Régua de Cobrança: o que é e como utilizar na sua clínica odontológica

Régua de Cobrança: o que é e como utilizar na sua clínica odontológica
Uma das formas desenvolvidas para combater a inadimplência, muito utilizada por empresas, é a régua de cobrança.

Uma das formas desenvolvidas para combater a inadimplência, muito utilizada por empresas, é a régua de cobrança. Pois, com esse sistema é possível definir prazos e ações que ajudam no controle financeiro da sua clínica. 

Além disso, consegue aumentar a retenção de pacientes, assim, reduz os cancelamentos e atrasos de pagamentos. Por isso, muitas empresas usam a régua de cobrança como uma forma de melhorar trabalhos que eram desempenhados manualmente. 

Portanto, nesse texto vamos mostrar como funciona e a importância de implementar na sua clínica odontológica. 

Como funciona a régua de cobrança

A régua de cobrança é um método que ajuda a definir como, e em qual momento será feita a cobrança conforme a dívida. Com isso, é possível determinar formas de contato para cada cobrança. Pois, define-se as definidas datas, os conteúdos para os pacientes e a plataforma de pagamento a ser usada pela clínica odontológica. 

Então, como podemos perceber a régua de cobrança está associada ao aviso para os pacientes sobre a proximidade da data de vencimento do tratamento.Dessa maneira, é possível estabelecer contato nas ocasiões mais oportunas e através das diversas plataformas como SMS, E-mail e Whatsapp.  

Importante destacar que, para que esse método funcione com sucesso, é preciso planejar os próximos passos de forma que facilite o contato com o paciente e a gestão financeira da clínica odontológica. E também é importante contar com um sistema de cobrança automatizado, para que os envios de notificações possam chegar mais rápido ao destino.   

Saiba mais: 5 passos para otimizar o fluxo de caixa em sua clínica odontológica

Os principais modelos de régua de cobrança

A régua de cobrança pode ser feita de diferentes formas. Ou seja, com base na forma de pagamento. Entre os principais modelos estão os boletos bancários, cartão de crédito ou débito e depósito ou transferência.

Boletos bancários

Neste caso, é importante considerar variáveis dos boletos bancários. Pois, no caso de assinaturas recorrentes por boleto, não tem como definir cobranças automáticas. 

Por isso, é indica-se a emissão de boletos de 20 a 10 dias antes do vencimento, notificar o paciente através de e-mail, SMS ou Whatsapp 1 dia após o prazo e atualizar o boleto em toda a notificação que permita o pagamento mediante a essa nova fatura.  

Cartão de crédito e débito

O cartão de crédito evita a inadimplência. Pois, fazem as cobranças de forma automática na fatura do paciente. Porém, existem vendas de mensalidades recorrentes que podem proporcionar com cartões sem limites. 

Para evitar esses casos, as cobranças não devem ser feitas antes da data de vencimento, pois, deve-se enviar apenas um aviso na hipótese de algum problema com o pagamento. Portanto, vale salientar que as cobranças com cartão de crédito devem atender às regras que são previstas pelo banco ou pela operadora.  

Já para cartão de débito é preciso cadastrar mais de uma conta corrente do paciente, ter uma plataforma de gestão, colocar o débito como primeira forma de pagamento, mas é importante consultar as regras determinadas na forma de pagamento, assim as suas finanças não terá prejuízo. 

Depósito,Transferência bancária e Pix

Nesses casos, a clínica odontológica pode utilizar a mesma metodologia do boleto bancário. Porém, é importante destacar que nas regras de adesão será permitido a cobrança de juros e multas do mês posterior ao atraso. Assim, mesmo que o paciente preencha o valor, a clínica vai arcar com um prejuízo apenas momentâneo.

Por isso, é importante sempre criar formas de defesa antes que a inadimplência se transforme em algum problema maior e sem solução. Procure ter uma comunicação transparente que possibilite ao paciente de retornar ao grupo do adimplentes.    

Saiba mais: a economista Janile Soares indica quais são as melhores formas de pagamentos para a sua clínica odontológica  

Os benefícios da régua de cobrança para a sua clínica

A implementação da régua de cobrança pode gerar um grande impacto nas finanças de uma clínica ou consultório odontológico, pois possibilita que cada fase do processo de cobrança seja visualizado de uma forma mais precisa e facilita que o incômodo de cobrar o paciente diretamente aconteça. 

Por isso, podemos destacar como benefícios a redução da inadimplência, visto que combater esses casos é uma parte fundamental para o sucesso de uma estratégia de gestão financeira. Além disso, ajuda na organização das contas e ajuda a desafogar o trabalho da equipe financeira. 

Outro benefício, é a facilidade de pagamento. Pois, ao lembrar o paciente de suas obrigações, ele terá mais conveniência diante do pagamento, isso acaba favorecendo a clínica. Também vale destacar a agilidade de recebimento, que é consequência do pagamento do paciente.  Com isso, possibilita o aumento do número de recebimentos e de fluxo de caixa. 

Como o Prontuário Verde pode ajudar no controle financeiro da sua clínica

É possível ter o controle financeiro da sua clínica em um único sistema, no Prontuário Verde. Pois, é um sistema digital odontológico que faz você ter o total controle  das finanças do seu consultório. 

Além disso, permite que sejam realizados  fechamentos de caixa de forma simples e rápida. Também conferir valores recebidos em dinheiro, cartões de crédito, Pix, transferências, consegue ter o controle de seus impostos com a emissão de recibos e a facilidade de fazer ajustes com o leão de forma ágil e prática.

Com o Prontuário Verde é possível fazer a emissão de boletos bancários e ajuda na hora de solicitar a aprovação de orçamentos. Ou seja, o nosso sistema  tem recursos que possibilita o planejamento de despesas, recebimentos e permite que o cirurgião-dentista tenha toda a situação financeira da clínica na palma da mão.  

Saiba mais: Prontuário Verde: saiba porque escolher o sistema odontológico mais completo para a sua clínica

O precificador é um sistema de inteligência artificial

O Prontuário Verde também oferece um precificador que mostra com exatidão todos os custos registrados nos procedimentos apresentados aos pacientes. Neste caso, você terá uma calculadora de tratamentos odontológicos. Pois, o precificador é um sistema de inteligência artificial que faz crescer o lucro da sua clínica e ainda reduz  os custos financeiros.   

Tenha o controle financeiro da sua clínica na palma da sua mão. Pois, com certeza você terá um sistema que simplesmente funciona. Faça um teste grátis por 7 dias ou solicite uma demonstração de 30 minutos, conheça os nossos planos. Siga-nos no Instagram e também no Facebook.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *