental fazer uma análise de ponto de equilíbrio, que ajuda a definir os custos fixos e custos variáveis para que seja possível determinar seus preços de forma adequada e ainda prever quando a sua clínica se tornará um negócio lucrativo.  

O que significa o ponto de equilibrio financeiro

O ponto de equilíbrio é o valor financeiro que sua clínica precisa faturar em um determinado período de tempo, pois normalmente em um mês para conseguir pagar todas as suas despesas fixas e variáveis, bem como, custos fixos e variáveis. Ou seja, manter as finanças da clínica no “zero a zero”. 

Portanto, o ponto de equilíbrio permite que a clínica saiba quando ela começará a ser lucrativa. Se a receita de um estiver abaixo deste ponto, a empresa estará operando com prejuízo. Se estiver acima, terá lucro. 

Podemos concluir que o ponto de equilíbrio financeiro revela quando o seu investimento é devolvido real por real, nem mais nem menos, de forma que você não ganhou e nem perdeu dinheiro com o negócio. 

Além disso, uma clínica ou consultório pode realizar uma análise de ponto de equilíbrio financeiro sempre que considerar a adição de custos. Pois, lembre-se que essa avaliação não considera a demanda de mercado. 

Saiba mais: não fique no vermelho.saiba como evitar o descontrole das finanças da sua clínica odontológica

Qual é a fórmula para o ponto de equilíbrio financeiro?

Uma das fórmulas para calcular o ponto de equilíbrio financeiro envolve pegar o total de custos fixos e dividir o valor pela margem de contribuição por unidade. Pois, para fazer esse cálculo é preciso primeiramente conhecer a margem de contribuição unitária de cada serviço oferecido pela clínica. 

A margem de contribuição nada mais é que o valor da “sobra” de um serviço retirando os seus custos diretos. A fórmula de cálculo é simples: Margem de contribuição = Preço de Venda unitário – Custo variável unitário.

Dessa forma, quando a margem de contribuição de uma clínica for igual a seus custos fixos, as finanças estarão em seu ponto de equilíbrio.

Outra maneira de calcular o ponto de equilíbrio da sua clínica é dividir os custos fixos pela receita por unidade menos o custo variável por unidade. Ponto de Equilíbrio (Unidades) = Custos Fixos ÷ (Receita por Unidade – Custo Variável por Unidade). Neste caso, os custos fixos são aqueles que não se alteram e a receita é o preço pelo qual está cobrando pelo serviço menos os custos variáveis, como por exemplo, mão de obra e materiais.   

Por que uma clínica odontológica precisa realizar uma análise de ponto de equilíbrio financeiro?

Uma análise de ponto de equilíbrio tem usos amplos por mérito próprio. Mas também é um elemento crítico de projeções financeiras. Pois, use-o para determinar quanto dinheiro inicial ou capital inicial a sua clínica precisará e se necessita de um empréstimo bancário.

Por isso, empresas mais maduras usam análises de equilíbrio para analisar seus riscos em uma variedade de ações, como mover ideias inovadoras para produção, adicionar ou excluir serviços e outros cenários. Portanto, uma análise de ponto de equilíbrio financeiro pode revelar a quantidade de serviços e atendimentos necessários para equilibrar as despesas da clínica ou consultório. 

Um período de equilíbrio aceitável é de seis a 18 meses. Neste caso, se o cálculo determinar que um ponto de equilíbrio levará mais tempo para ser alcançado, você provavelmente precisará alterar seu plano para reduzir custos, aumentar preços ou ambos. Ou seja, um ponto de equilíbrio mais de 18 meses no futuro é um forte sinal de risco.

Saiba mais: Régua de Cobrança: o que é e como utilizar na sua clínica odontológica

Quando usar uma análise de ponto de equilíbrio financeiro

Basicamente, uma clínica faz análise de ponto de equilíbrio financeiro sempre que considerar a adição de custos.Pois, esses custos adicionais podem vir do início de um negócio, de uma fusão ou aquisição, da adição ou exclusão de serviços ou da adição de locais ou funcionários.

Por isso, é importante fazer uma análise de equilíbrio financeiro para determinar o risco e o valor de qualquer investimento, especialmente quando ocorrer um destes três eventos:

1. Expandir um negócio

Os pontos de equilíbrio ajudam a verificar a realidade de quanto tempo levará para que um investimento se torne lucrativo. Por exemplo, calcular ou modelar as vendas mínimas necessárias para cobrir os custos de um novo local ou entrar em um novo mercado.

2. Redução de preços

Às vezes, as clínicas necessitam reduzir sua estratégia de preços para vencer os concorrentes em um segmento de mercado. Portanto, ao reduzir os preços, as clínicas ou consultórios precisam descobrir quantas unidades a mais precisam vender para compensar  uma redução de preço.

3. Limitar os cenários de negócios

Ao fazer alterações nos negócios, existem vários cenários e hipóteses sobre a mesa que complicam as decisões sobre qual cenário seguir. O ponto de equilíbrio financeiro  auxilia os responsáveis pelas finanças a reduzir a tomada de decisões a uma série de perguntas de sim ou não.

Sua clínica pode ter um equilíbrio financeiro com o Software Prontuário Verde

Os cirurgiões-dentistas sabem que administrar as finanças de um consultório ou clínica odontológica pode ser uma missão muito custosa, pois envolve altos investimentos. Por isso, ter um equilíbrio financeiro pode ser um desafio para muitos gestores. 

Por isso, um software odontológico completo ajuda a livrar a sua gestão odontológica de ter de fazer várias anotações e registros em papel ou em planilhas misturadas, ou seja, ajuda a manter as suas contas organizadas com todas as informações reunidas no mesmo lugar.

Prontuário Verde: um software feito para facilitar a vida do cirurgião-dentista

Esse é o papel do Prontuário Verde, um software digital feito para facilitar a sua vida e obter ganhos financeiros.  Com o nosso sistema, o cirurgião-dentista registra cada centavo que entra ou sai. Também consegue aproveitar gráficos do painel gerencial e acompanhar a lucratividade da sua clínica ou consultório.

Saiba mais: O que considerar na precificação dos serviços odontológicos

Além disso, o precificador do Prontuário Verde funciona como uma calculadora de tratamentos odontológicos, porém, é mais do que isso. Pois, é uma ferramenta de inteligência artificial que otimiza o seu lucro e reduz os custos do seu consultório gratuitamente.

Tenha as finanças da sua clínica equilibradas e na palma da sua mão com o Prontuário Verde.Faça o teste grátis de 7 dias ou solicite uma demonstração de 30 minutos, conheça os nossos planos. Siga-nos no Facebook e também no Instagram.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *