A era da transformação digital na Saúde

A transformação digital permite que as clínicas ou consultórios melhorem seus resultados de negócios e atendimento ao paciente.
A transformação digital permite que as clínicas ou consultórios melhorem seus resultados de negócios e atendimento ao paciente.

A transformação digital na saúde permite que as clínicas ou consultórios melhorem seus resultados de negócios e atendimento ao paciente. 

Pois, atualmente com os avanços da ciência e o desenvolvimento tecnológico, as unidades de saúde tem a disposição sistemas que otimizam o dia a dia do profissional de saúde.  

Por isso, vamos mergulhar profundamente neste processo que está em constante evolução. Portanto, continue a leitura e saiba como aproveitar as vantagens dessa transformação digital na sua clínica ou consultório. 

Como podemos definir a transformação digital na saúde?

Podemos definir a transformação digital na saúde como o processo de substituição de ferramentas e métodos de gestão desatualizados por sistemas e tecnologias inovadoras que ajuda a aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços oferecidos pela unidade de saúde.  

Entre os avanços tecnológicos utilizados na saúde estão registros digitais, consultas on-line, telemedicina e dispositivos médicos com inteligência artificial. Pois, essas tecnologias ajudam a remodelar a forma como os pacientes se comunicam com os profissionais de saúde. 

Assim, os profissionais de saúde precisam buscar meios para realizar um atendimento eficiente, pois, com certeza garante a satisfação do paciente.

Quais são as principais vantagens

A transformação digital na saúde oferece uma série de melhorias para o profissional da saúde e também para o paciente. Pois, facilita o trabalho, simplifica as operações, e fortalece o atendimento humanizado.  

Além disso, oferece condições para a otimização de processos e produtividade na clínica ou consultório. Essa transformação digital possibilita a realização de diagnósticos mais precisos, fornece um espaço centralizado onde é possível armazenar e analisar todas as informações, conforme o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Saiba mais: LGPD: Saiba como funciona a lei GERAL de proteção de dados

Uma das melhores coisas da transformação digital é que possibilita que as unidades de saúde criem uma conexão com os pacientes em muitos canais sociais disponíveis.  Por meio dessa, as clínicas ou consultórios respondem de forma agilizada às dúvidas sobre as condições do tratamento.  

Portanto, em vez de se deslocar até o consultório, os pacientes conseguem informações por meio de dispositivos móveis. Assim, garante atenção imediata e em qualquer local. 

Outra vantagem importante é a redução de custos, pois a transformação digital permite a automação de processos que, por sua vez, possibilita que as unidades de saúde ofereçam serviços econômicos e reduzam gastos desnecessários. 

Algumas tendências do mundo digital na saúde

A transformação digital na saúde está mudando a forma como clínicas, profissionais de saúde e pacientes se relacionam com a medicina com algumas tendências em novas tecnologias. 

Pois, nesse cenário o cuidado com a saúde só tem a ganhar. Por isso, vamos conhecer algumas tecnologias que promovem a  transformação da saúde e impactam o setor como um todo.

Internet das Coisas (IoMT)

A Internet das Coisas (IoMT) oferece benefícios que incluem o gerenciamento aprimorado de doenças, monitoramento remoto de doenças crônicas, custo reduzido por paciente e diagnóstico aprimorado.  

Big Data 

A análise Big Data impulsiona transformações significativas em muitos setores, principalmente no setor da saúde. Entre as vantagens oferecidas estão a redução da taxa de erros de medicação através dos registros de pacientes. 

Além disso, a Big Data pode ser usada nas clínicas em diversas ações, assim facilita avaliações mercadológicas e nas tomadas de decisões. 

Realidade Virtual (RV)

Podemos definir a Realidade Virtual (RV) como a criação de efeitos, através de recursos visuais, que permitem a imersão dos pacientes em um ambiente diferente daquele em que elas estão na realidade. 

Ou seja, no setor da saúde essa tecnologia possibilita novas formas de tratar e criar envolvimento com dados, assim como ferramentas de aprendizado mais estimulantes para capacitar os profissionais de saúde. Dessa forma, surgem possibilidades de cura, graças ao avanço de tratamentos para pacientes com doenças crônicas.      

Telemedicina

A Telemedicina mudou a forma como os pacientes se conectam e interagem com os profissionais de saúde.  Pois, foi-se o tempo em que precisava ligar para agendar consultas e esperar muito tempo nas clínicas para o atendimento. 

Com essa tecnologia os pacientes têm a facilidade de comunicação através de vídeo ou de voz e os profissionais de saúde conseguem ter acesso contínuo aos relatórios a qualquer momento. 

Utilize o Software Digital

O surgimento de soluções tecnológicas permitiu que as clínicas ou consultórios, unidades de saúde melhorassem a entrega de serviços e produtos a seus pacientes. Com um software médico digital, é possível detectar doenças graves, auxilia na redução de erros e impulsiona o crescimento dos negócios. 

Pois, um dos benefícios decorrentes da implantação de um software médico digital é a centralização dos dados dos pacientes. Além disso, ajuda a acelerar o compartilhamento de informações com outros profissionais da clínica, assim permite que os usuários recebam arquivos online por meio de notebooks, desktops e dispositivos móveis.

Um agendamento personalizável

O software médico digital oferece ferramentas de agendamento personalizáveis que auxiliam na marcação de consultas. Com isso, é possível mostrar aos pacientes a agenda do profissional de saúde com intervalos de tempo preferidos para semana ou mês. Pois, isso garante que seja escolhido um horário conveniente para o paciente e profissional de saúde.  

Por fim, um software médico digital permite o gerenciamento financeiro da clínica ou consultório. Por conta disso, o administrador do negócio consegue gerenciar as contas, mantendo uma lista de todos os dados e diagnósticos de pagamentos anteriores e atuais. Portanto, ajuda a reduzir o estresse da gestão do ciclo de receita do empreendimento.     

Saiba mais: A utilização da agenda digital na sua clínica

Porque começar a transformação digital na sua clínica?

A transformação digital ajudou a melhorar a forma de atendimento, se tratando de saúde. Isso acontece desde a simples manutenção de registros até o monitoramento de um paciente. Pois, os avanços tecnológicos auxiliam o paciente a ter um atendimento mais abrangente.  

Por isso, a transformação digital é a chave para possibilitar que todo o setor de saúde utilize a tecnologia para melhorar a forma de relacionamento com os pacientes e a equipe clínica e administrativa do consultório.   
Gostou do Blog Prontuário Verde? Então, saiba mais sobre gestão e administração de clínicas e consultórios no facebook e instagram

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *