Teleodontologia: Saiba as vantagens e desvantagens ao implementar na sua clínica

Teleodontologia: Saiba as vantagens e desvantagens ao implementar na sua clínica
A Teleodontologia tem sido usada por muitos cirurgiões-dentistas, pois serve para ampliar a acessibilidade das práticas odontológicas.

A Teleodontologia tem sido uma opção para muitos cirurgiões-dentistas, pois serve para ampliar a acessibilidade das práticas odontológicas e ajuda a reduzir as disparidades de saúde bucal entre as comunidades urbanas e rurais.

Essa tecnologia tornou o  modelo de atendimento odontológico mais seguro e conveniente, além de reduzir o custo geral da clínica ou consultório. Por isso, esse ‘novo normal’ traz uma faceta diferente para o mercado através de seus múltiplos recursos e funcionalidades que podem se tornar os principais fatores impulsionadores  da odontologia. 

O que é Teleodontologia

A Teleodontologia é o uso da tecnologia que fornece atendimento odontológico aos pacientes. É um sistema que permite que os cirurgiões-dentistas avaliem, façam o diagnóstico e tratamento de forma virtual. 

A Teleodontologia pode ser feita através de vídeo em tempo real, onde é possível gravar a consulta em vídeo ao vivo entre o cirurgião-dentista e o paciente. Neste caso, pode usar o recurso de câmera de vídeo no telefone, laptop ou outro aparelho conectado à internet.  

Também pode ser feito com um provedor de saúde que coleta as informações do paciente em um local e as transmite digitalmente para outro provedor para futuro tratamento. Pois, usa-se esse tipo de teleodontologia em casas de repouso ou em ambiente odontológico educacional.  

Outro modo de fazer a teleodontologia é através de dispositivos móveis como tablets, computadores e smartphones. Esta forma de atendimento inclui aplicativos que fazem o monitoramento da escovação dos dentes, assim como, outros cuidados em casa. 

Saiba mais:Saiba como utilizar a assinatura digital odontológica

O funcionamento da Teleodontologia  

Essa modalidade é regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia, através da regulação CFO-226/2020, preserva e busca valorizar a relação entre o cirurgião-dentista e paciente. Além disso, permite a troca de informações com outros profissionais, com o objetivo de oferecer a melhor assistência no tratamento 

A legislação brasileira possibilita que seja feito o telemonitoramento a distância, desde que o paciente esteja em tratamento e faça nos intervalos entre as consultas e todas as informações procedentes  deve ser registrado em prontuários. O cirurgião-dentista também pode fazer a teleorientação, que serve para identificar, através de questionário pré-clínico, qual o melhor momento para que aconteça o atendimento presencial. 

Além dessas ferramentas de teleassistência, é possível fazer a Teleinterconsulta, que  permite que os cirurgiões-dentistas troquem informações em locais distintos. Ou seja, esse diálogo é mediado por tecnologia e plataformas, para apoio de diagnóstico e terapia. 

O que não pode na Teleodontologia

Conforme o CFO-226/2020, não é permitido a teleodontologia, para fins de consulta, diagnóstico, prescrição e a realização de plano de tratamento odontológico. Além disso, impede a realização de teleconsultas que incluam anamnese, diagnóstico e planejamento para pacientes novos. 

Também fica vedado às operadoras de plano de saúde e demais pessoas jurídicas, a veiculação de publicidade e propaganda usando o termo teleodontologia. Além de não permitir a realização de teleorientação e telemonitoramento por centrais de atendimento.  

As razões para implementar a Teleodontologia na clínica

Com a pandemia de Covid-19, a Teleodontologia tornou-se uma importante ferramenta para o atendimento primário. Pois mesmo com o isolamento social imposto devido a pandemia, a população precisava de atendimento médico, e não foi diferente com os cirurgiões-dentistas.

Por isso, a teleodontologia ajuda a reduzir visitas desnecessárias ao consultório odontológico. Pois, mantém os profissionais e seus pacientes seguros quando o distanciamento social é recomendado. Além disso, reduz o tempo de espera para atendimentos de emergência.

A teleodontologia reduz as interações clínicas físicas quando evitáveis e ajuda a criar consciência odontológica em níveis individuais e públicos. Também é uma maneira mais barata, fácil e rápida de fornecer acesso aos cirurgiões-dentistas dentistas de forma amigável.

Esse tipo de atendimento representa economia, pois têm uma característica custo x benefício no atendimento, além de contribuir na conscientização da população sobre os hábitos saudáveis, como limpeza, escovação correta e higienização. 

Saiba mais: 05 motivos para usar a tecnologia no atendimento ao paciente

Como fazer na prática

Primeiramente disponibilize um canal de atendimento para os pacientes como um número de telefone, contato de WhatsApp ou link para videochamada. Também é possível informar seus clientes sobre a possibilidade de atender de forma online, é importante também divulgar nas redes sociais da clínica ou consultório.      

Informe os pacientes em quais situações é possível solicitar um teleatendimento. É importante que tenha sempre um cirurgião-dentista a disposição para fazer esses atendimentos. Durante a consulta, o cirurgião-dentista deve analisar a possibilidade de ser presencial. 

Para isso, é possível enviar ou mostrar imagens e encaminhar exames de forma digital. Se for preciso, o cirurgião-dentista pode emitir atestados,receitas odontológicas e pagamentos,através do sistema e assinatura digital.

Elimine o papel e tenha a sua clínica 100% digital

Vimos durante o texto que a Teleodontologia é uma ferramenta que ajuda a encurtar a distância entre o paciente e o cirurgião-dentista. Pois as plataformas virtuais nas quais são feitos o atendimento podem oferecer muitos benefícios que terão impactos positivos para a sua clínica.  

Além disso, é importante sempre contar com um software odontológico digital, como o Prontuário Verde. A ferramenta que ajuda a eliminar o papel com o único prontuário odontológico digital e a ter o controle total da sua clínica em apenas um clique. Ou seja, é um sistema que permite que você organize todos os seus prontuários em um só local. E com total controle sobre a gestão financeira do seu negócio. 

Saiba mais: Prontuário Verde: saiba porque escolher o sistema odontológico mais completo para a sua clínica

Com o Prontuário Verde é possível enviar receituários digitais com QR Code via Whatsapp ou e-mail. Oferece uma agenda para cirurgiões-dentistas que você nunca teve. Com ela é possível confirmar consultas via WhatsApp, personalizar horários de atendimentos, controle de retornos de pacientes de qualquer local.  

Portanto invista em tecnologia e tenha o controle da sua clínica onde você estiver. Use o Prontuário Verde. Faça o teste grátis de 7 dias ou solicite uma demonstração de 30 minutos, conheça os nossos planos.Siga-nos no Facebook e também no Instagram.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *