Quantas vezes você já ouviu dizer que a tecnologia mudou a vida moderna? Pois, provavelmente mudou a forma como mantém contato com familiares e amigos e até mesmo busca informações sobre atendimento em uma clínica ou consultório.
Atualmente existem formas que ajudam a gerenciar os cuidados com a saúde, como, por exemplo, o atendimento médico online. Uma modalidade utilizada para realizar assistência à saúde à distância.
Por isso, continue a leitura e saiba como funciona o atendimento médico online e quais os benefícios para o paciente e profissional de saúde.
Como funciona ESSE TIPO DE atendimento
O atendimento online é uma interação realizada de forma digital, ou seja, de modo remoto, entre o paciente e o profissional de saúde, através de uma tecnologia que garanta sigilo e segurança das informações.
Esse processo pode ser feito por meio de um software digital. Pois, é importante preencher os dados pessoais e de contato, principalmente, se for a primeira consulta.
Por fim, a clínica ou consultório informa o paciente sobre o qual o canal utilizado para a prestação de serviço. Deste modo, ela acontece normalmente, com privacidade entre o paciente e o profissional de saúde.
O que consta na legislação
Podemos afirmar que a pandemia da Covid-19 acelerou a difusão do atendimento médico online. No Brasil, através do Ministério da Saúde ampliou essa forma de atendimento através da Portaria nº 467/2020.
Conforme a portaria, além da consulta médica por meio digital, os profissionais de saúde poderão realizar diagnóstico, monitoramento e também emitir receitas e atestados médicos através da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) ou CRM digital.
A portaria 467/2020 permite também que os profissionais de saúde realizem a Telemonitoramento, pois permite a supervisão do estado de saúde do paciente e a Teleinterconsulta, que possibilita a troca de informações com o paciente.
Os benefícios do atendimento médico online
O atendimento médico online oferece muitos benefícios. Uma das principais vantagens é o fato da consulta socializar o serviço de saúde. Ou seja, possibilita que o paciente tenha acesso a um atendimento especializado em qualquer lugar.
Além disso, registra-se as informações da consulta com acesso qualquer momento. Logo,o profissional de saúde permite a troca de conhecimento com outros especialistas, assim, torna o diagnóstico mais preciso.
Por fim, o atendimento médico online ajuda a reduzir o risco de infecção e permite que as equipes de atendimento avaliem melhor o paciente. Essa é uma maneira de manter a segurança, além do mais, possibilita a continuidade aos tratamentos que necessitam.
O que não é permitido
São inegáveis as vantagens do atendimento médico online. Mas, existem fatores de restrição que necessitam de uma avaliação ao realizar esse tipo de serviço.
Pois, apesar da importância dos canais de comunicação, as redes sociais e também a consulta pelo WhatsApp não são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Porém a entidade não proíbe que aconteça uma troca de informações por essas plataformas.
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Ou seja, recomenda-se que esses canais possam servir para tirar dúvidas dos pacientes e enviar resultados de exames. Portanto, a indicação de tratamentos, prescrições ou diagnósticos são limitadas as ferramentas próprias para essas ações.
Outra restrição é a autopromoção. Pois, claro que o profissional de saúde precisa estar atento as redes sociais, mas, é preciso cuidar o conteúdo que você publica. Por isso, procure não postar fotos de pacientes, assim como o uso de equipamentos médicos para atrair o paciente.
Como fazer um bom atendimento médico digital
Existem muitos motivos que levam o profissional de saúde que administra uma clínica ou consultório a optar pelo atendimento médico digital. Durante o texto destacamos alguns benefícios como otimização do tempo de atendimento, redução de custos e qualidade dos serviços prestados.
Mas para se tornar uma referência em atendimento digital é necessário se adaptar às necessidades de atendimento e oferecer um trabalho de excelência. Como, por exemplo, simplificar ao máximo o seu atendimento, tornando a experiência do paciente mais satisfatória.
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Ou seja, procure entender que ele também está em fase de adaptação ao atendimento online.Por isso, envie algumas orientações, explicando como funciona esse tipo de serviço. Assim, você garante que o paciente saberá se preparar para a consulta digital.
Invista em equipamentos necessários para os atendimentos, como um computador, webcam e notebook. Também tenha um local adequado para a realização da consulta. Um espaço que seja reservado, assim garante a privacidade da conversa entre o paciente e o profissional de saúde.
Agilidade no atendimento com um software médico digital
Sabemos que existem muitas plataformas que oferecem atendimento digital. No entanto, é importante ficar atento em alguns pontos no momento de escolher o melhor sistema eletrônico para a sua clínica.
Por isso, invista em um software médico digital que permita acesso fácil, que realize o registro de todas as informações do atendimento, que consiga enviar receitas, solicitações de exames e atestados. Além de oferecer segurança para que profissionais de saúde e pacientes tenham a garantia de que todos os dados sejam protegidos.
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Além disso, tenha um sistema que ofereça um gerenciamento de consultas, controle financeiro, armazenamento na nuvem. Assim, a sua clínica ou consultório garante um atendimento otimizado e mantém a fidelidade dos pacientes.
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