Ter imprevistos nos negócios é algo que todo o empreendedor não gostaria de contar. Muitas vezes é difícil prever, mas é possível preparar o do caixa do consultório através de Previsão e Provisão Financeira.
Muitos empreendedores acreditam que esses termos são semelhantes, mas na contabilidade representam ideias diferentes.
Por isso, saiba como pode funcionar a provisão e a previsão financeira no seu consultório odontológico.
Previsão financeira
Previsão Financeira representa a repetição de dados passados, ou seja, é uma estimativa futura do que acontece nas finanças da clínica ou consultório odontológico.
Cada previsão é essencial para criação de orçamentos e projeções do futuro. Porém, o cirurgião-dentista saberá que sempre que pensar em previsões, saberá que são estimativas ao médio e longo prazo.
Prever algo é estimar o que pode acontecer em um histórico, ou seja, podem ser uma influência social, um impacto sazonal no mercado.
Para realizar uma boa previsão financeira e não correr riscos nos negócios é sempre importante organizar o fluxo de caixa. Mas, identificando todas as entradas e saídas, saldo inicial e final, períodos específicos, despesas e custos.
Lembrando que ao realizar uma previsão financeira, você precisa analisar seu histórico financeiro e o mercado, tendo sempre dados concretos sobre a clínica e os resultados das ações realizadas.
Provisão Financeira
Já a Provisão Financeira tem a ver com deixar seu consultório preparado para acontecimentos, onde o administrador terá certeza que ocorrerá no futuro.
Para fazer um provisionamento é preciso uma saída de recursos, ou seja, para liquidar a provisão com a estimativa do valor, assim, realizado com segurança.
Por isso, é possível realizar a apuração dos resultados das operações empresariais com conhecimento de lucro.
Assim, identifica exatamente quais são as despesas da clínica, e também possibilita, um planejamento financeiro de forma adequada.
A Provisão financeira poderá auxiliar no equilíbrio das finanças ao deixar a clínica preparada para eventuais gastos que acontecem anualmente, como 13º salário e férias, além disso, colabora na formação de uma contabilidade transparente e confiável.
Entenda as principais diferenças entre Previsão e Provisão financeira
Como podemos perceber, se previsão financeira é uma projeção e serve como uma meta, a provisão contabiliza uma variação patrimonial ocorrida cujo valor exato se torna desconhecido. Então que pode haver certeza do acontecimento, mas não do valor. Ou seja, para provisão o desembolso ocorre quando o fato gerado, sofrer alterações. Resumindo as Provisões nascem de previsões de perdas e obrigações.